Como todos sabem, infelizmente, nosso amado serviço de distribuição digital de games (Steam) infelizmente “enfiou” um bloqueio por região no game Blacklight: Tango Down. Não entendi muito bem o porquê disto, e enviei um e-mail à distribuidora, a Ignition. Eles me responderam, dizendo que vão averiguar o que está ocorrendo lá pelas bandas da Valve (quando obtiver uma resposta, publicarei aqui).

Bom, se eu já não entendia o porquê deste bloqueio, agora entendo menos ainda. O game, além de estar disponível para compra na Xbox Live, para o Xbox 360, mesmo para os brasileiros que utilizam “contas não norte-americanas com endereços norte-americanos”, também está disponível no Impulse e no Direct2Drive. Pelo mesmo valor: US$ 15,00.

E no Direct2Drive, serviço no qual de vez em quando topamos com algum bloqueio semelhante, podemos ler o seguinte na página do game:

This product is available for purchase worldwide…

Bom, não preciso dizer mais nada, não é? Aparentemente, o bloqueio não foi exigência da distribuidora, muito menos da desenvolvedora. O problema parece ser no Steam/Valve. Mencionei problema pois ontem o game sumiu das buscas por algum tempo, no Steam, e hoje retornou, novamente bloqueado. O que estará ocorrendo? Problemas no encanamento que conduz o vapor? 🙂

Bom, enquanto o Steam prefere ficar perdendo dinheiro (infelizmente, para os jogadores), outros sites de distribuição digital estão ganhando o deles. A Microsoft também, nas vendas do XBLA que, em minha opinião, deve estar vendendo muito. Games focados no multiplayer sempre possuem um apelo muito grande, e a Ignition com certeza deve estar verificando o que está ocorrendo (pelo menos, assim espero).

Não sei não, mas acredito que o game será liberado no Steam dentro de pouco tempo e, aliás, parece também que a GFWL agora “liberou geral”. Blacklight: Tango Down também está disponível para compra no serviço, pelo mesmo valor, e algo me diz que também liberado, pois há 3 dias atrás consegui baixar, instalar e jogar meu Batman: Arkham Asylum que comprei lá, há alguns meses.

Eu não conseguia nem baixar o game, pois havia um bloqueio por IP, e agora consigo perfeitamente. Inclusive aquele game gratuito, o Tinker, foi baixado e instalado sem problemas em meu computador. Mas, para quem joga  apenas no PC e está com pressa, o Impulse e o Direct2Drive são duas ótimas opções.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest