A desenvolvedora Slightly Mad Studios, responsável por alguns títulos da série Need For Speed, como por exemplo Need For Speed: SHIFT e SHIFT 2 Unleashed, está trabalhando em um projeto muito interessante, chamado por enquanto de “Project Cars“. O jogo será lançado possivelmente em 2013, para Xbox 360, Playstation 3, Nintendo Wii U e PC, e é bastante promissor.

“Project Cars” será um jogo de corrida bem avançado, com física sofisticada e um modo carreira que permitirá que o jogador comece a correr nos karts e vá evoluindo até chegar em diversas categorias maiores, incluindo a participação em ralis. Será um game bem abrangente, digamos. Mudanças climáticas e transição entre o dia e a noite extremamente realista também são alguns dos itens prometidos pela desenvolvedora.

O game está sendo desenvolvido de uma maneira muito interessante. A Slightly Mad Studios criou uma plataforma chamada “World Of Mass Development“, a qual permite que os jogadores contribuam com o desenvolvimento de diversas maneiras diferentes: financeiramente, testando o título e fornecendo feedback, participando de enquetes e discussões, etc. Enfim, trata-se de um modelo bem interessante de desenvolvimento, o qual permite que desenvolvedores e jogadores trabalhem meio que em conjunto.

Segundo a Slightly Mad Studios, o “Project Cars” já levantou mais de meio milhão de Euros desde o seu lançamento, em Outubro de 2011.  Uma quantia e tanto, não? A plataforma WMD permite que os jogadores interessados acompanhem o desenvolvimento dos jogos e também oferece a possibilidade de cada participante receber uma parte dos lucros de cada título.

A “World Of Mass Development” já conta com mais de 40 mil membros, e a Slightly Mad promete, com todo este suporte, criar o melhor simulador de corridas de todos os tempos. Se o jogo será tudo isto ou não, ninguém sabe. Mas que o projeto é bem ambicioso e interessante, ninguém pode negar.

É muito bom ver o nosso Portal WMD com este bom desempenho. Isto não é nada menos que uma abordagem nova e revolucionária ao desenvolvimento e financiamento de games. O portal permite que os desenvolvedores criem o game que eles desejam criar, sem a pressão indevida das publishers. O conceito do WMD permite que os desenvolvedores enviem suas ideias de design para uma ativa comunidade de jogadores, levantem os fundos necessários para o desenvolvimento, e continuem obtendo feedback dos membros da comunidade que testam builds de trabalhos ainda em progresso. Eles também podem utilizar o Portal WMD para promover seu projeto, obter ajuda de outros desenvolvedores, e finalmente lançar seu game com sucesso“, disse Ian Bell, CEO da Slightly Mad Studios.

Ideia muito interessante, não? Aliás, o “World Of Mass Development” é aberto a desenvolvedores e jogadores. Jogadores, por exemplo, poderão escolher quais projetos desejam acompanhar, obtendo então acesso a builds, discussões, etc. O contato com os desenvolvedores será muito próximo, e isto é muito bom para ambas as partes, é claro.

Além disso, como bem disse Ian Bell, a influência das publishers será eliminada. Ou seja, temos aqui mais um projeto que visa dar liberdade aos desenvolvedores e garantir que seus jogos eletrônicos sejam aquilo que eles realmente desejam. Talvez iniciativas como esta, com o passar do tempo, acabem forçando empresas como a Electronic Arts a reverem seus conceitos. Afinal, aqui, por exemplo, não temos uma empresa qualquer envolvida, e o primeiro game do Portal WMD, o “Project Cars”, já se mostra muito interessante. Vamos acompanhar.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest