Ravaged, um jogo de tiro com veículos terrestres e aéreos

Ravaged é um jogo de tiro em primeira pessoa com veículos aéreos e terrestres. Trata-se de mais um projeto que utilizou o Kickstarter e obteve sucesso; um projeto, aliás, muito bacana. Criado pela 2Dawn Games, empresa independente que conta com profissionais com ampla experiência no desenvolvimento de títulos e séries “AAA”, como por exemplo Homefront, Battlefield, Frontlines e Desert Combat (mod de Battlefield 1942), temos aqui um FPS online de primeira.

Ravaged já se encontra em fase beta, e será lançado para PC, através do Steam. O jogo, focado no multiplayer, é ambientado em um futuro pós-apocalíptico, e a 2Dawn Games promete um First Person Shooter como nenhum outro. Ao jogarmos o título, somos apresentados a ambientes, situações e personagens que lembram bastante RAGE, Mad Max e, até mesmo segundo a própria desenvolvedora, Battlefield. Em relação ao último título da id Software, podemos até dizer que Ravaged supre suas lacunas e problemas em relação aos combates veiculares e ao multiplayer.

Game Ravaged

Desenvolvido com a Unreal Engine 3 (inicialmente a UDK, sendo que agora o estúdio já possui a licença da Unreal Engine 3), Ravaged conta com gráficos muito bonitos. A premissa para as ótimas partidas multiplayer também é muito interessante. Temos um planeta Terra onde desastres naturais de grandes proporções destruíram os continentes e deram origem a campos de batalha verdadeiramente surpreendentes.

Ravaged no estande do OnLive, durante a E3 2012

Ravaged no estande do OnLive, durante a E3 2012

No jogo da 2Dawn Games, temos duas facções, a Resistance e os Scavengers. A Resistência é composta por pessoas que buscaram abrigo nas profundezas poucos dias antes da catástrofe, tendo em mente ressurgir quando possível para tentar reconstruir o mundo. Já os Scavengers são homens que não tiveram a mesma sorte, que não conseguiram se refugiar. São criminosos, assassinos. Alguns dos sobreviventes do grande desastre mundial, os que conseguiram resistir e que agora lutam por terras, recursos e também por sua própria sobrevivência. Uma premissa muito interessante, não?

Game Ravaged

Ravaged possui alguns mapas bem grandes, os quais permitem inclusive combates veiculares de grande escala, e conta com 10 classes de personagens (5 para cada facção). Também existem diversos modos de jogo, além de diversos tipos de veículos, incluindo helicópteros (mais de 30 veículos diferentes estão disponíveis). O jogo prioriza o trabalho em equipe, além disso.

Ravaged no estande do OnLive, durante a E3 2012

Ravaged no estande do OnLive, durante a E3 2012

É preciso também bastante treino e habilidade para controlar os veículos e manusear as diversas armas existentes no jogo. Confesso que, com cerca de 4 horas de jogo, ainda tenho muito, muito a aprender neste sentido. A campanha de Ravaged no Kickstarter, vale lembrar, obteve  38.767 dólares, sendo que a meta era 15.000. Ou seja, foi arrecadado mais que o dobro almejado, o que demonstra que plataformas de crowdfunding como esta e o recém lançado Gamesplanet Lab, por exemplo, podem, sim, ajudar grandes títulos a chegarem ao mercado sem a presença muitas vezes nefasta de algumas publishers (todos nós conhecemos pelo menos uma publisher da qual não gostamos, não é?).

Game Ravaged

A versão beta de Ravaged já se mostra muito bacana e polida. O jogo custará, pelo que tudo indica, entre 15 e 25 dólares, e é muito, muito divertido. A 2Dawn Games, aliás, faz questão de frisar que “a diversão é o foco“, no jogo. Durante a E3 2012, aliás, a equipe de desenvolvimento foi convidada para demonstrar o game no estande do OnLive, e a apresentação foi muito bem recebida.

Novo veículo que será implementado em Ravaged

Novo veículo que será implementado em Ravaged

Ravaged parece, realmente, um jogo de 50 dólares ou mais. Não que o valor de um jogo eletrônico sirva para demonstrar sua qualidade ou não, é claro. Estou apenas tentando demonstrar, levando em consideração os atuais parâmetros, ideias e preços praticados pela indústria, o quão interessante, diferente e bonito é este jogo independente.

Ravaged deve ser lançado até o final de 2012, e trará ao mundo dos videogames, com certeza, o apocalipse que tanto se fala ultimamente no mundo real. Assista abaixo a alguns trailers do jogo, e veja que bacana. Ou melhor, veja que sensacional:

Poderá gostar também

4 Comments

  1. Adorei os gráficos e a fluidez dos movimentos, os combates aéreos me lembraram minhas primeiras partidas online no Halo para PC, bons tempos.

    Reply
    • @Hideki T,

      Eu também. Achei simplesmente sensacional. Vou acompanhar de perto. :D

      Reply
  2. Já estou testando o jogo, no servidor que entrei, o de menor ping, não tive a oportunidade de combater, mas capturei alguns postos de combustível e utilizei alguns veículos.
    O helicóptero é bem difícil de controlar, como o desenvolvedor comentou no vídeo, mas acredito que depois de dominá-lo seja uma máquina de guerra incrível.
    Pelo pouco que joguei, menos de dez minutos, pude ver que o jogo, mesmo em beta, está incrível, gráficos excelentes e rodando lisinho.
    Se for tão divertido como parece e pelo preço que estão anunciando, vai desbancar muitos jogos AAA.

    Reply
    • @Hideki T,

      Também achei fora de série, e apanhei muito com o helicóptero…hehehehe Incrível como esses desenvolvedores independentes estão conseguindo criar ótimos títulos com a ajuda do Kickstarter, não? Vou acompanhar esse game. Quem sabe marcamos umas partidas, também, se der. :)

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Não é sorteio: temos 90 Steam keys para o beta do FPS Ravaged - [...] Games nos forneceu 90 (noventa) keys para o beta de seu jogo de tiro com veículos Ravaged. Desta vez, não …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>