Bem que eu dizia. Disse aqui, aqui e aqui. Tudo estava muito estranho, e mesmo o fato de dizerem que as distribuidoras não estavam felizes com o lado “DRM free” do serviço não era motivo suficiente para o fechamento do Good Old Games. As coisas foram evoluindo de uma tal forma, aliás, desde o dia em que anunciaram o “fechamento do site”, que tudo indicava que o serviço seria, digamos, “repaginado”. Que um novo GOG iria surgir, e que novidades iriam aparecer.

Bem, agora, o site do GOG está novamente com uma aparência profissional, e em um curto texto a equipe (ou seja lá quem quer que tenha escrito o texto) pede desculpas a todos os que se sentiram “enganados ou prejudicados”. Eles até pedem desculpas do fundo do coração. A verdade é que o GOG.com foi realmente fechado. Mas o GOG.com “beta”, que estava no ar há dois anos. Agora, um novo GOG.com será lançado, dentro de mais ou menos 18 horas. “Bestas”, fomos nós, que tivemos o acesso aos nossos games cortado por vários dias.

Amanhã, às 09:00 hrs da manhã (horário de brasília), o novo GOG irá ao ar, e a equipe promete muitas novidades. Até mesmo uma conferência transmitida via streaming foi “promovida” no site do serviço, onde os administradores, vestidos de monges, explicavam um pouco do que havia ocorrido.

De qualquer forma, o GOG saiu do beta e nós fomos feitos de bestas. Pagamos pelos nossos games e, devido a uma jogada de marketing, ficamos sem acesso aos mesmos por dias. Acredito que nada impediria o GOG de fazer as coisas da maneira correta. Avisando antes todos os usuários. Mesmo que um novo site vá ao ar, no mínimo devería existir um box para fazermos login e baixarmos os games pelos quais pagamos.

Tudo isto, mais uma vez, mostra que a distribuição digital de games ainda precisa ter muitas de suas arestas aparadas. Acredito que tenha faltado um pouco de bom senso e respeito para com os clientes, nessa “jogada” toda. No mínimo, deveríamos receber alguns games de brinde, assim que o site voltar ao ar.

Não sei se o GOG conseguiu ou conseguirá o que pretendia/pretende com essa palhaçada toda, mas uma coisa é certa: acredito que muita gente perdeu a confiança no serviço, infelizmente. 🙁

Espero recuperar a confiança no serviço, pois em mais de um ano de utilização, nunca fiquei na mão. Mas, isto tudo nos leva a pensar em “se” e “como” somos importantes ou não para uma empresa que vende games digitalmente. Tudo isto nos leva a comparar as diferentes formas de tratamento que recebemos dos mais diversos sites de distribuição digital de games, e em como alguns deixam a desejar, enquanto outros nos enchem de atenção, recompensas, promoções, etc.

Pin It on Pinterest