O desenvolvimento de jogos eletrônicos pode ser muitas vezes um assunto “espinhoso”. Criar um game é o sonho de muitas pessoas, porém muitas delas esbarram em diversos problemas e/ou falta de experiência em diversas áreas, como por exemplo programação, design, criação de personagens, enredo, etc. Existem diversas engines comerciais disponíveis no mercado, é claro. Porém, a grande maioria delas é voltada a quem sabe muito bem onde está pisando.

O pessoal da Tall Studios, entretanto, lançou hoje um software simplesmente fantástico. Mas lembre-se: não estamos falando aqui a respeito de uma engine que lhe permitirá desenvolver algo como um Crysis, por exemplo, até mesmo porque este não é o propósito deste programa. Trata-se do Shoot ‘Em Up Kit, uma solução que permite a criação de um shmup em 2D ou em 3D sem que o usuário possua conhecimentos em programação. A Tall Studios, aliás, conta com profissionais que já trabalharam na Ubisoft, na EA, na Microsoft e na Atari, e o Shoot ‘Em Up Kit conta com diversas ferramentas para a criação de jogos em pouco tempo.

Segundo os criadores da ferramenta, é possível criar-se um jogo simples dentro de poucos minutos. O básico, digamos. Logo em seguida, elementos como, por exemplo, iluminação, pontos de vista da câmera, comportamentos dos personagens, configurações de física, shaders, efeitos de partículas e inteligência artificial podem ser criados e ajustados para que um jogo complexo seja então produzido.

O Shoot ‘Em Up Kit foi projetado com o objetivo principal de permitir que as pessoas criem seus próprios games sem nenhum conhecimento em programação, e nós acreditamos que atingimos este objetivo através de um criador de games específico para um gênero. Sabendo que alguém está criando um shoot ‘em up ao invés de um jogo de poker ou um simulador de esportes, podemos trabalhar com uma série de pressupostos que os (softwares) criadores de jogos mais universais não podem. Devido a isto, você pode criar uma grande variedade de games estilo shoot ‘em up sem nenhuma programação.

O Shoot ‘Em Up Kit vem com uma série de elementos de arte, e estes podem ser utilizados em seus games. Alternativamente, se você quiser desenhar seus próprios personagens ou criar seus próprios modelos, então estes também podem ser utilizados. Há também uma enorme gama de modelos e artwork comerciais e gratuitos disponíveis em sites como o TurboSquid, usados por desenvolvedores profissionais. Estes também podem ser importados no Shoot ‘Em Up Kit“, disse John Reynolds, diretor da Tall Studios Ltd.

O aplicativo realmente é extremamente user-friendly. Logo no início o usuário é convidado a definir alguns parâmetros base de seu projeto: nome, 3D ou 2D, teclas que serão utilizadas, etc. Diversos tipos de objetos fazem parte do programa, e o usuário já conta com um arsenal muito bacana de naves, alienígenas, backgrounds, etc. Cada item pode ter diversos parâmetros ajustados, como por exemplo efeitos de partículas, materiais e física (incluindo massa, densidade, etc).

Existe também um editor de áudio, o qual já possui diversos sons prontos, bem como uma ferramenta para a criação de splash screens, outra para a criação de HUDs e um editor de níveis. Enfim, o Shoot ‘Em Up Kit conta com diversos aspectos interessantes, e após a finalização de um projeto, é possível testá-lo e gerar o respectivo executável, o qual pode ser vendido ou até mesmo fornecido gratuitamente, sem o pagamento de royalties.

Um aplicativo como este facilita, com certeza, a vida de muita gente. Muitas pessoas que possuem vontade de criar seus próprios games podem, de repente, tentarem o aplicativo da Tall Studios e verem seus projetos saírem de suas mentes e ganharem vida. O Shoot ‘Em Up Kit custa £ 29,95, e roda no Windows XP, no Vista e no 7. Uma versão demo também está disponível no site do desenvolvedor, e ela conta com quase todas as funcionalidades da versão full. Você só não pode salvar os seus projetos.

E aí, gostou do aplicativo? Enquanto isso, veja abaixo alguns vídeos muito interessantes a respeito deste software para a criação de shoot ‘em ups:

Trailer:

Criando um game em um minuto:

Exemplos

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest