A publisher e desenvolvedora polonesa Nicolas Games lançou hoje a demo do game Afterfall: InSanity (leia o nosso preview). Este survival horror desenvolvido com a Unreal Engine 3, o qual tem como protagonista um psiquiatra que sofre dos mesmos males (senão piores) que certa parcela de uma população confinada devido a uma guerra devastadora, finalmente pode ser experimentado por qualquer pessoa, lembrando sempre que seu lançamento ocorrerá em 25 de Novembro de 2011.

Afterfall: InSanity me lembra de alguns games, em especial Dead Space. Sua atmosfera extremamente tensa, a escuridão vivida por Albert Tokaj, iluminada apenas por uma fraca lanterna, as esquinas que sugerem horrores, e o próprio fato do confinamento em abrigos subterrâneos, nos quais mesmo os locais mais abertos não deixam de representar um peso enorme sobre a mente dos sobreviventes, são elementos dignos de nota.

Obviamente o game possui suas falhas, e esperamos que até o lançamento estas sejam sanadas e que o game seja polido (digo isto sem ter testado sua demo, é claro, mas tão somente o “preview build” que utilizei para escrever o artigo que mencionei no primeiro parágrafo), pois trata-se um jogo com grande potencial. Podemos também observar um contraste bem interessante, em Afterfall: InSanity. Albert Tokaj é um médico, sem experiência em combate, o qual, no entanto, tem de combater os mais diversos horrores sob grande pressão. Observar alguém que fez o Juramento de Hipócrates cortando cabeças, pisando em moribundos e agindo de forma meio que descontrolada e extremamente violenta, algumas vezes, é bem inusitado e estranho, apesar da necessidade do momento e de sabermos que ali o instinto de sobrevivência está falando mais alto.

O novo título da Nicolas Games também possui muitos eventos misteriosos no decorrer de seu gameplay. Vozes estranhas, ambientes que se transformam, corpos sendo arrastados sorrateiramente, vultos que aparecem no final de corredores distantes e diversos outros elementos necessários a um survival horror. Talvez Afterfall: InSanity seja um jogo de horror com “H” maiúsculo, talvez não. Falta pouco para sabermos.

Amnesia: The Dark Descent representa, pelo menos até agora, a mais pura experiência de horror em jogos eletrônicos. Mas ele pertence, de certa forma, a um outro gênero. A um sub-gênero do horror. Em Afterfall: InSanity não fugimos de monstros (pelo menos não a maior parte do tempo). Nós os enfrentamos, de forma extremamente violenta e em situações e ambientes claustrofóbicos e repletos de mistério.

O lançamento da demo de Afterfall: InSanity estava previsto para ontem, mas somente hoje a mesma foi liberada. O site do game, aliás, continua com um link que retorna um erro 404. O link correto para o download da demo de Afterfall: InSanity é este. Baixe e divirta-se. A Nicolas games informou que a produção do jogo levou cerca de 583 dias, e ocupou uma equipe de profissionais os mais diversos em Katowice, na Polônia. A empresa também confirmou hoje que o game será realmente lançado em 25 de Novembro de 2011.

Em relação à demo hoje lançada, ela permitirá que os jogadores encarnem o protagonista Albert Tokaj e conheçam o triste, escuro e ainda assim belo mundo do jogo. Será possível, através da demo, visitar sessões do segundo e do nono nível, e obter assim uma dose do que está por vir em 25 de Novembro. A demo parece ser muito interessante, e já na primeira parte da mesma o psiquiatra irá se deparar com criaturas diabólicas em um abrigo escuro e claustrofóbico.

Em outra parte, Tokaj terá de andar pelos esgotos e será até mesmo possível observar uma cidade deserta e ter uma ideia do quão devastado pela guerra foi o mundo. A Nicolas Games promete uma demo realmente impressionante e que, no entanto, fornecerá apenas alguns poucos detalhes do verdadeiro horror de Afterfall: InSanity, horror este que deverá ser enfrentado em sua plenitude posteriormente.

Demônios e seres humanos infectados estarão presentes na demo, e juntamente com as alucinações e medos do protagonista, poderão ajudar a formar uma “sinfonia do horror” bem interessante. Espero sinceramente que Afterfall: InSanity chegue ao mercado e seja bem recebido pela crítica. Não somente isto: que ele realmente seja um bom game, o que tornará a boa recepção uma mera consequência.

Adoro jogos de horror deste tipo, que não somente jogam litros de sangue em nossas faces, mas que também proporcionam momentos de suspense, ansiedade, medo pela antecipação, escuridão amedrontadora, etc. Além disso, puzzles também fazem parte deste título, o que é muito bacana, pois tornará a experiência bem mais rica.

Se você gosta de jogos deste tipo, não deixe de baixar esta demo e postar suas impressões.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest