(Preview) Shatter Crash – puzzle para iPad

Shatter Crash é um jogo para iPad que será lançado amanhã, 19 de julho de 2012. O título custará US$ 0,99 por tempo limitado, e depois poderá ser adquirido por US$ 1,99. Desenvolvido pelo estúdio independente NAKAI Entertainment, trata-se de um puzzle 3D muito interessante e bonito. Recebi acesso à versão beta do jogo, e gostaria de comentar um pouco a respeito dele.

Em Shatter Crash, temos de ajudar STAN, ou “System Triggered Automated Nanobot 223″, dentro de uma rede de grandes computadores que sofreu um ataque. O ciberespaço foi alterado drasticamente, e até mesmo companheiros de STAN se voltam contra ele, e é muito interessante a reação destes últimos quando o jogador consegue curá-los da infecção. Eles chegam a agradecer ao STAN, e mencionam inclusive a raiva que sentiam enquanto estavam sob a influência do malware.

Shatter Crash iPad

Shatter Crash é um puzzle em 3D, vale lembrar mais uma vez. Um puzzle que em alguns momentos chega a lembrar um pouco os clássicos TETRIS e Bejeweled, devido à maneira através da qual temos de liberar acesso até o coração de cada node em cada um dos mainframes: isto ocorre através da movimentação de blocos coloridos de diferentes formatos, os quais devem ser unidos a outros blocos semelhantes para que a conexão, os combos e a explosão abra buracos e revele, pouco a pouco, o core.

Pode-se até mesmo utilizar diversos tipos de softwares e acessórios para que a tarefa seja mais fácil e rápida, e vale lembrar que quanto mais rápido cada node for liberado, o que também resulta de conexões corretas de blocos, mais pontos o jogador ganhará.

Shatter Crash iPad

Tudo acontece em uma esfera tridimensional (muito bonita, por sinal) repleta de blocos coloridos, os quais escondem o coração dos nós nos mainframes. Digamos que tais blocos façam parte do vírus, e que o trabalho do jogador é eliminá-los. Para dificultar mais as coisas, o tamanho dos blocos malignos vai sendo reduzido conforme o progresso do jogador, e para preencher o espaço, mais blocos vão aparecendo em cada nível, consequentemente.

Shatter Crash iPad

Além disso, durante o gameplay, mais dificuldades vão aparecendo. A partir de determinado momento, temos de conviver com o risco de bad drops: movimentos errados, que não iniciem nenhum combo, significarão a perda de uma vida. Os nodes de cada mainframe contam com objetivos primários e secundários; o jogador pode perseguir estes últimos após realizar os objetivos primários.

Os objetivos secundários incluem, por exemplo, a realização de combos com no mínimo 10 blocos, a finalização de níveis dentro de um período de tempo pré-estabelecido, a obtenção de acesso a um core sem perder nenhuma vida, a finalização de um nível com apenas uma vida restante, etc. O jogador pode jogar os níveis novamente, sem limites, após completar o objetivo primário, tendo em vista atingir os objetivos secundários.

Dentro do jogo existe uma loja que funciona com a moeda que vamos ganhando conforme nosso progresso, e aí podemos adquirir diversos itens para equipar o nosso personagem. O Electric Spark Program, por exemplo, dispara uma espécie de carga energética contra o node, o qual causa uma explosão com baixa penetração. Já o Combo Multiplier Attachment drena energia dos blocos para aumentar a pontuação em cada combo.

Shatter Crash iPad

Trajes especiais também podem ser adquiridos em Shatter Crash (também com a utilização da moeda ganha durante as partidas), e eles conferem diversas habilidades especiais ao STAN, como por exemplo redução no custo de reboot (sim, é possível), multiplicador de pontuação, etc. Cada suit também pode ser evoluído, e todos estes itens extras (programas, suits, etc) também podem ajudar o jogador durante níveis onde existe um assustador timer.

Sim, durante grande parte das fases existe um contador que marca o tempo. O tempo máximo para a movimentação de cada bloco: falhe aqui e você perderá uma vida. Demore muito tempo para resolver um node qualquer e alertas de defesa serão ativados (desde alertas amarelos até alertas vermelhos), com consequências as mais diversas.

Shatter Crash iPad

Shatter Crash também permite que o jogador utilize bytes ganhos durante cada nível para desbloquear rotas especiais dentro de um mainframe, sendo que estas também poderão resultar em prêmios especiais extremamente úteis durante o gameplay. Este título da NAKAI Entertainment, um estúdio composto por apenas dois profissionais, vale lembrar, é muito bacana.

O fato de podermos melhorar o personagem com programas e suits especiais, os quais também podem ser evoluídos, adiciona uma muito bem vinda camada adicional de complexidade ao jogo, o qual se torna muito mais desafiador, interessante e viciante. Além disso, um puzzle no qual somos capazes de evoluir um personagem, de certa forma, acaba sendo muito mais atrativo e, de certa forma, variado. Temos mais razões para buscarmos movimentos perfeitos, combos maiores, maiores pontuações e melhores equipamentos, os quais acabam se revertendo em mais vantagens.

Shatter Crash iPad

A ambientação cibernética do jogo também é muito interessante, e é interessante lembrar que, de certa forma, agimos, no jogo, como hackers tentando invadir uma grande rede. Cada nível, cada node, é na verdade uma esfera tridimensional composta de várias camadas. Camadas que recobrem o núcleo. Dependendo da movimentação dos blocos, podemos atingir camadas inferiores e superiores, ao mesmo tempo, o que também pode resultar em rombos maiores na infecção e, consequentemente, em uma maior pontuação.

Alguns blocos na esfera podem também ser destruídos mediante um simples movimento deslizante com dois dedos. Isto é possível quando encontramos algum bloco inativo que pode ser destruído através da simples sobreposição de algum outro similar sobre ele. Esta versão de Shatter Crash que testei é um beta, portanto, alguns problemas deverão ser corrigidos quando do lançamento do jogo.

Shatter Crash iPad

Muitas vezes ainda é difícil utilizar algum programa ou item, e em alguns momentos chega a ser impossível. Nada que atrapalhe a diversão, é claro, principalmente levando-se em consideração que trata-se de um jogo ainda não lançado. As batalhas contra os chefões também poderiam contar com mais atuação por parte destes últimos. Estes detalhes poderiam tornar a experiência muito mais cativante.

De qualquer forma, quem aprecia um bom puzzle e possui um iPad deve ficar de olho na App Store, a partir de amanhã. Espero, aliás, que a NAKAI Entertainment também libere uma versão lite do jogo. Enquanto isso, dê uma olhada em um trailer de Shatter Crash:

Poderá gostar também

2 Comments

  1. Shatter Crash sounds really exciting, and I can’t wait until it is released.

    Reply
    • @Thessa Louise,

      I agree. The puzzle is really very good, full of challenges and fun. :)

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. NAKAI Entertainment - [...] and better equipments, which ends up reverting in more advantages.” Read the full article here – note it …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>