Primeiro DLC para SimCity é uma piada (ou será uma tragédia?)

Piada. Foi o que me veio à cabeça quando me deparei com esta notícia. O primeiro DLC para SimCity é uma piada. Uma tragédia, quem sabe. No mínimo, algo que aumenta ainda mais o nível de decepção e tristeza dos fãs da série. Algo que faz com que a tragédia do lançamento seja relembrada, bem como tudo o que ela trouxe consigo (DRM always-on, servidores sobrecarregados, Frank Gibeau afirmando que o simulador é um MMO, o fato do jogo ser extremamente limitado, etc). Agora temos motivos para, talvez, risadas.

O “DLC jabá” é gratuito, mas, sinceramente, não vejo motivos para baixá-lo. Quem se interessar, entretanto, pode resgatá-lo rapidamente, sem complicações e sem incomodar o escorpião no bolso. O tal DLC NISSAN LEAF 100% ELÉTRICO permite que os prefeitos virtuais adicionem uma estação de recarga para carros elétricos. Da Nissan, claro.

SimCity - Nissan LEAF Charging Station

O pior de tudo não é a propaganda. Isto é até aceitável e pode ser justificado, dependendo do caso, e não são poucas as mídias que trabalham com este tipo de propaganda (você não acha que aqueles Sony Vaio nos filmes do 007 estão ali de bobeira, não é?). Não vejo problema algum neste tipo de coisa, que fique bem claro. Ocorre que o DLC da Nissan é algo imbecil.

Ele vai de encontro a diversos elementos que fazem parte de um simulador de cidades. Ele é algo que destoa totalmente de um SimCity. As estações de recarga da Nissan são… mágicas. Elas permitirão que os Sims felizes e saltitantes recarreguem seus veículos. Após a recarga, eles ficarão mais felizes ainda. A felicidade será propagada. Tudo muito lindo, aparentemente. Porém, tais estações não gastarão energia, nem água nem tampouco contarão com a presença de trabalhadores.

Fica aqui a pergunta: de onde virá a energia? Ora, não estamos falando a respeito de um simulador? Serão tais estações de recarga alimentadas através de algum recurso mágico? Teremos algum tipo de SimMagic no futuro? Um novo jogo? Um novo MMO, talvez, que expandirá a franquia e a levará a novos horizontes? Será este primeiro DLC para SimCity o começo dos testes? Deve ser mesmo bem interessante observar as ruas da cidade tomadas por carros elétricos (?) da Nissan alimentados/recarregados com… [utilize sua imaginação].

Ah, e o DLC das Nissan LEAF Charging Stations ainda colabora com a limpeza e a qualidade de vida das cidades. As estações de recarga não produzem lixo nem tampouco lançam “problemas” nas redes de esgoto. Poluição zero, pelo menos aqui. E assim caminha a Electronic Arts, infelizmente.

Depois de tantos problemas envolvendo SimCity, depois que descobrimos que o simulador se transformou em um MMO, e agora que um DLC mágico foi lançado para o título, um DLC que permite que energia seja fornecida a veículos sem impacto algum em nenhum elemento relevante do gameplay, nem mesmo nas finanças, que mais podemos esperar? Só rindo pra não chorar.

Poderá gostar também

9 Comments

  1. Que tal a EA voltar a “parceria” com a Valve? Juro que eu gostaria de saber algo sobre os lucros da EA, saber se estão caindo ou o que….

    Um detalhe, apesar de não gostar de PES, mas sim de Fifa, vi com ótimos olhos a entreda de PES na Steam, vai atrair um novo tipo de cliente e talvez dar uma dedada no bolo da EA…

    Reply
    • @Heitor Chrisóstomo,

      Também gostaria.

      Sobre o PES, foi ótimo ter entrado no Steam. Esteve vendendo bem por lá (deve estar ainda). E espero mesmo que isso ajude, de alguma forma, a ferrar a EA.

      Reply
  2. dafuq? uma palavra resume isso tudo:
    trágico, trágico 🙁

    Reply
    • @matheus,

      Totalmente. Consegue fazer com que quem tenha o jogo não sinta a mínima vontade de jogá-lo. Meu caso. 🙁

      @Hideki T,

      Bem notado. Até pode ser, viu. Mas sei lá, Hideki. Achei tão desnecessário. Além disso, a EA poderia ter aproveitado esse momento ruim pra fazer algo melhor, penso eu. Quem sabe um DLC bacana, bem bolado, que valesse a pena, e, também, gratuito. Eu gostaria, sinceramente, de saber o que vai na cabeça dos executivos, dos “grandões”, dessa empresa. Por que fazem tantas besteiras seguidas?

      Reply
  3. Sem querer defender ninguém mas, pela imagem, parece que as estações de recarga são abastecidas por células fotovoltaicas que estão instaladas no telhado das próprias estações.

    Sei que mesmo as melhores células fotovoltaicas disponíveis hoje, nessa quantidade, não seriam suficientes para recarregar as baterias automotivas no ritmo que o jogo faz crer, entretanto, já serve como desculpa para que elas não consumam energia gerada por outras fontes.

    Como disse antes, não estou aqui para defender ninguém, não comprei o jogo e faz tempo que não compro nada da EA por pura falta de interesse, mas ao observar a imagem, não pude deixar de notar que o telhado das estações parecem com painéis solares e quis compartilhar essa informação com vocês.

    Sobre as implicações que esse tipo de DLC vai causar ao mercado de games eu não faço a mínima ideia, mas acho que ainda vai dar o que falar.

    Reply
  4. Pior DLC ever. Ganhou da armadura do cavalo lá.

    Reply
    • @Erick

      Sinceramente não entendi essa Erick. Ao invés de lançarem algo pra tentar amenizar o desastre, lançam “isso”…hehehe

      Reply
  5. pior que armored horse mesmo asuhsauhahshasuasuhhu

    Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest