Existe uma série de fatores que podem influenciar a velocidade de sua internet, de sua navegação. Desde ajustes simples no Windows até configurações mais profundas e complexas no sistema operacional, configurações estas com as quais grande parte dos usuários de computadores talvez não se sintam à vontade e/ou nem ao menos saibam como, onde e de que maneira ajustá-las.

Muitas vezes um usuário com uma conexão mediana pode sofrer de lentidões extremas durante sua navegação, lentidões que independem de seu provedor de acesso e se devem única e exclusivamente a problemas, falta de otimização e ajustes finos no Windows. É nestas situações que o Ashampoo Internet Accelerator 3 se torna uma ferramenta muito útil.

O Ashampoo Internet Accelerator 3 possui tanto ferramentas individuais, que permitem o ajuste de diversos parâmetros do Windows visando à melhoria da velocidade de sua internet, quanto uma opção que realiza automaticamente o que for necessário para aumentar a velocidade de sua navegação e downloads, mediante um simples clique.

O software também possui ferramentas adicionais, e dentre elas podemos especificar configurações personalizadas para o Internet Explorer e para o Mozilla Firefox. Sua seção “Overview” exibe a quantidade de conexões de rede de seu PC e também atalhos para suas principais funções, dentre outros itens.

Dentre os valiosos recursos que o Ashampoo Internet Accelerator 3 possui, podemos destacar:

  • Automatic: serão executados ajustes que otimizarão seu sistema operacional e seus navegadores, sendo inclusive possível que você determine o tipo e a velocidade de sua conexão à internet;

  • System: acesso à diversos ajustes no sistema operacional, como por exemplo o valor do MTU (Maximum Transmission Unit), o qual representa o tamanho máximo dos pacotes que seu sistema pode enviar e receber. Aqui, também, você pode testar o MTU de seu sistema, especificando inclusive um host destino para o teste e o TTL (Time to live – o “tempo de vida”, digamos, de cada pacote de dados). Existem também 4 outras abas bem interessantes dentro do grupo de opções “System”, as quais você pode explorar e alterar as opções;

  • Internet Explorer: defina o número máximo de conexões HTTP, ative opções visando ao aumento de sua privacidade enquanto navegando, configure algumas opções relativas à aparência do IE e altere de forma muito fácil a “user agent string”, sendo possível definir o nome de seu browser, compatibilidade e sistema operacional. Isto é muito útil tanto para aumentar sua privacidade quanto para em determinados momentos “enganar” websites desenvolvidos exclusivamente para um único navegador e que limitam o acesso do visitante baseando-se única e exclusivamente na “user agent string”;

  • Firefox: é claro que entre o IE e o Firefox o navegador da Mozilla ganha disparado em recursos, beleza, personalização, segurança, etc, não? Sendo assim, a Ashampoo não esqueceu da rapozinha. Através deste grupo de opções, você pode ajustar o seu Firefox de forma tal que ele trabalhe de maneira muito mais rápida. Por exemplo: defina o tempo que o navegador deverá aguardar (em milisegundos) até que determinada página seja carregada, mude a posição da sidebar, o tamanho das abas e a cor das abas ativas, etc;

  • Tools: aqui você encontra o “Hostfile Checker”, o qual permite que você visualize seu arquivo Hosts e também faça uma busca no mesmo por entradas maliciosas. Vale ressaltar que o arquivo Hosts serve para associar, por exemplo, um endereço web ao IP de seu respectivo servidor. Sendo assim, um malware pode muito bem definir neste arquivo, caso consiga acesso ao mesmo, um destino enganoso e malicioso para determinado endereço ou até mesmo impedir que seu anti-vírus busque por atualizações. Aqui, também, encontramos o Internet Cleaner, que permite a configuração de excessões e possibilita a limpeza de cookies, do cache e do histórico de seus navegadores, e também o “Speed Test”, ferramenta que levará você até uma página web onde será possível medir a velocidade de sua internet (download e upload) e obter o seu IP.

Conclusão

Rápido, leve e extremamente fácil de se utilizar, o Ashampoo Internet Accelerator 3 é uma boa opção para aumentar a velocidade de sua internet sem que você tenha de chamar um técnico, caso não possua os conhecimentos necessários. Ele fornece atalhos para configurações específicas do sistema operacional e permite que você aumente a velocidade de sua navegação e downloads de maneira muito prática e simples.

Para quem não se sente confortável em configurar o que for preciso manualmente, o Ashampoo Internet Accelerator 3 é uma ótima pedida.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest