Orgulho do tio – uma nova pista em Trials Evolution

Trials Evolution

Vocês conhecem, com certeza, o ótimo jogo Trials Evolution, da RedLynx. Um de seus maiores atrativos, em minha opinião, é seu poderoso editor de pistas, e eu gostaria de abrir aqui um espaço no XboxPlus para mostrar um pequeno trabalho de um leitor mirim do XBP. Na verdade, meu sobrinho de 13 anos. Trials Evolution permite que as pistas criadas pelos jogadores sejam compartilhadas na XboxLive, como todos sabemos, e eu gostaria de compartilhar algo com vocês.

Meu sobrinho, que está passando as férias em casa, passou uma tarde inteira brincando no XBLA, e gostou muito mais do editor do que do próprio jogo em si (olha aí um futuro desenvolvedor de jogos eletrônicos). Ele criou uma pista não muito complexa, mas muito bacana, principalmente por ser resultado de seu primeiro contato com o jogo (ele nunca havia sequer visto o título).

Foi muito bacana acompanhar todo o processo, e vale lembrar que ele utilizou o editor completo de Trials Evolution, não aquele simplificado. Dei alguns toques iniciais a ele e, quando vi, ele estava mexendo em tudo quanto é canto do editor, alterando eixos de rotação dos objetos, etc. Ele ainda pretende criar outras pistas, é claro, e fico imaginando o que ainda está por vir.

Para mim foi muito gratificante acompanhar este curto porém extremamente bacana processo. Ver meu sobrinho testando cada trecho da pista, verificando os níveis de dificuldade (se havia ou não algo impossível de ser transposto), inserindo checkpoints, etc, foi muito legal. E isto tudo aumenta ainda mais meu interesse e minha vontade de jogar e conhecer mais jogos que permitam que o usuário dê asas à sua imaginação. Este tipo de recurso, de ferramenta, é capaz de ajudar muitas crianças a transformarem suas idéias em algo concreto, além de, também, ser uma ótima forma de aprendizado, transformando videogames em algo mais que ferramentas de entretenimento.

Passei, juntamente com meu sobrinho, por aquele processo (são, pelo que me lembro, 3 etapas) onde o jogo força você a provar que a pista é jogável, finalizando-a pelo menos uma vez. Depois, capturamos a screenshot para a capa da pista, e também a nomeamos. Gravei um vídeo de gameplay da pista, o qual segue abaixo. Só peço desculpas pela qualidade do mesmo (estou sem placa de captura no Xbox, e utilizei o iPhone), mas não deixem de ver em 720p.

Bem, para quem se interessar, o nome da pista é “Marcaco’s Track“, ela está disponível na Central de Pistas do jogo, e está sob minha Gamertag (MarcosZy). ”Marcaco’s Track” se deve ao fato de que ele se chama Marcelo e todos os meus sobrinhos me chamam de “Caco”. Deu para entender, não? :) Ah, quem pilota a moto no vídeo abaixo é o próprio Marcelo.

OBS: e, pessoal, quem desejar compartilhar trabalhos semelhantes aqui no  XboxPlus, independentemente do jogo ou da plataforma, sinta-se à vontade. Se preferirem, podem até utilizar nosso formulário de contato.

Poderá gostar também

4 Comments

  1. Eu bem que queria ter essa paciência toda que ele tem para poder criar umas pistas bacanas, ou cenários (quando é o caso) de jogos.
    Acho muito bacana disponibilizarem esse tipo de ferramenta, mas acho que não é pra mim mesmo.
    =P
    Mas ficou muito bacana a Pista. Parabéns pra ele.

    Reply
    • @Henrique,

      Valeu, Henrique. Pode deixar que mando os parabéns pra ele. :)

      Olha, eu acho muito bacana esse tipo de ferramenta. Gostaria de ter mais tempo pra me dedicar a esse tipo de coisa. Sinto falta, por exemplo, de algo como um LittleBigPlanet, também.

      Reply
  2. Muito bacana! Dia desses eu tava brincando com o editor de mapas do Portal 2 também hehe

    Reply
    • @Erick Mendonça,

      Poxa, esse é um editor que eu ainda quero mexer, viu. :)

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. DLC Trials Evolution - Origin of Pain trará 36 novas pistas - [...] a dor e a dificuldade de diversos níveis/pistas do XBLA, sejam eles criados pela própria RedLynx ou por jogadores. O …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>