Há algum tempo atrás escrevi um artigo a respeito do jogo Miner Wars 2081, do estúdio tcheco Keen Software House, e de lá para cá venho jogando este game de forma esporádica (muitas vezes não tão esporádica). Trata-se de um shooter espacial bem interessante, o qual fornece grande liberdade ao jogador enquanto este pilota sua nave espacial. É possível explorar um espaço enorme, realizar trabalhos de mineração, abrir buracos em enormes asteróides e neles penetrar, e também participar de facções e batalhas espaciais.

Miner Wars 2081 é um shooter “6DOF” (Six degrees of freedom), o que significa que sua nave pode ser movimentada em seis eixos diferentes. Você pode avançar, retroceder, subir, descer e se movimentar para a esquerda e para a direita. Os gráficos do título da Keen Software House são belíssimos, e para quem adora “games espaciais”, trata-se de um jogo muito tentador.

Ele ainda pode ser adquirido com desconto, mas agora o desconto foi reduzido, pois o desenvolvimento está avançando. Na loja da desenvolvedora você pode comprá-lo pela metade do preço, e o mesmo ocorre no GamersGate. A empresa divulgou algumas novidades bem interessantes sobre o título, as quais seguem abaixo.

Melhores gráficos, editor aprimorado, novos elementos e outras coisas

A engine proprietária VRAGE, desenvolvida em 2006 ainda em uma Keen Software House composta por um único homem, Marek Rosa, sofreu diversas melhorias, e a desenvolvedora contratou mais seis funcionários, além disso. O jogo agora conta com um novo modo de Anti-Aliasing (FXAA), conta com “Screen Space Ambient Occlusion (SSAO)”, sofreu inúmeras melhorias em relação à iluminação e aos efeitos de sombras, conta com suporte a HDR e a mais de um monitor.

O game em si e seu editor também sofreram diversos aperfeiçoamentos. Agora existem naves-mãe com armas modulares: armas e torres enormes que podem mirar e atirar nos inimigos e causarem danos ainda maiores. Um novo tipo de câmera foi também implementado no jogo, a qual oferece visão em terceira pessoa (posicionada logo atrás da nave espacial). Diversos itens pré-fabricados também foram disponibilizados no editor do game. Uma quantidade bem maior de túneis, câmaras, luzes, portas, armaduras,quartos, etc, está agora à disposição daqueles que se aventurarem no editor de Miner Wars 2081.

O jogo conta agora com 22 espaçonaves jogáveis, sendo que 12 são totalmente novas. Melhorias em relação à jogabilidade também foram implementadas, e os controles (via mouse e teclado) agora estão mais intuitivos. O título também conta agora com hologramas informativos que exibem o tamanho real de diversos itens no game (homens, naves, objetos, etc). Além de úteis, tais hologramas são muito bonitos, vale ressaltar.

Miner Wars 2081 ainda se encontra em período pré-alpha, mas quem o adquirir agora, além de economizar uma boa quantia, recebe acesso imediato ao jogo. E posso dizer a vocês que mesmo não finalizado, o jogo é muito legal. Fantástico, eu diria. Um dos melhores “jogos espaciais” existentes atualmente, para quem aprecia o estilo. Para quem gosta de explorar o espaço, participar de combates, se aventurar em túneis dentro de asteróides gigantescos, etc.

A Keen Software House também pretende lançar em breve uma enciclopédia a respeito do universo do jogo, a qual conterá a história a partir dos “dias atuais” até o ano de 2081. Tal enciclopédia ajudará bastante a entender diversos acontecimentos no cenário pós-apocalíptico do game. Ela também conterá informações a respeito das facções e personalidades políticas importantes, bem como a respeito da tecnologia e da sociedade por trás da história do jogo.

É fantástico acompanhar o quanto este game está crescendo em qualidade gráfica, em conteúdo e em riqueza de detalhes. Ele já conta com muitos elementos gerados de forma procedural (milhares de asteróides, por exemplo), e em breve ele contará com muito mais elementos, além de se tornar um game mais, digamos, populoso. Serão introduzidas estações espaciais, instalações de mineração, mais naves mineradoras e de batalha controladas pela inteligência artificial, naves-mãe fortemente armadas, etc.

O gameplay também irá paulatinamente se tornar mais realista, e uma espécie de “survival mode” será implementado dentro do modo sandbox. Em breve os jogadores terão de gerenciar seus recursos, tais como, por exemplo, oxigênio, eletricidade, combustível e capacidade de carga. Os gamers também poderão recarregar e reabastecer suas naves e equipamentos (combustível, oxigênio, eletricidade) em estações espaciais ou postos avançados, e os minérios obtidos poderão ser descarregados em naves-mãe, nas quais as naves também poderão ser reparadas, caso necessário.

O editor de Miner Wars 2081 é outro elemento do jogo que está se tornando cada vez mais surpreendente. Em breve os jogadores poderão lidar com eventos. A desenvolvedora menciona situações como, por exemplo: “Se este objeto for destruído, determinado evento ocorrerá”. Mas também menciona que tudo isto será aprimorado.

O programador sênior da empresa, Petr Minarik, já está trabalhando no editor de partículas da engine VRAGE. A Keen Software House optou por utilizar um sistema de partículas customizado, ao invés de um desenvolvido por terceiros, para que tudo seja realizado de forma tal a se adequar perfeitamente ao jogo. A empresa quer oferecer mais poder aos seus artistas gráficos e realçar o visual de todos os efeitos, incluindo efeitos relativos aos projéteis das armas e de explosões.

Este é outro projeto ambicioso e que tem tudo para dar certo. Mais é sempre o “ponto”, para o estúdio. Mas pelo que se vê no game, este “mais” é sempre acompanhado de altíssima qualidade. Mais naves-mãe, armas e módulos também são prometidos para em breve. Novas torres automatizadas, canhões e outros tipos de equipamentos também serão adicionados brevemente no jogo.

Creio que muito em breve teremos um simulador espacial fantástico no mercado. Ele já o é, aliás, mas com tantas novidades sendo implementadas e divulgadas, o jogo parece estar tomando “proporções astronômicas”. Liberdade, possibilidade de criar e beleza são apenas alguns dos adjetivos que se pode aplicar a Miner Wars 2081, game que, apesar de não ser muito conhecido (por enquanto), conta com idéias, profissionais e conceito que podem levá-lo “às alturas”.

O vídeo abaixo demonstra um pouco das novas melhorias implementadas no motor VRAGE:

Link para o vídeo em 720p:

https://www.youtube.com/watch?v=2_TCQq7QO9g&hd=1

Pin It on Pinterest