Mods para turbinar seu Skyrim e acabar com o limite de 2 GB de RAM

Um jogo como Skyrim movimenta bastante a comunidade de “modders”, os quais então trabalham de forma totalmente voluntária para lançar mods que fazem com que, por exemplo, neste caso em especial, o que já era fantástico se torne melhor ainda. A beleza de The Elder Scrolls V: Skyrim pode, sim, ser aumentada. E o leitor Bruno Gurgel deixou isto bem claro com sua demonstração dos efeitos provocados pelo mod “Enhanced Night Skyrim“, o qual transforma a já belíssima noite de Skyrim em algo ainda mais sensacional.

Existem outros mods para Skyrim, entretanto. Um deles, aliás, creio que deva ser instalado logo de imediato por quem deseja partir para a modificação de seu jogo, caso possua mais do que 2 GB de memória RAM em seu sistema. Trata-se do “Skyrim 4GB“, o qual acaba com a limitação imposta pelo jogo no tocante a utilizar no máximo 2 GB de memória RAM. The Elder Scrolls V: Skyrim é um jogo belíssimo por si só. Mas se podemos deixá-lo ainda mais bonito, porque não tentar?

O mod “FXAA Post Process Injector” permite que sejam ligados uma série de efeitos de pós-processamento, como por exemplo “bloom”, “sharpen”, “technicolor”, “sepia”, “tonemap”, “vignette”, etc. O pessoal do Skyrim Nexus avisa que, em caso de travamentos, é preciso desligar o “Steam Overlay”, vale lembrar. O mod conta com uma série de opções, as quais podem ser ajustadas já durante a instalação. Existem diversos “presets” disponíveis, e também é possível “brincar” com as opções do mod, através da edição do arquivo injFX_Settings.h.

Outro mod muito interessante é o Immersive Water 2“, o qual torna a água no jogo ainda mais realista. A água é um dos elementos que mais admiro e presto atenção em um jogo eletrônico, e este mod, em minha opinião, é um verdadeiro “must have”. Vale lembrar que o pessoal do Skyrim Nexus recomenda a utilização do “Immersive Water 2″ em conjunto com o “Immersive Environment 1.3“, o qual aumenta o nível de detalhamento das texturas e torna tudo mais imersivo, como seu próprio nome já nos permite adivinhar.

Já o mod “Enhanced Blood Textures” mexe justamente na “qualidade do sangue”. Opa, bem, na qualidade das texturas do sangue, no jogo. Também é outro mod bem interessante, pelo menos para quem não se importa com um nível mais alto de realismo no momento de, digamos, matar um lobo e observar seu sangue no chão, na arma utilizada para matá-lo, etc. O mod “Beauty Faces for females” deverá agradar bastante aos marmanjos. Ele faz com que os rostos das mulheres do jogo se tornem muito mais bonitos e realistas.

O fenomenal mod “Enhanced Night Skyrim”, sugerido pelo leitor Bruno (mencionado no primeiro parágrafo), também pode ser encontrado no Skyrim Nexus. O mod “Skyrim HD – 2K Textures” também é fantástico. Ele substitui as texturas originais de Skyrim por texturas muito mais bonitas. Sua página oficial menciona que o mod oferece texturas 8 vezes melhores que as originais.

Trata-se de algo realmente grandioso e que, creio eu, levará bastante tempo para ser finalizado, uma vez que o trabalho será sendo praticamente refeito. Aliás, poucos locais contam, por enquanto, com as novas texturas, após a instalação deste mod, devido justamente a se tratar de algo de grande porte, que requer realmente muito tempo. E que tal, por exemplo, ser capaz de aproximar o nível do zoom até chegar próximo ao chão, enquanto no mapa? É para isto que serve o mod “World Map in full 3D“.

O “20 Moons – replacer pack” também é muito interessante. Ele oferece uma coleção com 20 luas diferentes: “Dusty”, “Earth 2″, “Hellish Moon”, “Hellish Moon 2″, “Majoras Mask”, “Tranquility”, “Blue Wave”, “Dusty 2″, “Red”, “Forsaken”, “Amber Lights”, “Volcanic”, “Earth 3″, “Earth Cracked”, “Barron Waste”, “Earth 4″, “Ice 1″, “Ice 2″, “Read Haze” e “Volcanic 2″. Para quem aprecia bastante olhar para o céu noturno de Skyrim, este é um mod sensacional.

Fora os mods acima, existem muitos outros para Skyrim. O jogo pode ser transformado de tal maneira que é muito provável que nem mesmo seus desenvolvedores o conheçam, depois. Brincadeira. O fato é que é muito bacana lidar com este tipo de coisa, principalmente em um jogo onde a beleza já faz parte “do pacote”, e não estou aqui me referindo somente aos gráficos do título, é claro. Belezas as mais diversas podem ser encontradas por nossos Dragonborns, muitas vezes em simples passeios de 15-30 minutos.

Só não se esqueça de criar pontos de restauração no Windows, antes de colocar a mão na massa. É sempre bom se prevenir, caso algo saia errado. E como adoro água, segue abaixo um vídeo demonstrando os efeitos do mod ”Immersive Water 2″:

Link para o vídeo em 720p:

http://www.youtube.com/watch?v=U0azXn-lTC8&hd=1

Poderá gostar também

11 Comments

  1. Alguns desses mods eu já havia instalado, realmente deixam o jogo melhor e mais bonito, que bom que a Bethesda não tirou esta que é uma característica(Mods) marcante da série, e melhor ainda que tem esses fãs que fazem essas maravilhas.

    Reply
    • @Rodolfo,

      Bacana, não?

      Ainda bem que mods e mais mods continuam sendo lançados, e o trabalho desse pessoal deve ser muito elogiado. Fico imaginando o trabalho que muitos deles devem dar.

      Reply
  2. Vale lembrar que grande parte dos mods para melhores texturas causam um impacto no framerate do jogo. Alguns, bem pouco. Outros consomem bastante FPS. Portano, não instalem tudo de uma vez. Testem um por um para ver se se adaptam ao seu jogo e à sua configuração.

    E sempre façam backup dos arquivos originais antes de instalar os mods. Assim, caso não goste do mod, pode apenas colar de volta os arquivos originais.

    Reply
  3. O que já era incrível, ficou inacreditável. Se pouco tempo depois do lançamento, o modders conseguiram chegar nesse ponto, foi uma opção ou negligência da produtora lançar o jogo menos bonito?

    Reply
    • @Hideki T,

      Nossa, nem me fale, Hideki. Incrível é pouco. Não sei, acho que pode até mesmo ser um incentivo à comunidade de modders, pois o jogo “pelado” já é belíssimo. O mod noturno, então, é fora de série.

      Reply
  4. Ah! Esqueci de falar de dois mods que considero essenciais para o Skyrim. Principalmente se você é do tipo que usa mais o arco que qualquer outra arma.

    Lost Art Of The BlackSmith
    http://www.skyrimnexus.com/downloads/file.php?id=1020

    Com este mod, você poderá fabricar todas as armaduras e armas que não estão disponíveis através de craft na versão original do jogo. E isto inclui flechas. Até agora não consegui entender por que diabos a Bethesda deixou o craft de flechas de fora. Como diabos um cara consegue fazer arcos e não consegue fazer flechas? Não faz o menor sentido para mim.

    Vals Crafting Meltdown
    http://www.skyrimnexus.com/downloads/file.php?id=874

    Este mod permite que você recicle grande parte de equipamentos velhos e/ou inúteis para seu personagem em materiais básicos para serem usados em outros equipamentos/itens. Este mod também te permite transformar items que só serviam para ser vendidos, como copos de metal e tábuas de madeira, em materiais para crafting.

    Mas não pensem que o crafting fica mais fácil. Vocé terá que passar um bom tempo caçando aves e cortando lenha para ter materiais para fazer flechas, por exemplo.

    Reply
    • @Bruno Gurgel,

      Opa, bacana, hein?

      Tremenda falha da Bethesda, mesmo. Que bom que esse mod acerta isso. Esse mod de reciclagem também é bem interessante. Acabamos muitas vezes com muito lixo no inventário…rsrsrsrsrsrsrs

      Reply
    • @Rodolfo,

      Imagino, viu Rodolfo. Opa, mexe com modelagem 3D também? Que bacana. Legal sua tradução hein? Trabalhos assim, como o seu, deveriam ser até mesmo aproveitados/utilizados pelas produtoras, com a devida remuneração, também.

      Reply
  5. Marcos, na verdade mesmo eu gosto é de “brincar” com modelagem 3d, edição gráfica, nada profissionalmente, sou formado em ciências da computação, mas mexo mesmo é com manutenção de pc, olha umas “brincadeiras”: http://rodolfobassi.blogspot.com/

    Sobre tradução, já mexi em outros jogos(Silkroad Online, King’s Bounty Crossworlds, Divinity 2 – The Dragon Knight Saga), mas tem pessoas com o inglês bem melhor que o meu fazer isso, hehehe.

    Reply
    • @Rodolfo,

      Opa, que legal, Rodolfo. Poxa, aqueles prédios que você modelou ficaram muito bonitos, hein? Belas brincadeiras, essas. :)

      Tradução é um negócio trabalhoso, mesmo.

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Alguém ainda consegue dizer que o PC morreu enquanto plataforma de games? | XboxPlus Blog de Games - Dicas, análises, tutoriais. Games, consoles e jogos em geral - [...] ainda mais. É claro que os gráficos não são tudo em Skyrim, e também é óbvio que temos mods …
  2. Noites mais belas em "The Elder Scrolls V: Skyrim" após o mod "Enhanced Night Skyrim" | XboxPlus Blog de Games - Dicas, análises, tutoriais. Games, consoles e jogos em geral - [...] e jogar sempre à noite. Aliás, há alguns dias atrás, publiquei um artigo com alguns mods muito bacanas para The …
  3. Vencedores do VGA 2011 (The Elder Scrolls V: Skyrim é o jogo do ano) | XboxPlus Blog de Games - Dicas, análises, tutoriais. Games, consoles e jogos em geral - [...] Elder Scrolls V: Skyrim é um jogo grandioso, em diversos sentidos. A possibilidade de melhorarmos e expandirmos a experiência através …
  4. Arma 2: novo patch, DayZ e o fantástico mundo dos mods - [...] 2 também prova de maneira fantástica o quão fantástico é o mundo dos jogos para PC e seus diversos …
  5. Bethesda: DLC Skyrim: Dawnguard já está disponível no Steam - [...] o fato do PC ter sido deixado de lado temporariamente enquanto todos sabemos que Skyrim foi e continua sendo muito …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>