A cópia de Assassin’s Creed Odyssey utilizada neste review foi gentilmente cedida pela Nuuvem, a maior loja de jogos digitais para PC da América Latina. Lá você pode encontrar não apenas AC: Odyssey, mas também uma série de outros games, incluindo muitas ofertas bacanas.

O catálogo da loja é enorme, e inclui inclusive jogos ativáveis no Steam e no Uplay. Além disso, comprando seus games na Nuuvem através de nossos links (acima), você ajuda bastante o XboxPlus, nós agradecemos imensamente, e nada muda para você. Dê uma olhada!

Obs: confira a primeira e a segunda parte do nosso review de Assassin’s Creed Odyssey através dos links abaixo:

Assassin’s Creed Odyssey é um RPG colossal. Grandioso. Enorme e majestoso em sua ambição de recriar a Grécia Antiga com todas as suas nuances e peculiaridades. No papel de Kassandra ou Alexios, somos inseridos em um mundo em guerra, guerra esta que não poupa o jogador nem um pouco de suas garras sangrentas. Há drama, também, em mais de um momento, e isto faz com que o jogo se torne ainda mais belo, imersivo e imperdível.

Assassin’s Creed Odyssey

O jogador percebe a luta entre as diferentes facções, no jogo, com enorme dureza. Ele sofre enquanto luta de um ou de outro lado, seja do lado de Atenas, seja do lado de Esparta. Percebemos claramente quando líderes autoritários e impiedosos como Cléon, por exemplo, se opõem duramente a democratas como Péricles, sendo que as implicações de tal oposição, por mais que sejam revestidas da natural e já conhecida “capa” de ficção comum à franquia, não passam despercebidas, ainda mais quando nos deparamos com uma Atenas devastada pela peste (este um fato histórico, real).

Assassin’s Creed Odyssey é um verdadeiro RPG, ao colocar o jogador em um universo onde seu personagem pode progredir paulatinamente, subindo gradativamente de nível e tendo sua força e resistência aumentadas, ao mesmo tempo em que é capaz de adquirir e/ou aprimorar espadas, machados, lanças, maças e outros tipos de armas, visando equipará-las ao seu nível.

Ele é um RPG, também, por permitir que moldemos nosso personagem, Kassandra ou Alexios, de acordo com nossas preferências pessoais. Podemos optar pela ação furtiva, assim como podemos optar por fortalecer pontos específicos que tornem nosso personagem mais valioso em combate mais direto, corpo a corpo ou com o uso de armas. Podemos também conferir atributos específicos de quaisquer armas e equipamentos, como por exemplo níveis de resistência a elementos como fogo e veneno, DPS (danos por segundo), etc. Podemos, aliás, optar por itens com base em seus níveis de DPS, obviamente, independentemente do nível de raridade do mesmo (normais, lendários, raros, etc). Muitas vezes, por exemplo, armamentos de níveis inferiores causam níveis de danos maiores, caso sejam raros ou lendários.

Assassin’s Creed Odyssey

Existem também os entalhes que podem ser adquiridos nos ferreiros, os quais conferem vantagens extras a armas, capacetes, braceletes, cotas de malha, etc. Entalhes que garantem percentuais específicos de dano crítico, danos extras ligados a vários elementos, proteção maior contra fogo ou ataques à distância, etc. Tais entalhes, vale ressaltar, exigem também o uso de elementos obtidos através de looting.

Assassin’s Creed Odyssey

Não existem classes, em Odyssey, mas existe a possibilidade de criarmos personagens com diferentes estilos de luta e de modos de ação. Existem habilidades passivas, as quais, como o próprio nome já deixa bem claro, funcionam automaticamente, sem a ação do jogador, melhorando atributos como saúde, resistência a elementos diversos, melhoria de mira, etc, e existem também habilidades ativas, as quais devem ser acionadas pelo jogador em momentos de necessidade, como por exemplo o chute espartano, o envenenamento das lâminas, com o objetivo de causar danos extras nos inimigos, o controle das flechas em primeira pessoa, visando maior precisão, e a habilidade que permite que removamos, à força, o escudo dos adversários, para deixá-los mais expostos aos nossos ataques.

E estes são apenas alguns poucos exemplos, pois o jogo conta com mais de 40 habilidades distintas, muitas delas divididas em sub níveis, que podem ser atingidos em momentos diferentes pelo jogador. Isto sem falar na possibilidade de, à qualquer momento, redefinirmos todo o nosso esquema de habilidades, gastando algumas poucas Dracmas, e remodelarmos totalmente nosso personagem, caso não estejamos apreciando o modo como ele está atuando e/ou caso desejemos alterar drasticamente nossa abordagem.

Assassin’s Creed Odyssey

Em Assassin’s Creed Odyssey também existe uma enorme profundidade no que diz respeito à narrativa e ao universo, algo bastante comum em vários títulos e franquias pertencentes ao gênero RPG, como por exemplo The Witcher 3, Mass Effect, The Elder Scrolls V: Skyrim, Dragon Age, etc. Existe profundidade também no tocante aos personagens, protagonistas ou não, e podemos nos deparar inclusive com missões secundárias capazes de renderem excelentes momentos, repletos de emoção, de raiva, de sentimentos os mais diversos.

No jogo, também devemos constantemente correr atrás de loot. De elementos para crafting. Somos obrigados a recolher elementos como tecido, madeira, couro (através da caça), ferro, pedras preciosas e diversos outros, caso desejemos aprimorar nossas armas e equipamentos, bem como nosso navio, o Adrasteia. Ferreiros funcionam também como mercadores, locais onde podemos vender todas as quinquilharias que encontramos e coletamos no mundo do jogo, além de permitirem que nosso equipamento seja aprimorado e equiparado com o nível no qual nos encontramos.

Assassin’s Creed Odyssey

Aliás, atenção especial deve sempre ser dada aos níveis: é bastante complicado chegar, por exemplo, ao nível 30, e continuar utilizando equipamentos de nível 20, por exemplo, uma vez que os inimigos com os quais você irá se deparar quando em tal nível mais alto fatalmente utilizarão armas e armaduras mais fortes e resistentes. Inimigos de níveis mais altos que o seu também devem ser observados com cautela, principalmente os mercenários, geralmente capazes de utilizar métodos diferentes de combate e ferramentas e outros itens que os distinguem dos demais inimigos com os quais nos deparamos, como por exemplo bombas incendiárias.

A Ubisoft conseguiu, finalmente, transformar a franquia. Após Assassin’s Creed Origins, a série assume, verdadeiramente, ares de um grande RPG. Temos diálogos, podemos realizar uma série de escolhas, e muitas delas afetam o desenrolar da história. Temos também, com base em nossas decisões ao longo da trama, finais diferentes, e temos respostas diferentes de diferentes personagens dependendo daquilo que escolhemos durante os diálogos, dependendo do modo de ação que resolvemos tomar.

Assassin’s Creed Odyssey

O modo exploração, além disso, tornou o gameplay bem mais desafiador, ao exigir do jogador mais atenção ao mundo no qual está inserido. Ao fazer com que ele explore este mundo e se depare, quem sabe, com motivos extras, no caminho até seu destino, para mais aventuras, para mais exploração, para mais lutas, para mais decisões e escolhas morais difíceis.

Kassandra, no meu caso, até se deparou outro dia com um momento muito interessante durante uma determinada missão. Eu fui obrigado a responder a uma série de perguntas feitas por um NPC, perguntas estas todas relacionadas a acontecimentos prévios que eu experimentei enquanto na pele da guerreira espartana.

Assassin’s Creed Odyssey

Detalhe: todas as respostas deveriam ser dadas dentro de um período predeterminado de tempo (havia um timer em tela), e todas elas deveriam corresponder a informações prévias que haviam me sido fornecidas por quem me indicou tal personagem, o qual eu deveria coagir. Respostas erradas, nesta ocasião, fatalmente resultariam na falha da missão, é fácil perceber. Ou, pelo menos, em maiores dificuldades, uma vez que o que estava em jogo não era pouca coisa.

O grinding é quase que uma constante, no game, e isto pode até mesmo assustar alguns jogadores. Muitas vezes, você atingirá determinado nível e perceberá, no entanto, que suas armas e equipamentos estão um, dois ou até mesmo três níveis abaixo. É preciso ter cautela, aqui, uma vez que recursos são exigidos para o upgrade de tudo isto (couro, ferro, etc), recursos estes que devem ser adquiridos através da caça e do looting.

Assassin’s Creed Odyssey

Muitas vezes você se sentirá até mesmo “underpowered” frente aos inimigos que tem pela frente, caso não tenha tido o devido cuidado no que diz respeito ao grinding e à todos os aspectos envolvidos no mesmo. Sim, isto é uma necessidade, como em vários outros RPGs, e você terá de “perder” algum tempo com estes detalhes caso deseje estar sempre à altura dos desafios que virão.

Assassin’s Creed Odyssey

Experimente, por exemplo, encarar inimigos de níveis muito maiores que o seu (sempre indicados com o símbolo de uma caveira), e você se verá em maus lençóis. É natural que você, então, pare um pouco, repense seu modo de agir, foque em missões paralelas e em outras atividades que te fornecerão o básico para encarar os tais desafios.

Mas Assassin’s Creed Odyssey tem em si as bases sólidas de um grande RPG. Ele é também fundamentado em grandes ambições, ambições estas que já começam a ser delineadas quando nos damos conta da origem de seus protagonistas, ambos netos do grande Rei Leônidas, de Esparta. Me pergunto, enquanto jogo Odyssey, o que terá nas mangas a Ubisoft para os próximos jogos da série.

Assassin’s Creed Odyssey

Mas vamos que vamos. A Grécia Antiga nos aguarda.

Obs: confira a primeira e a segunda parte do nosso review de Assassin’s Creed Odyssey através dos links abaixo:

Ficha técnica

Título: Assassin’s Creed Odyssey

Gênero: aventura, ação, mundo aberto, RPG

Desenvolvedora: Ubisoft Quebec

Publisher: Ubisoft

Data de lançamento: 05 de Outubro de 2018

Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One

Versão analisada: PC

A cópia de Assassin’s Creed Odyssey utilizada neste review foi gentilmente cedida pela Nuuvem, a maior loja de jogos digitais para PC da América Latina. Lá você pode encontrar não apenas AC: Odyssey, mas também uma série de outros games, incluindo muitas ofertas bacanas.

O catálogo da loja é enorme, e inclui inclusive jogos ativáveis no Steam e no Uplay. Além disso, comprando seus games na Nuuvem através de nossos links (acima), você ajuda bastante o XboxPlus, nós agradecemos imensamente, e nada muda para você. Dê uma olhada!

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest