Defenders of Ardania é um fantástico jogo estilo tower defense desenvolvido pelo estúdio húngaro Most Wanted Entertainment, o qual foi anunciado pela Paradox Interactive no início deste ano. De lá para cá minha ansiedade a respeito do título veio crescendo mês a mês, pois trata-se de um game pertencente a um gênero que gosto muito. Além disso, Defenders of Ardania é um tower defense muito diferente.

No título da Most Wanted Entertainment, o qual é ambientado no universo da série Majesty, temos de lidar tanto com a defesa quanto com o ataque. Ao mesmo tempo em que enviamos nossas unidades contra o inimigo, também temos de construir, reparar e realizar upgrades em nossas torres de defesa. Isto faz de Defenders of Ardania um jogo muito interessante, além de desafiador. Não se engane: o jogo é difícil, como diversos outros da Paradox Interactive. Mas não se preocupe, aqui as coisas são bem mais “light”. Ele não chega ao nível de dificuldade de um Pride of Nations, por exemplo. E seus gráficos são um show à parte: eles são belíssimos, assim como sua trilha sonora.

Sendo ambientado no universo fantástico da série Majesty, é claro que este tower defense nos oferece também algumas ferramentas nada, digamos, comuns. É possível utilizar algumas magias no decorrer do gameplay, e até mesmo nos depararmos com inimigos e unidades que não são lá muito “humanos”. Em Defenders of Ardania, o jogador deve basicamente destruir quaisquer instalações inimigas, além do castelo inimigo.

Este seria um simples jogo de destruição de castelos não fossem os fantásticos extras inclusos no mesmo. O jogador conta com um zoom muito interessante, que permite que a ação seja observada à partir de um plano superior ou então bem próxima do chão. É possível inclusive observarmos nossas unidades se digladiando com as unidades inimigas. Ao mesmo tempo em que escolhemos e enviamos ondas de nossos soldados contra o castelo inimigo, a fim de destruí-lo, também temos de ficar de olho em nossas torres e, se for necessário, vender algumas delas e posicionar novas em locais mais adequados, a fim de dificultar a chegada das tropas inimigas a nosso castelo.

Isto acontece porque Defenders of Ardania possui níveis máximos de unidades e torres que podem estar presentes em campo. Mas tão logo uma unidade seja morta ou chegue com vida ao seu destino, por exemplo, mais espaço é liberado para o envio de mais unidades. É possível ativar-se um “grid” que auxilia bastante no momento de posicionar as torres de defesa. Tal ferramenta é bem interessante porque, além de indicar os locais onde as torres podem ser posicionadas, também mostra os caminhos que serão percorridos por soldados inimigos e pelos nossos próprios.

Além disso, o “grid” serve também para ajudar o jogador na expansão de seu território, digamos. Existem limitações no tocante ao posicionamento das torres. É preciso ocupar os espaços em branco no grid (eles se tornarão verdes e, assim, prontos) para que as torres sejam construídas. A construção de uma nova torre de defesa aumenta a área verde, ou seja, a área disponível para a construção de novas torres, em 4 blocos, em todas as direções ao redor dela.

Muito frequentemente o jogador poderá se surpreender por não ser capaz de enviar mais nenhum soldado contra o inimigo, nem tampouco ser capaz de construir mais nenhuma torre. Isto se deve aos limites que mencionei acima, os quais são variáveis e ajudam a tornar o jogo mais desafiador. Cada torre de defesa, aliás, possui poder de fogo, resistência e alcance distintos, e todas estas informações podem ser visualizadas muito facilmente. A “saúde” do nosso castelo, bem como a quantidade de unidades e torres em campo e o dinheiro que temos em caixa também podem ser facilmente consultados, através do belo mostrador localizado no canto superior esquerdo.

Torres, unidades, etc, custam dinheiro, e este vem do tesouro real. Este dinheiro é sempre reposto rapidamente, inclusive a cada morte de uma unidade inimiga. Determinados mapas contam com terrenos mais elevados onde você pode construir torres de defesa e, assim, aumentar ainda mais o alcance da mesma. Cada wave em Defenders of Ardania é bem complexa, mas a diversão é algo sempre presente.

Existem diversas coisas para se fazer: defender seu castelo, cuidar das torres, trabalhar em prol da destruição do castelo inimigo e de qualquer outra instalação inimiga presente no mapa, etc. Muitas vezes é preciso curar os danos sofridos pelo seu castelo, através de magia, e ainda existe o risco do inimigo fazer com que nossos soldados se voltem contra nós.

O narrador do game é extremamente cômico. Ele é quem fornece diversas dicas úteis e fornece um panorama geral da situação, em cada batalha. Em determinado momento, ele chega a dizer que economizar dinheiro é sempre bom para os banquetes reais. Ele logo se dá conta da besteira que disse e troca a frase, mencionando que o dinheiro é para ajudar ao povo.

Os próprios chefões inimigos também podem sair de seus castelos e caminharem até o seu. Se eles conseguirem chegar ao destino, você poderá se deparar com um “belo” game over. Para estes casos também existe o “Bounty System”, o qual pode ser ativado e fazer com que suas torres se foquem no dito cujo, atacando-o sem dó nem piedade. É possível também realizar diversos upgrades nas torres, inclusive upgrades que modificam a parte financeira do cenário, digamos. Um certo upgrade faz com que as torres custem 20% menos, o que não é nada ruim.

Defenders of Ardania não é somente um tower defense. Ele também requer muita estratégia por parte do jogador. Você e seu oponente atacam e se defendem, ao mesmo tempo. Ataques mágicos são possíveis, também, e isto é algo que foi retirado com maestria da série Majesty. O posicionamento das torres de defesa também deve ser sempre bem pensado, devido à quantidade limitada e a possíveis mudanças nos planos do inimigo.

Muitas vezes você terá de vender torres para posicioná-las em determinado local que esteja representando, naquele momento, um ponto fraco em sua estratégia. Algumas torres de defesa próximas a seu castelo nunca são demais, só não se esqueça do “grid” e do caminho que suas unidades terão de percorrer e, infelizmente, os inimigos também. É claro que as unidades podem contornar possíveis impedimentos, mas isto irá causar atrasos que, muitas vezes, podem ser fatais.

Existem unidades de diversos tipos, e seus atributos podem ser consultados antes mesmo de sua escolha. Níveis de força, velocidade, resistência, etc. É sempre bom ficar de olho nestes dados e enviar ondas com diversos tipos de unidades. Algumas unidades, aliás, são extremamente lentas, porém são extremamente resistentes e chegam ao inimigo, dependendo da situação, ainda com vida, apesar da loucura promovida pelas torres.

Acredito que, entretanto, Defenders of Ardania deveria contar com uma função que nos permitisse, além de aproximar, afastar e girar a câmera, alterar seu ângulo de inclinação. Isto forneceria um enorme ganho em relação à nossa visão do campo de batalha. Além disso, os controles do jogo são um pouco confusos, e um recente update acabou mudando algumas coisas que os tornaram mais complicados ainda. Tudo isto deverá ser revisto, acredito eu, até mesmo porque agora existem problemas em relação à construção das torres que antes não existiam.

Justamente algo que eu gostaria que fosse implementado foi por mim ontem percebido no game: diversos comandos agora são acessíveis através de cliques do mouse. Creio que este update, entretanto, provocou alguns problemas no game, os quais, é claro, devem ser resolvidos até o seu lançamento, em 08 de Dezembro de 2011. Espero que até lá incluam esta função para alteração no ângulo de inclinação da câmera, aliás.

Defenders of Ardania é um jogo extremamente elegante. Até mesmo seus menus são belíssimos, e o jogo ainda conta com suporte a partidas multiplayer, além do modo de jogo “Skirmish”, no qual você pode escolher o mapa, o modo de jogo e partir para uma rápida e “descompromissada” batalha.

Você é o rei, em Defenders of Ardania. O rei que comanda os exércitos e participa ativamente de toda a ação. Bom, digamos que você fica sentado em seu trono dando ordens e observando a batalha através de uma bola de cristal fornecida pelo mago da corte. O jogo é fantástico, e com seu lançamento espero (e também acredito) que estes problemas nos controles sejam resolvidos.

Mas este é apenas um preview do jogo. O jogo ainda não está finalizado, portanto, muita coisa vai mudar. Aliás, já está mudando. Se você aprecia games estilo tower defense, fique de olho em Defenders of Ardania. Este game representa uma evolução muito interessante no nicho dos tower defense. Belíssimo, divertido, complexo, repleto de momentos engraçados e possuidor de diversos elementos inovadores. Defenders of Ardania é um tower defense muito bacana.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest