Muitas ideias na cabeça, Westeros e Minecraft: veja o resultado

Às vezes me pergunto se Markus “Notch” Persson fazia ideia do poder que seu jogo poderia alcançar, quando nele começou a trabalhar e até mesmo quando os primeiros pensamentos a respeito daquilo que viria a se transformar em Minecraft surgiram em sua cabeça.

Será que o desenvolvedor (e hoje milionário) sueco esperava por tanto sucesso? Por vendas tão expressivas? Por tanta gente usando seu jogo para criar mundos virtuais, para dar forma a ideias e sonhos que outrora tentavam sair de suas mentes mas não encontravam as ferramentas e/ou os “caminhos” corretos?

Minecraft - Westeroscraft

O fato é que Minecraft virou um “monstro”. Persson inclusive manteve seu espetacular título longe do Steam, algo que pode parecer bem estranho, na atualidade, tendo em vista que estamos falando a respeito do maior site de distribuição digital de jogos para PC. No entanto, nem por isso Minecraft deixou de vender (muito), e nem por isso o jogo fracassou (muito pelo contrário). Ele continua firme e forte, e não precisamos pesquisar muito para ter certeza de que ele ainda vai longe, muito longe.

Já escrevi aqui no XboxPlus a respeito de algumas obras “minecraftianas”. Obras sensacionais, mesmo, muito bem feitas e detalhadas. E ontem, através do site Kotaku, conheci Westeroscraft, projeto que foi iniciado em Dezembro de 2011. Não se deixe enganar: trata-se de algo de primeiríssima qualidade. Profissional demais. É até difícil descrever, e neste caso, muito provavelmente as imagens e os vídeos falarão muito mais alto que as palavras.

O site oficial do projeto conta com diversas informações e materiais (incluindo imagens e vídeos), mas, resumindo, eles têm a intenção de recriar Westeros em Minecraft. Além de uma belíssima homenagem à obra de George R. R. Martin, os corajosos e talentosos profissionais que trabalham no Westeroscraft mostram a força de Minecraft e também o quão especial é este sandbox indie game. Mundos podem nele ser criados, e é isso justamente o que temos aqui. De forma realmente magistral.

Minecraft - Westeroscraft

Até mesmo um pacote de texturas já foi criado pelo Westeroscraft, e o projeto, pelo que parece, caminha a todo vapor. As imagens de King’s Landing divulgadas ontem no Kotaku são realmente de tirar o fôlego. É realmente impossível não ficar olhando cada uma delas por vários e vários minutos. Apreciando cada detalhe. Tentando descobrir novos. Fico tentando imaginar o enorme esforço, a dedicação e o trabalho em equipe fenomenal e muito bem coordenado necessários para que algo assim seja criado.

O Westeroscraft possui um servidor de Minecraft (mc.westeroscraft.com), e para criar nele, é preciso se candidatar; você pode ou não ser aceito, aliás. A coisa é séria mesmo, e os resultados são a maior prova disto. Sinceramente, trata-se de um dos mais belos (senão o mais belo) trabalhos utilizando Minecraft que já vi. Algo extremamente profissional, em relação ao qual os responsáveis demonstram realmente ter grandes expectativas.

Chega a dar medo de encarar Minecraft depois de ver algo assim. Se tomarmos este nível de qualidade e de profissionalismo como base, é muito provável que a ideia de construir um simples casebre se transforme em algo assustador em nossas mentes, uma vez que estaremos a todo momento olhando para algo grandioso demais, espetacular, fantástico. Particularmente, penso que jamais chegarei a este nível (modos “pessimista” e/ou “realista” ligados).

Minecraft - Westeroscraft

Mais algumas belíssimas imagens podem ser encontradas neste link. E os vídeos abaixo mostram toda a grandiosidade do projeto. Dê uma olhada, o primeiro é uma tour por Westeros. Ou melhor, por Westeros em Minecraft:

Poderá gostar também

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest