[Atualizado]: amigos, desculpem pela falha. Existem diferenças entre a versão que analisei, a Debut 7, e a Pro.  O Anime Studio Debut 7 não permite trabalharmos com física nos Bones, por exemplo, e possui um limite em relação ao número de frames utilizáveis: 3000. Clique no link “Debut vs. Pro” para visualizar uma tabela comparativa. 🙂

—————————————

Se “criar” está nas suas veias, é bem possível que você já tenha sentido a vontade de criar animações e até mesmo desenhos animados. Este é um trabalho, entretanto, que requer muita calma, paciência, dedicação, e ferramentas para tal, ferramentas quase sempre caras e não amigáveis, repletas de elementos que na maioria das vezes afugentam grande parte dos usuários.

Não é isto o que ocorre, entretanto, com o fantástico Anime Studio Debut 7, da Smith Micro. Este é um software para animações em 2D que simplifica procedimentos que, muitas vezes, demandariam horas para serem realizados em softwares mais caros e difíceis. O Anime Studio Debut 7 permite que qualquer pessoa, dentro de pouco tempo, crie animações e cartoons de forma muito fácil. E não pense que esta simplicidade significa que o software é pobre em recursos: nada disso. Ele é fácil de usar e poderoso!

O software da Smith Micro possui ferramentas para desenho vetorial inclusas. Ou seja, você pode desenhar seus próprios personagens, cenárioa e quaisquer outros itens para a sua criação, utilizando ferramentas extremamente intuitivas e de fácil utilização. Além disso, o aplicativo contém uma galeria (content library) contendo personagens e diversos outros itens já prontos, os quais podem ser utilizados de forma muito simples em seus trabalhos. E uma das coisas mais legais em relação a esta galeria é o fato de que os personagens, por exemplo, já possuem inclusive os “bones” inseridos.

Criar animações nunca foi tão fácil

Bone. Trata-se de um recurso do Anime Studio Debut 7 que permite a inserção de “pontos de articulação” em um objeto e/ou personagem. Você pode desenhar um personagem no software e “inserir um esqueleto” no mesmo, tornando manipuláveis/movimentáveis todas as suas juntas, por exemplo. O Anime Studio Debut 7 também trabalha com layers e uma timeline, ou seja, trata-se de um software para animação completo. Cada layer pode ser movida de posição e ter os seus atributos alterados, e você também pode torná-la invisível, a qualquer momento, por qualquer motivo que seja, o que fará, então, com que todos os objetos pertencentes à mesma se tornem automaticamente invisíveis.

É possível customizar a visualização da timeline, aplicando zoom na mesma, ampliando ou reduzindo o tamanho dos frames, e terminada sua obra de arte, é possível exportá-la para um arquivo, e o software permite a exportação para os seguintes formatos: .swf, para que você insira o seu trabalho em seu website de forma bem simples, .mov ou .avi. Ainda é possível exportar toda a animação ou um intervalo de frames, apenas. E, para tornar tudo ainda mais social, após a renderização, o Anime Studio Debut 7 permite que seu trabalho seja enviado para o Youtube ou para o Facebook, através de sua própria interface.

É possível também importar no Anime Studio Debut 7 desenhos e arquivos que você tenha desenvolvido em outros softwares, ou até mesmo imagens que você possua em seu computador. A ferramenta de importação do programa aceita a importação de arquivos de imagem, áudio ou até mesmo vídeo, permitindo que você enriqueça ainda mais o seu trabalho.

Você pode iniciar sua criação utilizando qualquer um dos inúmeros objetos ou personagens fornecidos junto com o software, e modificá-los como bem desejar, ou pode iniciar tudo do zero, criando objetos, cenários, personagens, etc. Basta ir até o menu “File ==> New” e deixar sua imaginação assumir o controle. O Anime Studio Debut 7 também possui integração com o StuffIt Connect, da Smith Micro, aumentando ainda mais suas possibilidades de compartilhamento.

Sons, efeitos especiais, inúmeras possibilidades no tocante à animação, um modo para iniciantes que oferece ainda mais simplicidade no uso para quem, por exemplo, nunca trabalhou com um aplicativo deste gênero e muitos personagens e objetos prontos para utilização que podem ser importados no seu projeto, tornam o Anime Studio Debut 7 a ferramenta perfeita para iniciantes em animação e usuários avançados: ele atende a diversos tipos de necessidades, e oferece muitas facilidades e funcionalidades.

Criando

Digamos que a timeline, no Anime Studio Debut, é infinita. Não existem também limitações em relação à quantidade de layers e efeitos que você pode utilizar. Você consegue visualizar com precisão o frame onde o cursor se encontra, pois existe um contador que permite inclusive que você posicione o cursor em qualquer frame: basta digitar o número do mesmo e teclar <ENTER>.

Clique em uma layer para selecioná-la, e então “brinque” com todos os objetos contidos na mesma. Uma espécie de crosshair aparece em cada um dos objetos que você seleciona, e você pode trabalhar individualmente em cada um dos inúmeros itens que uma layer pode conter.

A animação em um objeto se dá principalmente pela diferença entre dois ou mais pontos distintos na timeline. Por exemplo, inicie com seu personagem parado no frame 1, mova seu braço, utilizando a facilidade que o recurso “Bone” oferece, no frame 50, utilize o recurso “Translate layer” para elevar o personagem inteiro, no mesmo frame (50), posicione o cursor no frame 100, também através do Bone movimente suas duas pernas em direções opostas e, simplificando, ao clicar no botão “play”, que permite que você veja sua animação em ação, você verá o seu boneco mover o braço, pular e abrir as duas pernas, no ar.

O software oferece recursos para preenchimento de áreas, e você pode escolher a cor tanto através do “seletor”, quando informando seus valores RGB ou seu código html. É possível organizar de forma, digamos, mais do que perfeita, o posicionamento, as cores, a movimentação, etc, de todos os elementos de sua animação, através da divisão/inserção de cada item em uma layer específica.

Através do Bone, este recurso fantástico que insere juntas que permitem que os personagens/objetos sejam animados de uma forma muito real, é possível realizar coisas verdadeiramente sensacionais. O único limite será sua imaginação e o quanto você já aprendeu a respeito do software em si e das ferramentas que ele oferece.

Animar um personagem é muito fácil, e o Bone (ou osso), recurso utilizado única e exclusivamente através do mouse, é muito intuitivo. Tudo transcorre de maneira muito fluída, e você se surpreende quando percebe o nível de detalhamento que pode inserir em cada pequeno movimento. A utilização deste recurso, combinada com um bom controle em relação aos frames, permite uma animação muito fluída.

Usuário avançado ou não: o Anime Studio Debut 7 é para você

Controles de play, pause, stop, avanço e retrocesso, posicionados logo acima da timeline, permitem que você teste cada elemento/seção da animação e corrija defeitos tão logo os detecte. O que possivelmente levaria horas ou dias, em qualquer outro software similar, leva minutos ou horas, respectivamente, no Anime Studio Debut 7, dependen do do tamanho e da complexidade de sua obra de arte.

Dentro de pouco tempo você vai desativar o “Beginner’s Mode”, e verá mais opções à sua disposição. É possível, então, movimentar os bones de um ponto a outro, ampliar ou reduzir cada um deles, girá-los, adicionar mais pontos, aumentar ou reduzir a “força” de cada um, o que se refletirá em outras partes do elemento em questão, etc.

O posicionamento da câmera também pode ser alterado, e é muito provável que você utilize este recurso muitas vezes, pois se você desejar uma animação fluída, com movimentos precisos e o mais realistas possíveis, quanto mais detalhes e quantos mais ângulos de visão você obtiver dos objetos com os quais está trabalhando, melhor. Em se tratando de animação e gráficos, opções de visualização nunca são demais.

Também é possível trabalhar com a física, no Anime Studio Debut 7 e, por exemplo, fazer com que determinadas parte do objeto/personagem se movimentem automaticamente em resposta à movimentação de outras áreas. É possível também definir o ângulo de inclinação de cada um dos Bones e seu torque, por exemplo. Construir um personagem, então, é algo que pode ser feito literalmente a partir do zero, através das ferramentas para desenho vetorial inclusas no software.

Vá criando uma layer para cada parte do corpo, defina cores, tamanho, Bones, localização dos mesmos, etc. Em seguida, defina cores para cada uma das áreas. Em conjunto com a timeline e os frames, vá especificando cada um dos movimentos de seu(s) objeto(s), valendo lembrar que através da timeline, também, você define o tempo de duração de cada movimento simplesmente definindo o ponto inicial/final de cada movimento.

Bom, a coisa toda é muito fluída, então falarmos aqui em ponto inicial e final é um tanto quando estranho. Digamos que você pode especificar diferentes posições para todo e qualquer item em seu workspace, em diferentes momentos na timeline, e assim, criar e movimentar o que bem desejar, para onde desejar, como desejar, etc.

O Anime Studio Debut 7 ainda conta com ferramentas muito interessantes, para que sua criação fique ainda melhor. Defina brushes e customize os mesmos, desenhe à mão livre, insira texto, crie objetos através da definição de pontos (2 ou mais), capture a cor de qualquer objeto para reutilizá-la em outro totalmente diferente, mesmo que presente em outra layer, e sinta-se o mestre da animação.

O software, além de possuir muitos elementos já prontos para uso, ainda permite o download gratuito de um pacote chamado “Anime Studio Toon Essentials“, o qual contém inúmeros elementos para tornar a utilização deste sensacional aplicativo da Smith Micro mais fácil ainda.

E, se você quiser ter menos trabalho ainda, é possível também comprar pacotes com itens prontos para trabalhar no software. E os valores são muito camaradas. Esteja você pensando em desenvolver animações apenas para seu próprio prazer, ou esteja você pensando em algo profissional, o Anime Studio Debut 7 pode muito bem satisfazer às suas necessidades, e tornar fácil e prazeroso algo que, com com certeza, seria mais complicado e chato em algum outro software semelhante.

Ainda é possível customizar a aparência do software, alterando cores de diversas áreas do workspace. Ou seja, até no próprio software você pode utilizar seus dons artísticos. O Anime Studio Debut 7 é focado em animações 2D, custa US$ 49,99 e permite a realização de trabalhos surpreendentes graças ao conjunto “desenho vetorial + ferramentas para animação de simples utilização”. Existe uma demo do aplicativo, que funciona por 30 dias, inclusive. Se você, como eu, adora criar, este software pode vir a fazer parte do seu dia a dia. 🙂

Click to read the english version of this review

Anime Studio Toon Essentials

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest