Quer saber se o seu PC roda determinado game? Use o “Can You Run It”!

Este serviço talvez já seja velho conhecido de vocês. De qualquer forma, nunca é demais publicar um artigo a respeito de um site que é extremamente útil a quem gosta de games e compra títulos para PC com frequência. O “Can You Run It“, site de propriedade do System Requirements Lab, através de sua tecnologia “Expert Analysis”, permite que você saiba se aquele game que está “namorando” há tempos roda no seu computador atual. Trocando em miúdos: trata-se de um site que analisará seu computador tendo em vista os requisitos mínimos e recomendados informados pela desenvolvedora do game, e então apresentará o resultado.

A utilização do serviço é muito simples, e o resultado é apresentado dentro de poucos segundos. Basta pesquisar ou selecionar diretamente o game desejado no menu dropdown exibido logo no começo da página. Selecionado o título, basta clicar no botão “Can You Run It”, e o teste será realizado. Caso você esteja utilizando o “Can You Run It” pela primeira vez, será preciso autorizar a instalação de um pequeno complemento em seu navegador. Nas próximas vezes este procedimento não será mais necessário.

O serviço é atualizado frequentemente, mas parece acompanhar apenas lançamentos AAA. Faltam inúmeros indie games e até mesmo games “maiores” porém desenvolvidos/distribuídos por empresas não muito grandes e/ou conhecidas. Entretanto, o “Can You Run It” é muito útil, e até mesmo Medal of Honor, lançado ontem, já consta na lista, disponível para “testes”.

O “Can You Run It” roda nas seguintes versões do Windows: XP, 2000, 2003, Vista e 7. Ele funciona com os navegadores Firefox, Chrome e Internet Explorer. O relatório apresentado é dividido em duas partes/abas: “mínimo” e “recomendado”, e cada uma delas exibe informações a respeito do seu processador, de sua placa de vídeo, do sistema operacional, do espaço em disco disponível, da versão do DirectX instalada, da placa de som e da memória RAM.

Sinta-se feliz se receber “verde”, com um “Pass” ao lado, em todos os ítens. Em caso de problemas, ou seja, caso algum ítem de seu PC não atenda aos requisitos mínimos e/ou recomendados para rodar o game em questão, você receberá a informação em letras vermelhas, e sugestões lhe serão dadas.

Abaixo segue um modelo de relatório exibido em uma máquina para testes, cujo resultado fornecido se refere ao game Mass Effect 2:

Observe, entretanto, que nem sempre os resultados condizem com a verdade, pois estamos lidando com computadores, e diversos fatores podem influenciar no resultado. Já ocorreu comigo de um game rodar “liso”, perfeitamente, com todos os ajustes no máximo e, entretanto, o “Can You Run It” dizer que meu PC não atendia aos requisitos mínimos para o jogo.

Utilize o “Can You Run It” como uma opinião adicional, digamos assim. Nada elimina a importância e o valor de se baixar a demo do game, caso disponível, e testar. O “Can you Run It” não deve jamais ser considerado como a opinião final, pois trata-se de um software, acima de tudo. Um sistema que, assim como o computador no qual roda, bem como aqueles que testa, está sujeito a interferências, interpretações e respostas errôneas, e falhas.

Mas o serviço é muito bacana. :)

Poderá gostar também

12 Comments

  1. É como você mesmo disse, não deve ser usado como fonte totalmente confiável. Ele apenas pega os dados do seu pc e analisa com o Mínimo anunciado do jogo e vê se você passou ou não..
    Pega o recomendado e faz o mesmo.
    É como você pegar a caixa do jogo e analisar se seu pc roda ou não. Mas ao invés de sair nas lojas ou caçando na internet, você tem tudo junto neste serviço.
    Eu já usei ele bastante para saber de alguns jogos, mas nunca confiei muito no resultado hehehe.. Mas é um excelente serviço.

    Reply
    • @Henrique,

      Justamente. É uma “opinião a mais”…rsrsrsrs :)

      Já usei bastante, mas sempre tendo isso em mente. E o serviço já errou bastante. Aliás, nesse campo e desta forma, não tem como ser perfeito. Mas o Can You Run It pode dar uma ajudazinha extra bem interessante. É muito bom, vale a pena usar sempre como um “extra”.

      Reply
  2. sempre usei esse site , mas nem sempre ele funciona sabe,ele diz q meu note roda gta iv , mas na internet pessoas com mesm note dizem q nao roda qdo tentaram instalar

    Reply
    • @Daniel Oliveira (Guaxupé),

      Eu também, Daniel. Ele é bom, como eu disse, para dar uma idéia. Como uma segunda opinião, etc. Não deve ser utilizado como única fonte para este tipo de coisa. Nada como uma demo, por exemplo. :)

      Reply
  3. Não dá pra confiar 100%, mas é legal!

    Reply
    • @Erick,

      É, com certeza. Mas é legal, dá pra ter uma idéia “de leve”…rsrsrsrsrs :)

      Reply
  4. é bem legal mesmo pra ter uma ideia… mas vale arriscar se ele falar que nao roda…
    ja vi jogo que ele disse que roda e nao rodou, e tb que ele disse q nao roda e rodou… mas da pra ter uma ideia sim

    Reply
    • @Fefa,

      Muito bacana o serviço, Fefa, mas sempre “com ressalvas”…rsrsrsrs

      Isso que você mencionou aconteceu comigo, já…rsrsrsrs :)

      Reply
  5. Não conhecia ainda esse serviço, muito interessante, acho que o fato de erros é muito normal, até porque usando equipamentos parecidos podemos ter performaces diferentes, mas acho que o site é bom para se ter uma referência.

    Reply
    • @Rodrigo Lima,

      O serviço é muito interessante, Rodrigo. Uso sempre, mas sempre com cuidado…hehehehehehe

      É normal mesmo, essa questão dos erros. Não teria como ser 100%. A própria informática em si não é lá muito exata…hahahahaha

      Mas vale como referência, sim. Uma ajudinha adicional, que sempre cai bem. :)

      Reply
  6. Conheço ele a muito tempo.Como o pessoal falou, ele compara os dados da máquina do usuário comos requerimentos mínimos e máximos do game e ajuda em caso de dúvida.

    @Daniel Oliveira (Guaxupé)

    Para usuários leigos é realmente muito útil mas tem o porém que aconteceu com você: ele pode dizer que o pc roda determinado jogo se ele tiver os requerimentos mínimos. Acontece que nos jogos atuais os requerimentos mínimos são suficientes para o jogo rodar de fato, mas nao dá pra jogar mesmo…vide Crysis, GTA IV, RE 5, Lost Planet etc: todos rodam a menos de 20fps (frames por segundo) na conf mínima, tornando a experiencia de jogar um verdadeiro martírio.

    Reply
    • @JC,

      É verdade, JC. Aliás, em relação a essa questão do Can You Run It, muitos problemas poderiam ser evitados se todos os games, no Steam, por exemplo, tivessem uma demo liberada. Aí seria um teste “prático”, digamos…rsrsrsrs :)

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Crysis 2 e CryENGINE 3 chegam aos consoles e PC's - Vai encarar? | XboxPlus - Dicas, análises, tutorias. Games, consoles e jogos em geral - [...] e custa R$ 99,99 (isto mesmo, em Reais). E você, já está preparado para Crysis 2? Já fez uma …
  2. Saiba se o seu PC será capaz de rodar RAGE, próximo petardo da id Software | XboxPlus Blog de Games - Dicas, análises, tutoriais. Games, consoles e jogos em geral - [...] novo título da id Software parece realmente algo fenomenal, não restam dúvidas. O site  ”Can You Run It” também pode …
  3. Prototype 2 finalmente chegou ao PC - Veja os requisitos - [...] aceita teclado + mouse e também o controle do Xbox 360. Se precisar de uma ajudinha, utilize o Can …
  4. Saiba se seu PC será capaz de rodar Crysis 3 - [...] aí, você já está pronto para Crysis 3? Não deixe também de dar uma olhada no Can You RUN …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>