Com o anúncio de que LittleBigPlanet 2 será lançado em 16 de Novembro de 2010, muitas coisas me vieram à mente, e a principal delas, além do louco desejo de comprar um Playstation 3 apenas para jogar LBP 2 e seu antecessor, é a ausência de games semelhantes ou, pelo menos, pertencentes ao mesmo estilo da fantástica criação da Media Molecule.
Cheguei a ficar empolgado antes e após o lançamento de Kodu. Comprei o game realmente pensando que teria em minhas mãos a “resposta da Microsoft a LittleBigPlanet”. Fiquei muito impressionado com alguns reviews e vídeos que li e assisti, e também com exemplos de games criados com o game/ferramenta. Entretanto, tudo isto terminou em uma total decepção, dadas as limitações do game e a possibilidade de compartilharmos nossos games apenas com pessoas da nossa lista de amigos, diferentemente do que ocorre com o título da Media Molecule.
Criar e sair da rotina
Eu adoro criar, como já disse muitas vezes, e sinto falta de um game que me ofereça esta possibilidade. De um game que me permita criar níveis totalmente personalizados, com a minha “marca”, com tudo o que eu desejar inserir de bom (e de ruim 🙂 ), visando facilitar ou dificultar a vida de quem porventura vier a jogá-los. O Xbox 360 e a Xbox Live representam um conjunto plataforma-serviço fantástico, e um game nestes moldes teria tudo para dar certo no console da Microsoft.
Então, porque nenhuma empresa pensa em algo assim? Não quero, é claro, uma cópia de LBP, mas a criatividade humana é enorme, e é claro que idéias devem existir aos montes, por aí. Idéias que fujam do padrão LittleBigPlanet mas que ao mesmo tempo “forneçam o controle ao gamer”. Fico me perguntando como e por que ainda não foi lançado, para o Xbox, nenhum “game criador de games” dotado do mesmo poder e com o mesmo lado social que LittleBigPlanet. Medo?
Se for este o caso, a Microsoft tem muito mais know-how do que a Sony, quando se trata de lançar e promover produtos que apelam para o espírito de comunidade das pessoas. Desenvolvedoras com idéias semelhantes em mente poderiam muito bem, em minha opinião, utilizarem todo o “poder de fogo” da Microsoft para transformarem suas idéias em código, desde que, é claro, a gigante de Redmond concorde com a presença de um game assim na biblioteca de seu console (aliás, não vejo nenhum motivo para recusa).
Um game nestes moldes, oferecendo aos gamers possibilidade de criar fases e/ou games de forma simples e ao mesmo tempo poderosa, e disponibilizando ferramentas e meios de compartilhamento não limitados à lista de amigos, com toda certeza seria um sucesso.
Um jogo assim faz falta na biblioteca de games do Xbox 360, console cuja rede é a mais bem estruturada e repleta de recursos da atualidade. O Xbox 360 precisa, principalmente agora, em “tempos de Kinect”, de games que tirem ainda mais o jogador do comodismo e o façam pensar ainda mais. De jogos que o façam dar asas à imaginação. De títulos que instiguem e libertem o gamer da muitas vezes simples e rápida rotina de “ligar console ==> iniciar game ==> start ==> atirar, atirar, atirar ==> menu inicial ==> dashboard ==> desligar console”.
O sucesso seria certo
Não é à toa que LittleBigPlanet possui uma legião enorme de fãs, e mais de 3 milhões de cópias do jogo já foram vendidas. Criar é muito divertido, e se vocês derem uma olhada neste vídeo, o qual contém a parte 1 de uma fase criada pelo Eng. Leo, do blog Consoles & Jogos Brasil, vão visualizar o que eu estou tentando dizer. É claro que muitos de vocês já devem ter jogado, criado fases, compartilhado, jogado fases alheias, etc, em LBP, mas fica aqui a pergunta: por que o Xbox 360 ainda não possui um game assim em sua vasta biblioteca?
Uma de nossas poucas salvações, felizmente, é o sensacional editor de pistas existente em Trials HD, game que até hoje faz muito sucesso e vai continuar fazendo, principalmente após o anúncio de um novo DLC e de um concurso de criação de pistas. Aliás, Trials HD é fantástico, vale lembrar, mas o compartilhamento das pistas está limitado à lista de amigos. O que eu tenho em mente, mesmo, é uma ferramenta para criação com maior liberdade, tanto no tocante ao tipo do conteúdo a ser criado quanto em relação ao compartilhamento.
Em minha modesta opinião, algo nestes moldes venderia muito, se lançado para o Xbox. E nós, donos do console da Microsoft, precisamos muito de um jogo assim (e merecemos), principalmente para criarmos paródias tendo as 3 luzes vermelhas como tema. 🙂 Ainda estou aguardando a “resposta da Microsoft a LittleBigPlanet”, e este artigo formaliza meu desejo de ver tal resposta.
É.. esse era um dos motivos de querer comprar um PS3 pra mim também, mas não vejo que valha a pena comprar uma outra plataforma, que não é barata, apenas para jogar alguns títulos exclusivos. Então acabei desistindo.
Mas Little Big Planet foi uma idéia genião que deu super certo e caiu nas mãos da sony.
Acho que qualquer outro jogo parecido ao Little vai soar como cópia.
E pensar em um jogo inovador como ele não é uma tarefa tão fácil.
Infelizmente acho que essa é uma exclusividade que só vamos ver no PS3 e dificilmente teremos algo parecido em qualquer outra plataforma nos próximos tempos.
Então, cara, realmente, comprar o Play3 só por causa dos exclusivos, não dá.
Mas, olha, ainda não perdi as esperanças. O próprio Kodu era uma esperança, mas não foi bem desenvolvido, implementado e divulgado. Acho que se uma empresa grande quiser e/ou tiver a idéia, dá pra fazer muita coisa, e até mesmo expandir. Temáticas diferentes, objetivos diferentes, etc. Algo que desse mais liberdade, criação de um game de corrida, sei lá.
Uma mini engine para Xbox 360. Não temos criadores de músicas? Na XBLA mesmo não tem um? Sinceramente, não entendo muito bem o porquê de não terem lançado algo assim pro Xbox.
A minha unica vontade de comprar PS3 foi essa sacada INCRIVEL da sony…
@Gabriel,
Olá Gabriel!
Então, um dos games que mais me fazem ter vontade de comprar um Playstation 3 é justamente esse, também. 🙂