Ah, como é bom saber que nem sempre a utilização de uma engine ultra-mega-power-fantástica em um game é necessária para nos proporcionar diversão. Que nem sempre gráficos em 3D e sonoridade mirabolantes são a receita certa para horas e horas de jogatina divertida. Que jogos em 2D ainda são desenvolvidos, lançados e fazem sucesso.

Basta olharmos para Lucidity, Shadow Complex, Braid, e tantos outros existentes por aí, para diversas plataformas, e até mesmo para PC. Bom, o “jogo da vez” é o Machinarium, um point-and-click indiee desenvolvido com uma boa dose de criatividade e sem grandes recursos mas que, creio eu, pode fazer a cabeça de muita gente. Quem não se lembra do estilo, pode dar uma olhada (ou relembrar) no saudoso “Broken Sword“.

Sobre Machinarium

Machinarium

Bom, Machinarium é um jogo para PC onde a história é até que meio simplória e já bem batida: um robozinho expulso de sua cidade natal que deve voltar e enfrentar o chefão, além de salvar sua namorada robô. Mas quem foi que disse que o enredo é tudo em um game? Machinarium está repleto de puzzles e seu próprio estilo “old school” já o tornam um daqueles games obrigatórios na coleção de quem aprecia bons jogos em 2D com belos gráficos desenhados à mão e jogabilidade diferenciada.

Jogabilidade

Tanto o cenário quanto o jogo se desenvolvem em 2D, e a música e os efeitos sonoros só ajudam a enfatizar aquele clima “retrô” que o jogo procura passar. E passa com maestria. Como é um jogo para PC, o estilo “point-and-click” não é problema algum, muito pelo contrário: torna a experiência muito interessante, no sentido em que você é livre para explorar o cenário e os comandos como bem desejar, utilizando toda a comodidade proporcionada pelo seu mouse.

Machinarium

Pré-venda

Machinarium foi desenvolvido pela Amanita Design e foi ganhador do “Festival de Games Independentes de 2009” na categoria “Excelência em Arte Visual”. Só por isto já vale a pena dar uma olhada, não?

O game está em pré-venda no Steam com um desconto de 25%, saindo por US$ 14,99 (ao invés de US$ 19,99, seu preço após o lançamento). O lançamento está previsto para 16 de outubro de 2009, e já existe uma demo disponível também no Steam, para que você possa conferir a qualidade do trabalho. 🙂

Enquanto isto, veja o trailer deste belíssimo game:

Link direto para o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=uwZBdWRSBRs

Pin It on Pinterest