Resolvi finalmente escrever este artigo a respeito do excelente puzzle para PC “Crayon Physics DeLuxe” após finalmente ter comprado o game, aproveitando a promoção no Direct2Drive com um pacote com 7 jogos indie por US$ 24,95. Já havia jogado o demo do jogo anteriormente, e meu lado “mão de vaca” estava só esperando uma promoção assim para comprar o game. 🙂

Crayon Physics de Luxe

Aliás, se você ainda não comprou, e se interessa pelo game ou vier a se interessar pelo mesmo após ler este artigo, corra, porque a promoção acaba hoje, 16/11/2009. Vale realmente a pena, e só o Crayon Physics DeLuxe, um game desenvolvido pelo estúdio Kloonigames (na verdade um estúdio de um homem só, chamado Petri Purho, um finlandês muito criativo), já vale os cerca de US$ 25,00 que você pagará, levando ainda de quebra 6 outros jogos indie.

Crayon Physics DeLuxeSobre o game

Crayon Physics DeLuxe é um puzzle, mas um puzzle tão diferente e criativo que você joga constantemente boquiaberto. O objetivo do game é, basicamente, fazer com que uma pequena bolinha se encontre com uma estrela amarela, ambas sempre posicionadas em locais diferentes do cenário.

O problema está em “como” você vai fazer isto. Bom, nem tanto no “como”, pois você vai ter de literalmente desenhar as soluções. O problema é como criar estratégias para que seus desenhos se transformem em soluções que façam com que a bola encontre a estrela.

Sobre a física do jogo

A física do game é muito apurada, e questões como tamanho, peso, forma, distância, altura, etc, devem sempre ser levadas em conta. Aliás, cada cenário apresenta um desafio diferente, e seu “trabalho” é o de um pintor que, munido de um giz de cera, deve “completar o quadro”. Você pode desenhar diversas figuras geométricas, desenhar estruturas intrincadas e complexas que se movimentarão conforme seu comando e obedecendo sempre às leis da já mencionada física, linhas, martelos, etc.

Crayon Physics DeLuxe

Você pode, por exemplo, desenhar eixos fixos e estruturas que os utilizem, sempre tendo as leis da gravidade presentes e atuantes. E não pense que tudo são flores, pois a cada nível os desafios vão ficando mais difíceis, e você vai tendo que quebrar mais a cabeça para desenvolver soluções para fazer com que a pobre bolinha chegue à estrelinha.

Aliás, o legal do game é que ele não te obriga a sempre seguir um mesmo roteiro. Você é livre para decidir que tipo de solução quer dar a determinado problema, quantas vezes desejar, e isto torna seu fator replay muito grande.

Sobre a música

A música deste puzzle é um verdadeiro deleite. Calma, relaxante, belíssima. Totalmente de acordo com o estilo do game, onde os cenários pré-preparados que nos são apresentados e nossos futuros “desenhos” nos remetem à nossa infância, onde brincávamos (pelo menos eu era assim…rs 🙂 ) de desenhar com lápis de cor e giz de cera.

O desenvolvedor escolheu uma trilha sonora perfeita para o game, que ajuda o jogador a, além de entrar no clima do jogo, relaxar para poder pensar com mais clareza em busca das resoluções dos problemas que vão tendo sua dificuldade sempre aumentada.

Addons muito legais

Comprando o game, você tem acesso a um “editor de níveis” dentro do próprio, onde você poderá criar e jogar suas próprias fases. Além disso, você cria uma conta em um serviço chamado “playground”, um local onde pode tanto disponibilizar seus próprios níveis para que outros jogadores possam jogá-los, quanto pode baixar e jogar níveis criados por outros gamers. Fator replay agora elevado ao cubo, hein? 🙂

Finalizando

Se você não conhece, dê uma chance para Crayon Physics DeLuxe. Garanto que você vai se divertir por horas e horas com um game de enorme qualidade. Dê uma olhada no vídeo abaixo, e veja como o game é interessante:

Link direto para o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=QsTqspnvAaI

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest