(Preview) Gas Guzzlers: Combat Carnage

Recebi acesso a uma versão beta de Gas Guzzlers: Combat Carnage, jogo de combate veicular da desenvolvedora croata Gamepires, e fiquei muito impressionado com o que vi (e joguei). O game conta com diversas opções de câmera, incluindo uma posicionada acima do carro e uma “em primeira pessoa”. Entretanto, a melhor opção, a que dá um charme ainda maior ao título, é a câmera posicionada em sua parte traseira.

Temos a impressão de que estamos jogando um jogo de “corrida normal”, desta forma. Entretanto, diversos elementos nos relembram de que o negócio em Gas Guzzlers: Combat Carnage é correr muito, disparar contra outros veículos a fim de galgar posições e, é claro, evitar ser atingido.

O jogador pode dirigir utilizando o teclado ou então um controle. Entretanto, o controle do Xbox 360 funcionou de maneira parcial comigo, digamos. Alguns comandos simplesmente não funcionavam, mas isto certamente deverá ser corrigido até o lançamento do título. Aliás, é muito mais fácil e cômodo jogar este game com um controle do que através do teclado.

O jogo requer bastante habilidade por parte do jogador. Pistas repletas de curvas e obstáculos fazem com que você tenha de se desviar e realizar manobras bruscas quase que a todo instante, e as setas do teclado não ajudam nem um pouco, aqui. De qualquer forma, Gas Guzzlers: Combat Carnage se mostra muito promissor, além de bonito.

Os carros são equipados com armamento que pode disparar tanto para a frente quanto para trás, o que é bem interessante quando você percebe através do mapa, por exemplo, que algum inimigo está colado em você. Além disso, durante as corridas, diversos powerups podem ser coletados, os quais fornecem vantagens diferentes ao seu veículo: escudo, nitro, etc.

Efeitos de explosão também são belíssimos e fazem com que você sinta vontade de “apertar o gatilho” mesmo quando não existe nenhum inimigo adiante. Os próprios carros são extremamente bem feitos, e o metal possui um aspecto bem realista. Cada pista também conta com diversos itens destrutíveis, os quais fornecem “bônus de destruição” caso atingidos e representam ao mesmo tempo uma oportunidade e um risco, dependendo da situação. Também é possível coletar bônus em dinheiro, durante as corridas/combates, e tudo isto, é claro, vai ajudar bastante no momento de realizar upgrades em sua “arma sobre rodas”.

O jogo da Gamepires é interessantíssimo, e representa uma nova abordagem a um estilo de jogo que vem sendo meio que esquecido, ultimamente. Até temos alguns lançamentos recentes dentro do gênero, como por exemplo Renegade Ops. Mas em nenhum deles temos também um “jogo de corrida” de verdade, misturado aos combates veiculares.

Gas Guzzlers: Combat Carnage obriga o jogador a não somente disparar em todos os carros que aparecerem pela frente. Ele também obriga o jogador a lidar de forma bem forte com elementos de uma verdadeira corrida. Cada evento é iniciado como uma corrida, mesmo, e existe o placar geral, ao final de cada um deles, exibindo a classificação de todos os pilotos.

Um carro em frangalhos

É tão importante chegar em primeiro lugar quanto é importante atacar e se defender. Até mesmo minas podem ser lançadas na pista para atrapalhar a vida dos adversários (e você também, é claro, pode penar bastante com elas, sofrendo danos ou tendo de reduzir a velocidade para delas se desviar).

Existe um narrador, no game. Não ficou claro ainda se ele está dentro do carro, com você. De qualquer forma, ele chega inclusive a dizer alguns palavrões caso você bata em alguma parede, derrape, etc. É algo muito bacana, e que acrescenta um nível de emoção e diversão adicional ao jogo. Isto sem falar em sua trilha sonora: puro rock and roll.

A poeira também é algo muito bonito de se ver, em Gas Guzzlers, e em determinados momentos ela pode até mesmo atrapalhar a sua visão, dependendo da pista e da quantidade de carros que estiver à sua frente. Seu veículo também sofre danos, e partes dele podem ir se perdendo pela pista. Você pode ficar sem o capô, sem portas, com os vidros quebrados, etc. Existem até mesmo itens que ajudam a restaurar seu carro, os quais podem ser coletados nas pistas.

Entretanto, não consegui perceber nenhum efeito negativo advindo do nível de danos que o carro sofre. Talvez isto mude até o lançamento do jogo (e espero que sim), mas talvez não. Não se trata de algo primordial em um jogo de combate veicular, em minha opinião. A versão beta que joguei conta com quatro veículos, e é possível perceber-se diferenças na dirigibilidade de cada um deles. Aliás, é bem difícil pilotá-los e manter um equilíbrio legal entre velocidade e segurança.

Isto deve mudar bastante (e melhorar) com o suporte a gamepads, quando do lançamento do jogo. Enfim, Gas Guzzlers: Combat Carnage representa uma abordagem muito interessante a um gênero de game que deixou muitos “órfãos”, desde Twisted Metal. O título da Gamepires conta com gráficos muito bonitos e oferece muitos desafios, além de dar ao jogador a impressão de estar jogando um “jogo de corrida de verdade” (pelo menos enquanto os tiroteios não começam). O título será lançado para PC, em breve.

Poderá gostar também

Trackbacks/Pingbacks

  1. "Katyusha" no novo trailer de Gas Guzzlers: Combat Carnage | XboxPlus Blog de Games - Dicas, análises, tutoriais. Games, consoles e jogos em geral - [...] é muito criativo. O novo trailer do sensacional jogo de “carnificina sobre rodas” Gas Guzzlers: Combat Carnage tem como trilha sonora …
  2. O belo trailer de lançamento de “Gas Guzzlers: Combat Carnage” | XboxPlus Games - [...] Este é um trailer que você precisa assistir. Você já deve ter lido aqui no XboxPlus alguns artigos a …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>