Tenho a plena convicção de que nossos dados valem muito mais que nossos computadores. Para termos tudo sob total controle e segurança, temos de nos preocupar não somente com a realização de backups periódicos, mas também com a perfeita saúde de nossos discos rígidos, pois, caso ocorram quaiquer problemas nos mesmos, como por exemplo setores defeituosos, superaquecimentos que possam causar eventuais danos, fragmentação excessiva de arquivos e diretórios, etc, dentre inúmeros problemas, nem mesmo os softwares para backup e uma política de backup adequada conseguirão salvar nossas informações, pois possivelmente copiarão (caso consigam) dados corrompidos.

Uma das mais práticas, leves e acessíveis ferramentas para evitar este tipo de situação desastrosa é o Ashampoo HDD Control, o qual monitora, desfragmenta, realiza tarefas de manutenção e ainda executa benchmarks em seu HD. O Ashampoo HDD Control, além de possuir uma belíssima interface com a possibilidade de escolhermos dentre 3 skins diferentes, possui tradução para 25 idiomas diferentes, dentre eles o inglês e o português do Brasil.

O software trabalha em tempo real, constantemente monitorando quaisquer discos rígidos que você possua instalados em seu computador, inclusive HD’s SATA. Ele apenas não monitora discos rígidos que façam parte de um RAID, por exemplo, e drives conectados ao computador através de uma conexão USB ou FireWire. Mas o restante de suas funções, como desfragmentação, benchmarks, etc, está disponível para qualquer tipo de drive e conexão.

O Ashampoo HDD Control é uma excelente ferramenta para quem se preocupa com a saúde de seu disco rígido. Ele também obtém dados fornecidos através da tecnologia S.M.A.R.T (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology) e exibe um completo relatório a respeito, sendo possível então verificarmos informações a respeito de cada um dos diversos atributos exibidos, como por exemplo informações a respeito de erros de leitura que ocorreram e não foram corrigidos, número de setores realocados, tempo total de utilização do drive, erros de escrita não corrigidos, etc, dentre uma série de outras informações.

O software detecta automaticamente qualquer disco rígido conectado ao seu computador, mas também permite que você execute buscas manuais. Sua janela principal exibe diversas informaçõe úteis de forma extremamente explicativa: drives presentes no sistema, capacidade, percentual de saúde e desempenho conforme as análises realizadas, temperatura, status (OK ou não), e exibe algumas destas informações de uma maneira visual extremamente auto-explicativa.

Na seção “Estado do disco rígido”, você pode conhecer a “opinião do HDD Control” a respeito de seu(s) drive(s), e caso tudo esteja bem, você poderá visualizar a seguinte mensagem:

Desfragmentação de disco

O Ashampoo HDD Control pode desfragmentar o seu computador tanto sob demanda quanto pró-ativamente. Neste último caso, ele executa uma analise do drive enquanto o computador não está sendo utilizado e então realiza a desfragmentação automaticamente, dependendo do nível de desfragmentação.

É possível, também, iniciarmos a desfragmentação de qualquer disco manualmente. Existem três opções diferentes de desfragmentação, cada uma delas demorando mais ou menos e realizando procedimentos mais ou menos profundos.

A desfragmentação pró-ativa pode ser ativada ou desativada, de acordo com o desejo e a necessidade do usuário. Uma completa e colorida legenda é exibida na tela do desfragmentador, servindo para que você identifique espaços livres, áreas de troca, informações fragmentadas, etc.

Benchmark

O HDD control permite que você execute uma análise em seu HD, e o software então lhe fornecerá um gráfico (atualizado em tempo real durante a análise) que exibirá a taxa de transferência de seu drive, todas as oscilações e picos, taxa máxima e mínima obtida durante o teste, tempo de acesso em milisegundos, e ainda permitirá que você compare o resultado obtido com uma base de dados da própria Ashampoo. Antes do envio das informações, uma janela avisando a respeito do envio das mesmas aparece, a qual lhe avisa também que nenhuma informação pessoal será enviada.

Assim que você confirma a operação, você é redirecionado a uma página web chamada “Ashampoo HDD Control Online Benchmark”, onde pode visualizar as informações de forma mais detalhada e inclusive conferir a posição de sua máquina em um ranking que contém todas as entradas/benchmarks submetidos ao site. Neste mesmo website, você pode conferir os últimos benchmarks realizados no mesmo HD (marca e modelo) utilizado por você, por outros usuários. Aliás, neste momento, a posição do HD “Samsung HD322HJ” presente na máquina que utilizei para este teste é 251 (dentre 3.568 Samsungs HD322HJ testados até agora).

Limpeza de rastros

O Ashampoo HDD Control também conta com uma ferramenta muito útil, através da qual você pode encontrar de forma rápida e simples evetuais “rastros” deixados durante sua navegação. Cookies, cache, histórico, etc. É possível gerenciar item por item, marcando ou desmarcando o que você desejar, e também refinar a busca, definindo o tipo de item que você deseja buscar e em qual navegador (Internet Explorer, Firefox ou Opera).

É possível também buscar (e eliminar) tudo o que for encontrado de forma total, ou seja, todos os itens em todos os navegadores. A lista exibida fornece, além do nome completo do item e seu thumbnail, sua localização e também o seu tamanho. Senti falta de uma ferramenta que permitisse a busca por determinados termos, aqui, a qual cairia muito bem, aliás.

Eliminação de arquivos redundantes

Para aumentar ainda mais a gama de opções que o HDD Control oferece, a Ashampoo incluiu um utilitário para eliminação de arquivos redundantes, os quais desnecessáriamente ocupam espaço em seu disco rígido. Da mesma forma que na limpeza de rastros, você também pode gerenciar cada item individualmente, marcando ou desmarcando os que desejar, e ainda é possível utilizar diversos filtros: por aplicativo, arquivos temporários do usuário atualmente “logado” no sistema ou de todos os usuários, logs, etc. O software também exibe a quantidade de arquivos encontrados e o espaço que eles estão ocupando no sistema.

Informações adicionais

O Ashampoo HDD Control possui diversas configurações e opções para um perfeito ajuste às necessidades diferentes de diferentes usuários. Exiba ou não o mapa de clusters durante a desfragmentação, altere sua posição, especifique um percentual para que, atingido tal nível, o software automaticamente recomende uma rotina de desfragmentação (caso não esteja utilizando a desfragmentação pró-ativa), especifique para quais drives deseja ativar a desfragmentação pró-ativa, defina de antemão sites cujos cookies jamais deverão ser eliminados, defina percentuais para os diversos avisos/ocorrências, e atingido este percentual o software irá lhe avisar de acordo com a situação encontrada, etc.

Você também pode especificar se deseja exibir a temperatura do HD nas escalas Fahrenheit ou Celsius, definir níveis de temperatura para ser avisado quando seu HD atingir tais níveis, e inclusive definir o que deve ser feito caso o HDD Control se depare com uma situação crítica. O software poderá até lhe enviar um e-mail, bastando para tal que você configure a opção adequada, especificando seu servidor de e-mail, usuário e senha.

Todas as configurações podem ser exportadas e importadas, através de arquivos com a extensão .OPT, o que significa que você pode manter backups de segurança até mesmo de tudo o que alterar no software. O programa também exporta um relatório em formato .TXT contendo os atributos S.M.A.R.T. de todos os discos rígidos monitorados. Enfim, são muitas opções em um software extremamente leve e de fácil utilização.

O HDD Control fica constantemente ativo na bandeja do sistema, caso você assim deseje, e se você posicionar o mouse sobre o ícone do mesmo, poderá conferir rapidamente diversas informações a respeito do seu HD:

Conclusão

Para quem depende de computadores em seu trabalho segurança é essencial, em todos os níveis e situações. O Ashampoo HDD Control, aliado a uma eficiente política de backup, pode ajudar a manter todas as suas informações à salvo de quaisquer problemas.

Samsung HD322HJ

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest