Booster Trooper é um indie game desenvolvido pela DnS Development e lançado no Steam em Abril passado. Trata-se de um jogo com elementos de ação e aventura, que conta com adicionais tais como, por exemplo, a presença de um jetpack. Booster Trooper possui modos singleplayer e multiplayer, e é possível escolhermos dentre 12 mapas, cada um deles possuíndo características, cenários, dificuldades e facilidades diferentes.

O game na verdade também pode ser enquadrado no gênero plataforma, e muitas vezes lembra um pouco o XBLA Shadow Complex, principalmente devido ao posicionamento da câmera e a alguns elementos in-game que você vai logo descobrir, quando jogá-lo. O título da DnS Development possui algumas peculiaridades bem interessantes, como por exemplo a total customização das partidas, mesmo as singleplayer, sendo possível escolher o mapa, a quantidade de bots, o tipo de jogo, o tempo para respawn, a quantidade de bots, a duração da partida, etc. Trata-se de um indie game muito interessante.

Jogabilidade

Em Booster Trooper cada cenário é uma arena. Uma arena onde, seja no multiplayer ou no singleplayer, você terá de se manter vivo pelo máximo de tempo possível, eliminando seus inimigos, além disso (principalmente). Os controles são os já conhecidos por qualquer jogador de FPS: W, A, S, D, com a diferença de que o W serve para acionar o jetpack. Para pular, utilize a barra de espaços. Para se agachar utilize o “S” e troque de arma com o botão de scroll de seu mouse ou então através do “Q”. Atire com o “X” ou, de maneira mais fácil ainda, utilize o botão esquerdo do mouse.

Uma das coisas mais bacanas em relação à jogabilidade de Booster Trooper é o fato de que você pode se movimentar em uma direção e atirar em direção a outra. A mira permanece sempre presente na tela, independentemente de sua movimentação, sendo controlada pelo mouse. Por exemplo, corra para a esquerda, mova seu mouse para a direita e atire. São diversas as possibilidades, e tudo isto, aliado à utilização do jetpack, faz com que você consiga realizar movimentos muito interessantes e úteis, durante o combate.

Vale ressaltar que quando agachado você consegue maior precisão enquanto atira. O grande problema, muitas vezes, é conseguir o tempo necessário para tal, sem que algum inimigo acabe com você. Mas nunca custa tentar. Vale lembrar também que o jetpack possui um tempo de recarga, ou seja, você o utiliza até que ele “descarregue”, e aí, ele deixa de funcionar e você cai, esteja onde estiver. Mas o tempo de recarga é rápido, e você pode acompanhar a utilização do jetpack e o quanto de combustível ainda resta através de um pequeno medidor azul exibido ao lado do personagem, sempre que o equipamento é utilizado.

Jogando Booster Trooper

Booster Trooper é um game onde tudo ocorre em arenas, como eu já disse acima. Esteja você jogando contra bots ou contra jogadores reais, em partidas multiplayer, cada cenário é uma espécie de arena, com limites verticais e horizontais bem definidos. Mas isto não impede a diversão nem tampouco torna o game menos interessante. O propósito deste título da DnS Development é este mesmo: partidas rápidas, arenas/cenários repletos de inimigos e muita adrenalina.

Antes de cada partida, você pode escolher diversos aspectos em relação à mesma, além dos que eu já mencionei no início deste review. Você pode escolher o sexo do seu personagem, a arma primária e a arma secundária que utilizará no game, incluindo lança-foguetes, rifles de precisão, shotguns, pistolas, explosivos, e até mesmo escolher a cor da armadura do seu Trooper.

A maior parte do tempo você passará correndo, se movimentando sem parar, voando, saltando, pulando de um nível ao outro das construções existentes no cenário, etc. Tudo visando perseguir seus inimigos e deles se desviar. Vale ressaltar que você não morre devido a quedas. Se o combustível de seu jetpack acabar e você estiver localizado, digamos, em um ponto bem alto sem nenhuma plataforma servindo de apoio, você simplesmente cairá e sua armadura gentilmente amortecerá a queda. Booster Trooper é um indie game divertidíssimo. Um título que possibilita (ou obriga) a utilização de diferentes técnicas com cada uma das armas que você utiliza. Cada uma delas possui sua respectiva força, alcance e nível de precisão.

É muito interessante observar como os projéteis disparados por sua pistola, por exemplo, sofrem a ação da gravidade e após o disparo começam a cair, meio que descrevendo uma elipse enquanto no ar. Isto torna a mira até mesmo mais difícil, e aumenta a necessidade de treino por parte do gamer. E não pense que o game foge à realidade, digamos: dispare um foguete contra uma parede próxima e se suicide. 🙂

Menus

Os menus de Booster Trooper são organizados e diretos. Você não se perde em meio a um monte de opções confusas. Quer ajustar a resolução? Entre em “Options ==> Graphics” e vá direto em “screen resolution”. Nada de menus e submenus. Todos os botões possuem um efeito metálico muito bonito, e se iluminam conforme você posiciona o mouse sobre eles. É possível navegar pelos menus utilizando somente o mouse, e até mesmo na tela de configurações da partida a facilidade é enorme. Costumo prestar bastante atenção neste quesito, em um game, e os menus de Booster Trooper me agradaram bastante.

Gráficos e trilha sonora

Os gráficos de Booster Trooper são muito bonitos. Os efeitos de explosão são extremamente cativantes, e quando você dispara um foguete, por exemplo, é possível acompanhar o rastro de fumaça deixado pelo mesmo, bem como o fogo em sua cauda. Os efeitos de sombra são muito bonitos, mas o destaque fica por conta da iluminação.

Todos os cenários são extremamente bem iluminados e percebe-se que foi tomado um grande cuidado em relação à água e aos reflexos. A iluminação de Booster Trooper, de alguma forma, me lembra de Zombie Driver, da EXOR Studios. Talvez devido ao conjunto formado pela paleta de cores + iluminação, não sei, mas Zombie Driver me vem à cabeça sempre que jogo Booster Trooper. Este é um ponto negativo? Claro que não! 🙂 Com cenários, climas e construções variadas, cada mapa, ou arena, proporciona uma experiência única e divertida. Só senti falta de ítens destrutíveis no cenário, o que, com certeza, tornaria a diversão ainda maior. Fica aqui a sugestão para a DnS Development.

A trilha sonora é, como o próprio game, cheia de adrenalina. Introduções com um tema orquestral épico e trilha sonora in-game eletrônica e movimentadíssima, ajudando a criar o clima perfeito para cada uma das disputadas e difíceis partidas.

Modos de jogo

Jogando offline, é possível escolher dentre os modos Deathmatch, onde é “cada um por si”, e Team Deathmach, onde você joga em equipe. Já no modo online, é possível escolher também os modos Deathmatch e Team Deathmatch, e os modos “Destroy the beacon”, onde um certo objetivo deve ser destruído, e o tradicional modo “Capture the flag”.

Conclusão

Booster Trooper é um game muito divertido e bonito. Se você procura diversão com muita adrenalina, e quer jogar partidas rápidas e repletas de movimento, este game é para você. Ele custa US$ 9,99 no Steam, e conta com mais de 250 Steam Achievements!

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest