Jogos de corrida com karts existem aos montes. Alguns são bem divertidos, além de famosos, e obviamente estamos falando de um gênero, ou subgênero, com títulos onde nem sempre karts são verdadeiramente utilizados (muitas vezes temos variações destes veículos, ou até mesmo veículos bem diferentes). Estamos falando de jogos de corrida divertidos e descompromissados, onde é possível correr e também atacar os oponentes com armamento e poderes especiais os mais diversos.

Podemos citar, por exemplo, Sonic & All-Stars Racing Transformed, títulos da série Mario Kart e Diddy Kong Racing. Existem outros, entretanto, e um deles encontra-se disponível no Steam, através do Programa de Acesso Antecipado. Trata-se de All-Star Fruit Racing, do estúdio italiano 3DClouds.it.

All-Star Fruit Racing é um jogo bastante divertido e interessante. Ele conta com mecânicas bastante interessantes, além disso, as quais possibilitam partidas extremamente movimentadas e repletas de momentos malucos. Apesar de ser um jogo ainda em Early Access, o jogo da 3DClouds encontra-se em um estado bem avançado de desenvolvimento, parecendo, muitas vezes, um produto realmente acabado.

All-Star Fruit Racing

No jogo, pilotamos karts equipados com uma espécie de liquidificador maluco (The Juicer), o qual produz sucos. Isto porque durante as corridas podemos coletar frutas diversas (bananas, uvas, melancias, peras, etc), as quais são então devidamente processadas.

Cada suco, após seu devido processamento, vai para um compartimento distinto, uma espécie de tanque. Aí, neste tanque, os sucos permanecem à disposição do jogador, para o lançamento de ataques, ou movimentos, muitas vezes devastadores, contra os diversos oponentes. Cada kart conta com 4 tanques, sendo que o jogador pode abrir ou fechar cada um deles conforme bem desejar.

All-Star Fruit Racing

Isto é bastante interessante, vale ressaltar. Tanques fechados são inutilizados (até serem novamente abertos), e é possível abrir ou fechar quantos tanques forem necessários. É possível também a abertura de 2, 3, ou 4 tanques simultaneamente, para a combinação de movimentos.

Por exemplo: é possível a abertura de dois tanques para a criação de um combo super especial e ainda mais poderoso. É possível também a combinação de 3 tanques (3 tanques abertos), por exemplo, ou então de 4. No caso de ataques com todos os 4 tanques cheios e abertos, temos o movimento especial e mais poderoso, o “mega juice move”. Este é sempre único (cada personagem possui o seu), e é sempre devastador (o personagem empunha uma bazuca e dispara contra os oponentes, etc).

Existem, além das frutas, outros itens coletáveis espalhados pelas pistas. Estrelas, por exemplo, enchem todos os 4 tanques ao mesmo tempo, enquanto cada banana enche 15% de todos os tanques.

All-Star Fruit Racing

Em All-Star Fruit Racing também é possível utilizar drifts como uma maneira de obter boost nas curvas. Executando drifts por no mínimo 1,5 segundos, algo bem interessante acontece assim que soltamos o botão do freio: o kart ganha um impulso extra que dura por alguns segundos. Ou seja, podemos utilizar as curvas como uma forma de obter vantagem, ultrapassando, muitas vezes, alguns oponentes.

All-Star Fruit Racing

All-Star Fruit Racing ainda encontra-se incompleto. O jogo ainda não está com o modo multiplayer liberado, apesar dos desenvolvedores terem dito que irão lançá-lo em breve. Também existem pistas e personagens não liberados, além de modos de jogo.

Atualmente, podemos correr em quatro ilhas (no total, serão 5), sendo que cada uma delas conta com 4 pistas, em 4 locais distintos. Cada pista conta com sua própria geografia e elementos, oferecendo desafios distintos ao jogador.

Temos também o modo carreira, o qual é bastante interessante, e também alguns tipos de corrida diferentes:

  • Fast championship: campeonatos rápidos contra o computador, utilizando 3 modos de jogo diferentes escolhidos aleatoriamente;
  • Custom championship: campeonatos rápidos contra o computador, onde podemos escolher a ilha, a pista e o modo de jogo;
  • Time attack: é preciso permanecer dentro de 3 metas de tempo (ouro ou prata ou bronze);
  • Custom race: criação de corridas personalizadas. Podemos escolher a ilha, a pista, o modo de jogo, a quantidade de oponentes, o veículo e o personagem;

All-Star Fruit Racing

Também tempos os seguintes modos de jogo disponíveis, dependendo da escolha acima (na custom race, por exemplo):

  • Random juicer: o jogo escolhe aleatoriamente qual suco será produzido pelo Juicer e, assim, qual será o movimento especial disponível para ataque;
  • Juicer: utilização do Juicer normalmente. O jogador abre e fecha tanques à vontade, coleta frutas e lança ataques conforme bem entender;
  • Dragster: movimentos mega juice precisam passar por um tempo de recarga antes de estarem disponíveis;
  • Elimination: o último colocado em cada volta é sempre eliminado;

Falta, obviamente, polimento ao jogo. Não existe, por exemplo, clareza no tocante ao que cada movimento especial faz (cada ataque). Muitas vezes você acaba lançando um ataque quando na verdade havia pensado em outro. Não há uma indicação clara, nem um glossário, dentro do jogo, a respeito do que cada movimento faz, do que cada combinação faz, e assim, acabamos jogando/atacando às cegas, pelo menos no que diz respeito a esta mecânica em especial.

All-Star Fruit Racing

O jogo conta com 22 personagens disponíveis para escolha, sendo que alguns devem ser desbloqueados através do progresso in-game. Além disso, são 3 karts disponíveis, sendo que a 3DClouds menciona que no futuro será possível a personalização dos mesmos com mais de 26 mil combinações de peças (não foi informado, entretanto, se tais combinações servirão apenas a motivos estéticos).

Em relação ao multiplayer, haverá suporte, quando do lançamento do modo de jogo, a partidas online com até 08 (oito) jogadores. É de se esperar que com este lançamento o fator diversão em All-Star Fruit Racing aumente bastante.

Se você gosta do gênero, não deixe de dar uma conferida. O jogo, vale lembrar mais uma vez, está em Acesso Antecipado no Steam, e custa R$ 27,99.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest