No mundo dos games, desenvolvedores tentam simular uma série de situações de nossa vida diária. Situações, empresas, profissões, esportes, etc. Nós temos simuladores de vários tipos, para os mais variados gostos, estilos e bolsos. Nós temos simuladores de voo, de corrida, de construção, navais, de pesca, de caça, policiais, de trens, militares (série Arma), etc. Existem também simuladores de cidades, é claro, e aqui podemos mencionar, por exemplo, Sim City e Cities Skylines. De qualquer forma, a lista é longa.

Existem também simuladores com veículos focados em certas profissões. Este é o caso, por exemplo, de Euro Truck Simulator 2 e American Truck Simulator, dois fantásticos simuladores de caminhões que já me proporcionaram muitas horas de diversão e deleite. E existem também simuladores de ônibus urbanos, como aqueles pertencentes à série Bus Simulator, da Astragon.

Eu analisei Bus Simulator 16 dois anos atrás, e realmente o apreciei. E agora, felizmente, tive a oportunidade de jogar e analisar o último jogo da franquia, Bus Simulator 18, lançado no último dia 13 de Junho, exclusivamente para PC. O jogo está disponível no Steam, e custa R$ 65,99. E, ao contrário do que aconteceu com sua última versão, desta vez temos interface e legendas no velho e bom português do Brasil, o que certamente vai agradar a uma grande parcela dos jogadores, especialmente aqueles que não tem lá muita intimidade com o idioma de William Shakespeare.

Bus Simulator 18

Bus Simulator 18 também foi desenvolvido pelo estúdio austríaco Stillalive Studios, e publicado pela publisher alemã Astragon Entertainment. O novo simulador de ônibus conta com um grande número de melhorias quando comparado com seu predecessor, e logo de início vale a pena destacar o novo motor gráfico.

Sai a engine Unity e entra a Unreal Engine 4, da Epic Games. Nós também temos mais licenças (todos os interiores e exteriores são recriados mediante permissão dos respectivos fabricantes dos veículos). Enquanto em BS16 nós tinhamos MAN and Mercedes-Benz, em BS18 temos ônibus dos seguintes fabricantes:

  • MAN;
  • Setra;
  • Iveco;
  • Mercedes-Benz;

Bus Simulator 18

O mundo de Bus Simulator 18 é também muito maior que aquele de Bus Simulator 16. Enquanto neste últimos tínhamos algo em torno de 5.9 km², temos agora cerca de 15 km² na última versão, o que representa um incremento e tanto.

Além disso, BS18, que conta com suporte a modding e ao Steam Workshop, conta com mais possibilidades neste quesito, ponto no qual é também mais user-friendly (a própria desenvolvedora está divulgando uma série de tutoriais e vídeos a respeito, por falar nisso). BS18 também conta com mais sons. São centenas, ao invés das dezenas que tínhamos em BS16, incluindo sons ambiente e sons dos veículos.

Os gráficos de BS18 também estão mais bonitos, graças também à Unreal Engine 4. Infelizmente, e no entanto, não espere por gráficos realistas, texturas em altíssima resolução e coisas do tipo. Existem melhorias, e elas são óbvias. Hoje mesmo abri BS16 por alguns minutos no meu computador e percebi o quão “feio” ele se parece quando comparado com seu sucessor.

Bus Simulator 18

BS18 está muito mais bonito, com melhores texturas, com melhores efeitos de partículas e reflexos, além de simulações climáticas que, agora sim, fazem toda a diferença do mundo. Dirigir à noite e sob chuva, por exemplo, é muito bacana. A iluminação do jogo está muito melhor, além disso, só para citar algo que me desgostava bastante no último game da franquia. Sob chuva, você percebe o asfalto molhado. Poças d’água são extremamente aparentes, o céu nublado agora sim passa uma grande impressão de realismo (mas, claro, esqueça Crysis e outros títulos do gênero aqui, por favor), e as gotas d’água escorrem belamente pelo para-brisa de nossos veículos pesados.

Ao contrário do game lançado em 2016, onde percebíamos pouquíssimas diferenças no horário do dia, no tempo (chuvoso ou não), além da própria chuva em si, aqui tudo mudou, e agora as diferenças são muito mais perceptíveis (e notáveis). A folhagem, também, está muito mais bonita.

Não posso, entretanto, dizer que me sinto satisfeito em relação àquilo que desejava quando analisei BS16:

Sinceramente, por falar nisso, confesso que gostaria muito de vê-lo (ou a algum título similar) em uma engine poderosa, com texturas fenomenais, rodando em altas resoluções, com ônibus recriados com altíssimo nível de detalhes.

Bus Simulator 18

Bem, assim que você inicia o jogo, um belo tutorial começa, o qual te fornecerá os princípios básicos do game. Você terá de criar sua própria empresa de transportes, e começa o jogo com um ônibus simples da Mercedes-Benz (modelo Citaro) e 20 mil Euros em caixa. A cidade onde tudo transcorre se chama Seaside Valley, e ao que tudo indica, a empresa que prestava serviços de transporte público anteriormente não fez um bom serviço.

Durante o tutorial, várias informações relacionadas são fornecidas, e além dos controles (prepare-se: são muitos botões), você ficará sabendo que diversas “missões”/contratos deverão ser cumpridos para que você obtenha acesso a novas áreas da cidade, novos ônibus, novas cores e decalques para personalização dos mesmos e mais uma série de elementos cosméticos.

Você também manterá contato direto com um representante da prefeitura, o qual te instruirá a respeito das conexões entre os bairros e as regiões e das necessidades da cidade no que diz respeito ao transporte público via ônibus.

Bus Simulator 18

Bus Simulator 18 é totalmente construído em cima dessas missões. Você tem acesso a um editor de rotas, através do qual planeja os trajetos e escolhe os pontos onde seus ônibus irão parar. É possível criar linhas circulares, também, a fim de melhorar a rentabilidade e a satisfação dos usuários, e também é possível editar tais linhas sem maiores problemas, alterando a sequência dos pontos, incluindo ou excluindo pontos novos (aqueles desbloqueados) e até mesmo reestruturando totalmente as rotas.

Cumprindo missões, você obterá acesso a novas áreas da cidade. Porto, áreas rurais e urbanas, áreas industriais e comerciais, etc: está tudo lá, pronto para ser desbravado pelo intrépido jogador. O jogo também funciona com base na satisfação dos usuários. A cada rota percorrida, você recebe uma determinada pontuação (em estrelas), dependendo de sua atuação enquanto motorista. O jogo (e os passageiros) avaliam uma série de quesitos, tais como, por exemplo, pontualidade, respeito à sinalização de trânsito, utilização correta das setas de alerta, atenção aos deficientes físicos, frenagens suaves, paradas próximas às guias, etc.

Tudo isto rende uma certa quantidade de XP (pontos de experiência), e é assim que você vai evoluindo e subindo de nível em Bus Simulator 18, obtendo então acesso a novos itens (incluindo novos ônibus e marcas).

Bus Simulator 18

É claro: o oposto também é verdade, e deslizes fazem com que você perca estrelas. Passe por faróis vermelhos, não dê as setas corretamente, passe por cima de buracos com tudo, dirija em velocidades acima das permitidas nas diversas áreas, e você perderá XP. Isto sem falar em problemas mais sérios que envolvem perdas financeiras: colisões e atropelamentos, por exemplo, também podem fazer com que você perca uma boa quantidade de dinheiro.

Vale ressaltar que além de motorista, você também trabalhará como faxineiro, recolhendo lixo que usuários porventura deixam no ônibus. Você também terá de, eventualmente, parar o veículo bem no meio da rua para solicitar delicadamente a um passageiro descuidado que abaixe o volume de seu som. E, sim, você também poderá verificar os tickets dos passageiros e assim, de repente, descobrir eventuais “sonegadores de tarifa”, tarefa esta que sempre rende pontos de experiência a mais (além de mais dinheiro ao final da viagem).

Bus Simulator 18

Com o tempo, você poderá criar uma série de rotas, a pedido da prefeitura ou não. Você poderá/deverá ligar bairros residenciais a áreas industriais. Você poderá interligar regiões diversas ao porto. Você poderá interligar bairros. Você poderá criar também rotas as mais diversas, conforme bem desejar. E será possível, portanto, adquirir ônibus extras, contratar motoristas e ter linhas funcionando sozinhas e gerando renda para sua empresa (você poderá dirigir por estas linhas sempre que desejar – o jogo é totalmente aberto neste sentido).

Vale lembrar que as missões impostas pelo jogo incluem, além da interligação de diversas áreas da cidade, determinados detalhes que devem ser observados com o máximo de atenção. Determinadas áreas exigem um número mínimo de pontos, enquanto outras podem contar com um número máximo. Também pode ocorrer de uma rota completa comportar um número máximo de paradas, no total, e aí vai do jogador otimizar o processo como um todo a fim de cumprir com os objetivos sem prejuízos e atrasos. Também é possível que missões exijam que várias rotas contem com motoristas extra, todas gerando renda com os mesmos.

Bus Simulator 18

A inteligência artificial de BS18 é bem bacana, e também devido a isto, você irá se deparar com congestionamentos. Muitas vezes, cruzamentos sem semáforos resultam em uma verdadeira bagunça, e você se verá então em uma fila repleta de carros, ônibus e caminhões avançando lentamente, todos tentando se livrar daquele “problema”. Isto é um tanto quanto “grave”, se pararmos para pensar que todas as rotas possuem seu próprio cronograma e tempos previstos de chegada em cada ponto. Claro, não se trata de um problema, e sim de uma dificuldade a mais imposta pelo jogo, a fim de tornar a brincadeira mais desafiadora.

Bus Simulator 18

Veículos também respeitam quando você vai sair de um ponto e ativa o pisca-alerta: eles aguardam até que você saia. Carros e ônibus também param em faixas para pedestres, caso estes estejam atravessando com a maior calma do mundo (o que pode ser um tanto quanto irritante). Outra demonstração clara da IA bacana do game acontece em estradas esburacadas: pode acontecer do jogador precisar invadir a pista da esquerda (afinal, passar sobre buracos resulta em reclamações dos passageiros e em menos XP ao final do percurso), e nestes momentos, é possível perceber que os carros que estão vindo em sentido contrário param ou então desviam. A inteligência artificial de BS18 também impede, eventualmente, que veículos parem bem no meio de cruzamentos, portanto, prepare-se para mais engarrafamentos.

Bus Simulator 18

Os passageiros, NPCs infelizmente nada bonitos (os modelos são bem feios, mesmo – e até parece que foram reaproveitados de BS16), costumam conversar bastante dentro do ônibus, e você pode escutar todas estas conversas. Algumas vezes, tudo isto chega a ser bastante irritante, pois você pode ouvir em uma mesma viagem duas ou três vezes o mesmo comentário sobre a tal série “Winter of Passion”.

Eles também reclamam com você: passe sobre buracos ou lombadas e receba reclamações (além de menos estrelas e XP). Colida com outros veículos e ouça reclamações algumas vezes até engraçadas. Bem, eles também podem elogiar você: pare sempre próximo à guia, por exemplo, e seja sempre pontual. Ah sim, e você também poderá lidar (caso deseje, a opção pode ser desligada nas opções do jogo) com a máquina de tickets, imprimir os mesmos para os passageiros que os solicitarem e fornecer os devidos trocos, no momento da aquisição (cuidado para não dar troco errado).

Agora também é possível definir uma série de opções extras antes de iniciar qualquer rota (isto também é algo que não existia em Bus Simulator 16). Você pode escolher, por exemplo, se deseja dirigir de dia, de noite, de dia com chuva, em um dia ensolarado e chuvoso, ou ao alvorecer. Aqui, também é possível especificar se o início do percurso acontecerá direto no primeiro ponto da rota, ou se você deseja dirigir desde a garagem até o ponto inicial (opção que garante sempre XP a mais).

É aqui também que você especifica o percurso em rotas circulares, e se alguns assistentes deverão ser ativados ou desativados. Por exemplo, você pode trocar o câmbio de automático para manual, pode desativar o limitador de velocidade (tendo aí de ficar atento às placas indicadoras de velocidades limite), etc.

Bus Simulator 18

O jogo conta com uma tela de estatísticas, vale destacar, e nela é possível conferir o andamento da empresa. Total em caixa, gastos com manutenção, rendimento individual de rotas e de motoristas contratados, etc. É muito bacana observar o crescimento da empresa por aqui, principalmente se você perseguir realmente os objetivos sugeridos pela prefeitura.

Falando agora a respeito de problemas, é realmente uma pena (não que isto diminua a diversão ou a qualidade do jogo) que não tenhamos ainda (apesar da mudança para a UE4) um jogo com gráficos mais bonitos e/ou realistas, apesar das diferenças/melhorias gritantes em relação a Bus Simulator 16. Eu ainda aguardo pelo dia em que a Stillalive Studios e a Astragon nos entreguem algo próximo disso.

Vale também destacar a chatice que muitos passageiros representam. Muitos dos diálogos que ouvimos durante as viagens são chatos. Muitos são nonsense (sim, você ouvirá várias vezes a frase “aquilo era um, um… fantasma?”). Muitos passageiros também acabam atrapalhando a viagem ao permanecer bem no meio das portas, e aí, você deve levantar de seu assento e ir até eles, solicitando que desocupem o caminho para que a porta possa ser fechada (mas aqui talvez estejamos falando a respeito de uma dificuldade a mais imposta pelo jogo, e não de um problema propriamente dito).

Bus Simulator 18

Há também alguns bugs com alguns veículos. Muitas vezes, você chega em um ponto e já existe um ônibus realizando o embarque e o desembarque de passageiros. Até aí tudo bem, trata-se de um procedimento normal: ele termina e você entra. Deveria ser assim, como geralmente é. Acontece que algumas vezes o motorista do tal outro ônibus fecha todas as portas e não sai do lugar. Você tem seu cronograma, você tem seu horário, então, isto é um problema. Aí, de repente, do nada, o tal ônibus simplesmente desaparece, do nada. Ele some.

Há também alguns problemas com o sistema de colisão de Bus Simulator 18: não foi uma nem duas vezes em que vi um ônibus com a parte dianteira literalmente dentro da parte traseira de outro. Não há também um ciclo climático como em Euro Truck Simulator 2, onde você está dirigindo sob um sol ardente e de repente percebe o tempo virando, a chuva chegando e os pingos d’água começando a cair. Aqui, tudo o que você pode fazer é escolher o tipo de clima no seletor de opções que mencionei acima.

Existem também NPCs em faixas de pedestres que causam verdadeiros engarrafamentos. Eles simplesmente permanecem lá, parados, e a IA do jogo não permite que os veículos que estão na sua frente avancem (você pode perceber tudo isto através das várias opções de câmera do jogo, que incluem uma opção livre – bem diferente da rigidez que sentíamos neste sentido no jogo anterior da franquia). Aí, de repente, os tais NPCs simplesmente desaparecem (mas aí, você já perdeu tempo valioso).

Bus Simulator 18

Em alguns momentos, também, cruzamentos malucos são experimentados pelo jogador: nenhum dos lados avança e você fica lá, na fila, aguardando por diversos minutos até que algum “milagre” faça com que a situação se desenrole.

Há também um problema bem chato no jogo: quedas de framerate ocasionais e bem bruscas. Este, no entanto, já é de ciência da desenvolvedora, a qual já está trabalhando no mesmo (bem como em outros problemas) para o lançamento de um patch.

Há também uma sensação estranha ao pilotar os ônibus no game: não temos a sensação, aqui, de estarmos no controle de veículos grandes e pesados, diferentemente do que acontece em Euro Truck Simulator 2, por exemplo. A sensação que temos é a de estarmos no comando de “caixas de lata”, sem peso algum.

Bus Simulator 18

Há também suporte a partidas multiplayer em BS18, e de acordo com o que consta na descrição do jogo no Steam, é possível “em tempo real viajar pelos 12 distritos e 15km² de rotas na área urbana livremente acessível com até 3 amigos e, assim, promover o seu serviço“.

Bus Simulator 18, no entanto, é um jogo extremamente agradável e relaxante (guardadas as devidas restrições no que diz respeito aos engarrafamentos, causados por bugs ou não). Mais bonito que seu antecessor, mais divertido, mais variado e repleto de elementos capazes de agradar aos entusiastas do gênero (e até mesmo de atrair novos jogadores).

Nem mesmo o fato de não termos gráficos de ponta me perturbaram. Posso dizer isto sem medo, uma vez que as qualidades do jogo suplantam este “problema” e o transformam em um must have, pelo menos para mim, que sou grande entusiasta do gênero ao qual ele pertence. Esta é uma franquia que eu certamente irei acompanhar.

Ficha técnica

Título: Bus Simulator 18

Gênero: simulador

Desenvolvedora: stillalive studios

Publisher: Astragon Entertainment GmbH

Data de lançamento: 13 de Junho de 2018

Plataformas: PC

Versão analisada: PC

E aqui você pode dar uma olhada no Steam Workshop do game, o qual já conta inclusive com um novo ônibus. E abaixo segue o trailer de lançamento:

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest