Este serviço talvez já seja velho conhecido de vocês. De qualquer forma, nunca é demais publicar um artigo a respeito de um site que é extremamente útil a quem gosta de games e compra títulos para PC com frequência. O “Can You Run It“, site de propriedade do System Requirements Lab, através de sua tecnologia “Expert Analysis”, permite que você saiba se aquele game que está “namorando” há tempos roda no seu computador atual. Trocando em miúdos: trata-se de um site que analisará seu computador tendo em vista os requisitos mínimos e recomendados informados pela desenvolvedora do game, e então apresentará o resultado.

A utilização do serviço é muito simples, e o resultado é apresentado dentro de poucos segundos. Basta pesquisar ou selecionar diretamente o game desejado no menu dropdown exibido logo no começo da página. Selecionado o título, basta clicar no botão “Can You Run It”, e o teste será realizado. Caso você esteja utilizando o “Can You Run It” pela primeira vez, será preciso autorizar a instalação de um pequeno complemento em seu navegador. Nas próximas vezes este procedimento não será mais necessário.

O serviço é atualizado frequentemente, mas parece acompanhar apenas lançamentos AAA. Faltam inúmeros indie games e até mesmo games “maiores” porém desenvolvidos/distribuídos por empresas não muito grandes e/ou conhecidas. Entretanto, o “Can You Run It” é muito útil, e até mesmo Medal of Honor, lançado ontem, já consta na lista, disponível para “testes”.

O “Can You Run It” roda nas seguintes versões do Windows: XP, 2000, 2003, Vista e 7. Ele funciona com os navegadores Firefox, Chrome e Internet Explorer. O relatório apresentado é dividido em duas partes/abas: “mínimo” e “recomendado”, e cada uma delas exibe informações a respeito do seu processador, de sua placa de vídeo, do sistema operacional, do espaço em disco disponível, da versão do DirectX instalada, da placa de som e da memória RAM.

Sinta-se feliz se receber “verde”, com um “Pass” ao lado, em todos os ítens. Em caso de problemas, ou seja, caso algum ítem de seu PC não atenda aos requisitos mínimos e/ou recomendados para rodar o game em questão, você receberá a informação em letras vermelhas, e sugestões lhe serão dadas.

Abaixo segue um modelo de relatório exibido em uma máquina para testes, cujo resultado fornecido se refere ao game Mass Effect 2:

Observe, entretanto, que nem sempre os resultados condizem com a verdade, pois estamos lidando com computadores, e diversos fatores podem influenciar no resultado. Já ocorreu comigo de um game rodar “liso”, perfeitamente, com todos os ajustes no máximo e, entretanto, o “Can You Run It” dizer que meu PC não atendia aos requisitos mínimos para o jogo.

Utilize o “Can You Run It” como uma opinião adicional, digamos assim. Nada elimina a importância e o valor de se baixar a demo do game, caso disponível, e testar. O “Can you Run It” não deve jamais ser considerado como a opinião final, pois trata-se de um software, acima de tudo. Um sistema que, assim como o computador no qual roda, bem como aqueles que testa, está sujeito a interferências, interpretações e respostas errôneas, e falhas.

Mas o serviço é muito bacana. 🙂

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest