A Ubisoft já chegou a remover o seu “always on” DRM de alguns de seus jogos. Claro, após muita discussão com os jogadores, pressão da imprensa, etc. Entretanto, este sistema imbecil continua funcionando em diversos títulos da empresa. Este sistema que deixa ilesos aqueles que não pagaram pelo jogo, e penaliza quem pagou.

Este sistema que exige conexão constante à internet mesmo no caso de partidas singleplayer. O cúmulo do absurdo, não? De qualquer forma, até que é possível contornarmos alguns problemas relacionados, mesmo com raiva, desde que tudo funcione “do lado de lá”. O mínimo que se espera de uma empresa que utiliza um DRM como este é transparência e servidores sempre online.

Mas isto mudará. Temporariamente, mas mudará. Na próxima semana a Ubisoft mudará alguns de seus serviços online de data center, e a empresa não informa quanto tempo este processo durará. A “mudança” começará na próxima terça-feira, 07 de Fevereiro, e a partir daí, jogos como, por exemplo, H.A.W.X. 2, Might & Magic: Heroes 6 e The Settlers 7 simplesmente não funcionarão.

Ou seja, quem comprou os games acima não poderá jogar. Por quanto tempo? Ninguém sabe, e a empresa nem faz questão de informar este “pequeno” detalhe. É como ir no caixa de uma padaria, morrendo de fome, comprar um lanche e, com o ticket em mãos, aguardar em um balcão vazio até que algum atendente tenha a boa vontade de lhe atender.

E enquanto isso muita gente estará rindo à toa. Versões piratas dos jogos que, em suas versões normais, possuem este “DRM-tralha”, funcionarão sem problemas, pelo menos no que diz respeito aos modos singleplayer. Para que exigir conexão constante, eu me pergunto? Para que tratar jogadores de forma tão desrespeitosa?

Que “gênio” (ou gênios) inventou este DRM que a Ubisoft ainda tem coragem de dizer que é muito bom? Sabemos que DRM não serve para nada. É lixo. Não reduz a pirataria e ainda representa um incentivo para crackers e afins, ao mesmo tempo que deixa jogadores “legais”, muitas vezes, com sérios problemas nas mãos.

Será que a Ubisoft pensa nisto tudo? É impossível sequer imaginarmos que todos estes fatores não passem pela cabeça dos executivos da empresa. O que me deixa perplexo é a insistência em algo que não serve para nada. Bom, serve sim: muitos jogadores certamente já enxergam a gigante francesa com outros olhos.

A lista abaixo contém jogos que serão afetados e jogos que não serão afetados pela manutenção:

Games afetados

  • Assassin’s Creed – Mac;
  • Tom Clancy’s H.A.W.X. 2 – PC;
  • Might & Magic: Heroes VI – PC;
  • Splinter Cell Conviction – Mac;
  • The Settlers 7: Paths to a Kingdom – PC;
  • The Settlers – Mac;

Games não afetados

  • Anno 2070;
  • Assassin’s Creed: Revelations;
  • Driver: San Francisco;
  • Just Dance 3;
  • The Settlers Online;

Será que os criadores deste “maravilhoso” sistema pensaram nas futuras, possíveis e necessárias manutenções nos servidores? É claro que sim. Será que eles se importaram com isso? É claro que não.

(Via: Rock, Paper, Shotgun e Gamespot)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest