O diretor geral da Capcom França, Antoine Seux, não está muito entusiasmado com as vendas do último título da série Resident Evil no Wii, “Resident Evil: The Darkside Chronicles”, que vendeu apenas 16.000 cópias em três semanas. Ele ainda menciona o sucesso de “Resident Evil: The Umbrella Chronicles”, lançado para o console da Nintendo em 2007, mas sabe que isto é passado.

Ao que parece, games neste estilo não “emplacam” mais no Wii, tanto devido à presença dos poderosos Xbox 360 e Playstation 3, quanto devido à fatia de mercado que os games para PC ainda abocanham, principalmente devido aos sites de distribuição digital. O Wii e a Nintendo têm, é claro, seu público cativo, fãs de franquias como “Mario” e “Sonic”, cujos jogos vendem como água e qualquer lançamento relacionado é aguardado com extrema ansiedade.

O Wii tem seu espaço, é claro

Não estou aqui tentando denegrir a imagem do Wii nem tampouco da Nintendo e/ou seus games. Eu mesmo adoro jogar “Super Mario Bros.” e “Sonic”, por exemplo, mas o fato é que o Wii, da forma como se encontra hoje, é um console, digamos, familiar, voltado principalmente para o público casual, e jogos mais “hardcore”, digamos assim, não se encaixam muito bem com o que ele tem a oferecer.

Citando um acontecimento recente em minha casa, meu sobrinho de 13 anos, dono de um Wii, jogando Modern Warfare 2 em meu Xbox, pediu para que eu “pulasse” a fase “no russian” (a do aeroporto). Isto, para mim, serviu para meio que enxergar com outros olhos o caminho que o Wii talvez deva seguir daqui em diante, e talvez seja algo parecido com o que as desenvolvedoras devem pensar a respeito de desenvolver para este console.

Tudo é questão de gosto

Não acredito, entretanto, que tudo isto seja negativo, uma vez que quem possui um Wii (pelo menos a grande maioria) gosta muito do console, e faz parte (também em sua grande maioria, salvo quem possui mais de um vídeo-game) de um grupo de pessoas que, geralmente, ou dispõe de pouco tempo para jogar, ou não encara os jogos tão seriamente, ou ambas as coisas.

Todos os 3 consoles, Xbox 360, Playstation 3 e Nintendo Wii possuem seu público e seu valor, e isto é o que importa. Dizer que este ou aquele console é melhor ou pior que outro é uma das maiores besteiras do mundo: o melhor é aquele do qual você gosta mais, que possui um catálogo de jogos que mais se adapta ao seu estilo, aquele que mais te diverte, que mais te faz gastar rios de dinheiros em games e mais games. 🙂

(Via: industrygamers)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest