Watch Dogs - TheWorse Mod - Screenshot

Lembra daquele mod para Watch Dogs que, trocando em miúdos, liberava toda a beleza que foi escondida pela Ubisoft? Aquele mesmo, criado pelo usuário TheWorse, do fórum do Guru3D, que resultava em um jogo com um visual muito mais bonito e bastante parecido com o da E3 2012?

Pois bem, este mod acaba de ganhar uma nova versão, a 0.8. E, se você possui Watch Dogs no PC, recomendo que o instale o quanto antes, pois ele é realmente um must have. Aliás, as explicações esdrúxulas da Ubisoft acabaram ficando ainda mais feias, depois de tudo isto.

Watch Dogs - TheWorse Mod - Screenshot

Além de não ter explicado nada, na verdade (apenas enrolaram), a empresa também afirmou que o mod poderia causar problemas diversos, incluindo de performance. Balela. Instalei hoje cedo a versão 0.8 do mod, joguei e adorei. Fiquei encantado com o que vi, após abrir o jogo logo em seguida.

O resultado é simplesmente fantástico. E é aquilo mesmo: a Ubisoft escondeu e os modders estão liberando (e que venham mais versões!). Talvez a empresa tenha feito esta, digamos, “sacanagem”, para equiparar a versão PC do jogo às versões dos consoles da geração atual e, assim, não deixar ninguém com a impressão de ter sido prejudicado. Claro, pensando também nas vendas, pois ninguém é bobo.

Watch Dogs - TheWorse Mod - Screenshot

Talvez tudo isto também esteja relacionado, em maior ou menor grau, ao acordo da Ubisoft com a NVIDIA envolvendo o conjunto de ferramenta GameWorks. O que tenho certeza é que, infelizmente, o jogo sofreu, sim, um downgrade, e não, o mod não é prejudicial, como a Ubisoft afirma.

E agora, TheWorse conta com a ajuda de mais dois modders, MalDo e VAAS. MalDo, aliás, é o responsável por um pacote de texturas incluso no mod e também por um aplicativo que permite que o usuário realize diversas configurações sem editar arquivo algum. Olha ele aí embaixo:

WDTooL - Mod Watch Dogs

Estilosa esta ferramenta de configuração, não? No clima do game, no formato de um smartphone e com direito a música futurista durante a execução. E agora ficou muito mais fácil, por exemplo, escolher entre as câmeras “próxima”, “distante” e “normal”. Também ficou muito mais fácil alterar a intensidade do Bokeh DOF e, bem, muitas coisas ficaram mais fáceis.

Watch Dogs - TheWorse Mod - Screenshot

Vale lembrar, porém, que agora o pacote que contém o mod ficou muito maior, devido à inclusão do aplicativo de configuração, do pack de texturas e de todas as novidades. O que não passava de 50KB até a versão 0.7, agora se transformou em cerca de 870MB (tudo isto compactado, ressaltando). Mas vale a pena.

Watch Dogs - TheWorse Mod - Screenshot

Confira abaixo algumas das melhorias e novidades da versão 0.8 do mod:

  • Possibilidade de escolher os níveis de DOF, entre “default” (desabilitado), “light”, ou “strong”;
  • Correção nas sombras dos faróis dos veículos;
  • Melhorias no sistema de partículas, sendo agora possível observarmos mais névoa e fumaça nas ruas;
  • Possibilidade de escolher diferentes presets de bloom (“E3”, “light” ou “default”);
  • 3 tipos de Lens Flares (“anamorphic”, “volumetric” ou “default”) – OBS: leia um detalhe importante sobre este item, abaixo;
  • Correção de problemas relacionados a HDR;
  • Totalmente compatível com o patch da Ubisoft;

Vale lembrar que o texture pack criado pelo modder MalDo reduz bastante o stuttering, inclusive nos casos em que o usuário utiliza a opção “Ultra” nas texturas. Vale lembrar também que a opção “Colorgrading” deve ser mantida ligada (on) – veja na imagem acima. Caso contrário, o mod poderá não funcionar adequadamente.

Watch Dogs - TheWorse Mod - Screenshot

O TheWorse Mod 0.8 é uma grande prova de que Watch Dogs é, ou pode se tornar, um jogo lindíssimo, no PC, a despeito de sua desenvolvedora dizer que a versão vanilla é o ideal e/ou afirmar que não houve downgrade em relação à versão exibida durante a E3 2012.

O mod também é uma grande mostra do quão capaz, criativa e merecedora de aplausos é a comunidade de modding, que trabalha arduamente e na grande maioria das vezes não recebe um tostão sequer pelo tempo e pela dedicação enormes. TheWorse, MalDo e VAAS (responsável pelos ajustes no DOF) estão realmente de parabéns.

Instalando a versão 0.8 do mod para Watch Dogs

A instalação ficou ainda mais simples. Vamos lá:

  1. Primeiro de tudo, baixe o mod, através do tópico no fórum Guru3D (veja acima);
  2. Copie o arquivo baixado (TheWorse Mod 0.8 + MalDo Config Tool v1.rar) para uma pasta qualquer em seu computador, e o descompacte. Você pode utilizar qualquer compactador/descompactador de arquivos, como por exemplo o WinRar, o WinZip ou o 7-zip (gratuito – opensource);
  3. Após a descompactação, abra o arquivo “WDTConfig.cfg” com um editor de texto qualquer. Este arquivo vem dentro do pacote, e se encontra em “\WDT_Data\Config\”;
  4. Na linha iniciada com “GAME_PATH=”, insira o caminho para o jogo em seu PC. Provavelmente, será algo como “C:\Program Files (x86)\Steam\SteamApps\common\Watch_Dogs\”. Esta linha ficará, então, da seguinte forma: “GAME_PATH=C:\Program Files (x86)\Steam\SteamApps\common\Watch_Dogs\”. Salve o arquivo e feche-o;
  5. Abra a ferramenta de configuração do mod (WDTooL.exe), localizada dentro de sua pasta (TheWorse Mod 0.8 + MalDo Config Tool v1);
  6. Ajuste as opções e clique no primeiro botão do canto superior direito;
  7. Uma pequena janela será aberta logo em seguida, e ela poderá permanecer aberta por alguns segundos ou minutos. Não a feche, pois ela indica que o mod está trabalhando a fim de realizar os devidos ajustes e configurações. Após seu fechamento, o qual deve ser automático, verifique se na pasta “\data_win64” (localizada dentro do diretório de instalação do game) foram criados os arquivos “patch.dat” e “patch.fat”. Se sim, tudo correu bem;
  8. Pronto. Aprecie o game; 🙂

Vale lembrar que a opção de Lens Flares anamórficos ainda não está disponível, portanto, não a escolha no aplicativo de configuração. Eu também gostaria de avisar que o pessoal do TheWorse Mod aceita doações, através do PayPal. Qualquer quantia é aceita, mas, claro, não se trata de nada obrigatório.

Finalizando

Cada vez mais fica difícil não acreditarmos neste downgrade, não é? E, pior ainda: que podemos esperar do futuro, em relação a tais nivelamentos por baixo nos jogos da Ubisoft lançados para o PC? Chegaremos a ver novamente, por exemplo, algo tão lindo (e sem o uso de mods) quanto Assassin’s Creed IV: Black Flag? Rumores já apontam até para um possível downgrade em The Division.

Watch Dogs - TheWorse Mod - Screenshot

Tudo isto, infelizmente, para deixar as versões para PC dos jogos mais parecidas com as dos consoles. E se isto for mesmo verdade, quais seriam, portanto, os termos e as intenções do acordo firmado entre a fabricante de GPUs NVIDIA e a empresa francesa?

Ora, quem joga no PC certamente quer mais opções, mais liberdade, gráficos melhores, mais detalhes. Gráficos não são tudo, gostaria de dizer mais uma vez. Mas se estamos em uma plataforma onde podemos desfrutar, dentre outras coisas, de mais beleza em nossos jogos, por que não? Por que, me pergunto eu, aliás, a própria desenvolvedora esconde tudo isto?

De qualquer forma, este mod para Watch Dogs é uma mão na roda. Um belo trabalho. Realmente digno de nota. Que o TheWorse Mod chegue logo à versão 1.0, e que continue evoluindo, é o que eu desejo.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest