Novas comunidades do Steam já estão em fase beta

Novas comunidades do Steam

A Valve é mesmo rápida. As novas comunidades do Steam, com aquelas novidades anunciadas esta semana, já se encontram em fase beta. A versão beta da nova “Steam Community” já está sendo experimentada por cerca de 50.000 jogadores. Segundo a Valve, 50.000 usuários do Steam que obtiveram a medalha “Pillar of the Steam Community”.

Ainda segundo a empresa, estes 50.000 jogadores receberam também um convite, para compartilhar a novidade com os amigos. A Valve também promete ampliar gradativamente o acesso dos jogadores ao beta das novas comunidades do Steam. E para melhorar bastante as coisas, já podemos dar uma olhada em uma amostra do novo sistema.

Em comemoração ao lançamento do novo modo de jogo “Mann vs. Machine”, para Team Fortress 2, o “Team Fortress 2 Game Hub” já está disponível, para todos os usuários. É muito bacana. Os novos recursos das comunidades do Steam incluem os seguintes itens:

  • Game Hubs: um “hub” para cada game, o qual fornecerá acesso rápido a diversos conteúdos relacionados ao mesmo. Os jogadores também podem, a partir daí, participarem de discussões relacionadas ao jogo em questão;
  • Group Updates: os grupos criados pelos usuários sofreram uma repaginada, de forma tal a tornar mais fácil a qualquer pessoa identificar seu propósito e quem dele participa. Além disso, estes novos grupos agora contam com novas áreas para discussões públicas e privadas;
  • My Content Updates: os conteúdos gerados pelo usuário, como screenshots, por exemplo, agora permanecem em um local centralizado com diversas novas opções de visualização, incluindo um layout estilo “mural”, o qual exibe os melhores conteúdos, os mais cotados. Além disso, screenshots, vídeos e itens do Steam Workshop agora podem ser marcados como favoritos, tanto para que o jogador os confira depois quanto para que eles sejam compartilhados com os amigos;
  • Friend Activity: novo recurso também muito bacana. O novo feed torna mais fácil conferir, avaliar e comentar o conteúdo e as atividades de seus amigos, através de um ambiente muito bonito e bem interativo. Os jogadores também podem utilizar updates de status específicos para um game, sendo assim possível iniciar conversas diretamente no feed;

É, a coisa está ficando cada vez melhor. E você, já tem acesso às novas comunidades do Steam?

Poderá gostar também

20 Comments

  1. Já estou verificando e já encontrei um ponto negativo: gostei do fato de mostrar maiores detalhes nas listas de jogos que temos e dos que queremos, mas faltou algum acesso fácil para poder ver de volta na forma compacta, com os preços e mostrando tudo. Ainda tem a forma clássica, mas é preciso dar alguns passos a mais para poder chegar lá, e não sei se essa visão clássica será mantida depois, também. Vou reportar isso depois, para a equipe de desenvolvimento. Tomara que leiam, percebam e implementem uma forma de alternar para a visão compacta, principalmente da Wishlist.

    Mas no geral curti bastante, ver a nova aba Amigos, com todas as atividades dos seus amigos, tipo como no Facebook. Muito melhor que aquela listagem insossa em texto. Agora mostra as capturas de tela e, no caso de ter comprado um jogo, um thumbnail do mesmo. Ficou bem melhor, assim. Vamos ver, vamos ver, estou gostando :)

    Reply
    • @Marcio Neves Machado – RJ/RJ,

      Marcio, confesso que não entendi muito bem, também, o que você quis dizer…hehehe :)

      Mas estou gostando bastante. Até a parte das screenshots, etc. Aliás, pessoal, tenho um convite sobrando. O primeiro que se interessar e pedir leva. ;)

      Reply
  2. Apenas 50 mil usuários obtiveram a medalha “Pillar of the Steam Community”? Impressionante, pensei que a concorrência fosse se esforçar mais rs.

    Ainda não explorei a nova interface, vou deixar para conferir depois, entrei para ler o “resumo” rsrs.

    Reply
    • @Hideki T,

      Achei muito pouco, também, principalmente levando em consideração a quantidade de usuários do Steam. Olha, lembrando novamente, quem quiser, ainda tenho um convite…hehehe

      @Marcio Neves Machado – RJ/RJ,

      Olha, sinceramente, acabei me deparando com esse badge por acaso. Não costumo prestar muita atenção nesse tipo de coisa. Pelo menos, até agora. A partir de agora vou ficar de olho…rs

      @JC,

      Olha, JC, eu gostei, viu. Principalmente os hubs. Agora, isso de algo como as conquistas da Live, por exemplo, seria bacana, com pontuação. Não ligo muito pra isso, tanto é que tenho Xbox 360 há quase 4 anos e meu GamerScore ainda está em 11 mil e pouco…rsrs Mas, gostaria de ver qual seria a abordagem da Valve a isso. :)

      Reply
  3. Pior que qualquer um pode conseguir esse “Pillar of the Steam Community”. Mas pelo visto nem todos se ligaram nisso, e também não foi avisado qualquer critério de seleção para o beta. POR ACASO eu tinha completado o “Pillar of the Steam Community” assim que saíram as Badges, mas nem imaginava que isso pudesse ter um uso prático. Bom saber :D

    Reply
  4. Ativei hoje o acesso ao beta da community, mas me pareceu mais confuso que prático. Não me empolgou em nada ainda.
    O que eu queria a Valve não faz (dar uma utilidade aos achievements com um sistema de pontos tipo a live ou os troféus da PSN)U_U

    Reply
  5. Engraçado eu possuo a medalha Pillar of the Steam Community e não recebi nenhum convite nem nada.

    Reply
    • @Ricardo,

      Ricardo, será que não estão enviando aos poucos? Já recebeu? :)

      Reply
  6. @Ricardo,

    Só os 50.000 primeiros usuários a receberam essa badge é que receberam também os convites. Como eu a conclui praticamente imediatamente após ela ser liberada, na época, devo então ter sido um dos 50 mil. Fora aquelas que já a ganharam automaticamente assim que ela entrou no ar, por já atenderem todos os requisitos necessários (eu tive que fazer mais uma ou duas coisas para poder obtê-la, naquele dia)

    Reply
  7. Obrigado Marcio pela resposta, agora se alguem tiver um convite sobrando e quiser ser generoso, eu o aceito com maior prazer!
    Confesso que gostaria muito de experimentar.
    http://steamcommunity.com/id/RcA_SpecktrO

    Reply
    • @Ricardo,

      Ricardo, já conseguiu um convite?

      E, se sim, alguém gostaria de um? Tenho um sobrando. :)

      Reply
  8. Eu tenho essa badge, mas fiquei de fora num primeiro momento. O JC aí me arrumou um convite e pude dar uma olhada. Eu gostei do resultado! Tanto no cliente Steam do Windows, quanto na Web e no iOS. Não está 100%, mas foi um belo salto!

    Reply
    • @Erick Mendonça,

      Bacana pra caramba, né? Poxa, teve mudanças no iOS também? Isso não cheguei a ver! :)

      Reply
  9. E eu não entendi a reclamação do Marcio… Aqui a minha wishlist parece normal.

    Reply
  10. @Erick Mendonça,

    Olha a minha:
    Minha wishlist tem 24 itens. Aí só aparecem 8. Na verdade, a wishlist original continua acessível, só que é preciso dar algumas voltas a mais, dependendo de onde você está. Clicando em Comunidade lá no alto, não dá mais. É preciso clicar em Amigos -> Ver Meu Perfil -> Wishlist (ou ir na página inicial da Store e clicar no link para a Wishlist lá no algo, à direita). Vai ver é para ser assim mesmo, eu é que não estou usando direito o Game Hub :)

    Reply
  11. Nossa que sorte minha eles escolherem como critério que tem a badge “Pillar of the Steam Community”. Completei ela só porque gosto dessas “tarefas” da steam. Gostei da novidade vou lá ativar na minha conta.

    Reply
    • @Ighor H.,

      Hehehehe… Eu não prestava, até hoje, muita atenção a essas coisas no Steam, Ighor. Agora vou ficar sempre de olho. E aí, gostou? :)

      Reply
  12. Sim Marcos já consegui,e venho agradecer o Hideki T pela generosidade.
    Muito obrigado Hideki T pelo convite e muito obrigado Marcos pelo convite oferecido.
    Tenham um bom dia ^.^

    Reply
    • @Ricardo,

      Que ótimo, Ricardo! :)

      Então, pessoal, ainda tenho um convite. Quem vai querer? rsrs

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>