Alguns de vocês já devem ter ouvido falar do projeto Indie Fund, criado por alguns desenvolvedores independentes de jogos eletrônicos justamente para financiar outros projetos independentes. Pois bem, o primeiro game financiado pelo projeto que chegou ao mercado foi Q.U.B.E., da Toxic Games. Trata-se de um ótimo puzzle em primeira pessoa no qual o jogador deve manipular cubos de diversos tipos que reagem de maneiras diferentes e oferecem problemas também diferentes ao jogador.

Não existe nenhum tipo de tutorial em Q.U.B.E., mas é muito fácil de se aprender a mecânica de jogo. As luvas do jogador podem interagir com os cubos e ajudá-lo a progredir, e o primeiro Steam achievement desbloqueado é justamente o Quick Understanding of Block Extrusion, tão logo o jogador entenda o funcionamento do jogo.

Entender a mecânica do jogo é apenas o primeiro passo, é claro. À partir daí você caminhará por uma série de salas onde cubos de diferentes cores poderão ser utilizados. Cada um deles possui funcionalidades distintas, e existe até mesmo a possibilidade de fazer com que uma série de cubos seja ativada de maneira diferente, assumindo configurações diferentes, dependendo do ponto onde você mirar. Saltos também são possíveis, e configurações de cubos podem e/ou devem ser alteradas, dependendo da situação, conforme o jogador atinge determinado ponto nos diversos ambientes.

Isto porque existem salas onde existem diversos tipos e vários números de cubos, e o jogador deve então usar sua criatividade a fim de tentar descobrir qual configuração levará à solução do puzzle, o qual geralmente representa a passagem para um novo nível, ou melhor, para um outro ambiente, onde mais cubos serão encontrados. Por incrível que possa parecer, o jogo não é nem um pouco cansativo, dada a variedade de “atividades” apresentadas.

O jogo foi financiado pelo Indie Fund, conforme dito acima, e precisou de apenas quatro dias no Steam para recuperar este investimento. Até agora, segundo o Indie Fund, já foram vendidas mais de 12.000 cópias do game no Steam, desde seu lançamento no serviço, em 06 de Janeiro de 2012, o que significa que as vendas já ultrapassaram os 150 mil dólares (Q.U.B.E. custa US$ 14,99, mas esteve em promoção durante um certo tempo, por cerca de 13 dólares). Trata-se de um jogo interessantíssimo e diferente, que conta inclusive com uma demo à disposição no serviço de distribuição digital da Valve.

O fenomenal puzzle da Toxic Games, desenvolvido com a UDK, a versão gratuita da Unreal Engine 3, é extremamente cativante. Ele também envolve lógica e física, e insere o jogador em ambientes estranhos porém bonitos, nos quais puzzles devem ser resolvidos em primeira pessoa. Sim, trata-se de um first-person puzzle, e dos melhores. Quem é fã de puzzles deve pelo menos baixar a demo de Q.U.B.E. e sentir com seus próprios olhos, ouvidos e mãos o quão diferente, interessante e inovador é o jogo.

O aprendizado das formas de manipulação dos diversos cubos existentes no jogo é rápido. A maneira como os cubos podem interagir com o ambiente e com o jogador é que representa o verdadeiro desafio. Jogos como este são como uma verdadeira lufada de ar fresco na indústria de games. Aliás, o Indie Fund, financiador do projeto, conta com a participação de nomes bem conhecidos no mercado e no cenário de jogos independentes, como por exemplo Jonathan Blow, criador de Braid.

E eu fico aqui imaginando quantos projetos bacanas ainda serão financiados pelo Indie Fund. Dê uma olhada no trailer de lançamento do jogo, e veja que sensacional:

Link para o vídeo em 720p:

http://www.youtube.com/watch?v=iABxhj0ExA0&hd=1

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest