A iolo technologies é uma empresa de desenvolve softwares utilizando tecnologia de ponta. Seus produtos já ganharam diversos prêmios, e o System Mechanic, aplicativo para otimização e correção dos mais diversos tipos de problemas no Windows, que atualmente se encontra em sua versão 9.5 (muito em breve será lançada sua versão 10), é uma ferramenta poderosa, silenciosa e repleta de utilitários.

A iolo technologies também desenvolve outros aplicativos, e neste review, resolvi escrever a respeito de dois deles, o DriveScrubber e o Search and Recover, dois softwares que, de certa forma, se completam. Enquanto o DriveScrubber serve para apagar arquivos de forma definitiva, o Search and Recover realiza o procedimento contrário, desde que, é claro, os arquivos que você desejar  recuperar não tenham sido definitivamente eliminados através do DriveScrubber ou de outro software semelhante.

A utilização dos dois aplicativos é muito simples e, como sempre, rápida, como já é comum a todos os softwares desenvolvidos pela iolo technologies. Ambos os programas possuem belíssimas e extremamente organizadas interfaces, com informações completas a respeito de cada recurso, e botões que conduzem o usuário diretamente à funcionalidade desejada, sem muitas “voltas”.

DriveScrubber – Apague arquivos de forma definitiva

Todos sabemos que o simples ato de apagar um arquivo não o elimina de seu HD. Nem  mesmo quando você limpa a lixeira do Windows você eliminou o arquivo de seu HD. Ele continua lá. Apenas a referência para o mesmo foi eliminada da tabela de alocação de arquivos.

Os dados, entretanto, ou seja, o arquivo e todas as informações que ele contém, permanecem no HD, e se você, digamos, se livrar de um computador velho sem os devidos cuidados, poderá de repente se ver em maus bocados caso este caia em mãos erradas e arquivos contendo informações confidenciais ainda existam no HD do mesmo. Bastará que alguém mau intencionado utilize a ferramenta adequada para recuperar todos os seus dados e informações sensíveis.

Quando você apaga um arquivo de seu HD o sistema operacional determina que o espaço anteriormente ocupado pelo mesmo seja definido como espaço livre. Entretanto, os dados “hipoteticamente” eliminados somente serão realmente apagados realmente caso novos dados sobrescrevam tal informação.

Mesmo quando você formata seu HD, ainda é possível que, através da utilização das ferramentas corretas, qualquer pessoa ou empresa especializada recupere todos os seus dados antigos. Trata-se de um enorme problema, e a utilização de ferramentas como o DriveScrubber pode evitar este tipo de risco. Resumindo, o DriveScrubber funciona da seguinte maneira: ele apaga o arquivo sobrepondo todos os seus rastros deixados no HD, todas as informações, com caracteres escolhidos de forma aleatória.

Ele pode “escrever” caracteres aleatórios sobre a antiga informação diversas vezes, e a cada operação ele faz com que os dados se tornem menos legíveis ainda. E tudo isto lembrando sempre que a primeira operação já sobrescreve totalmente os dados por caracteres “sem sentido”, digamos. Ou seja, mesmo estes caracteres sem sentido vão se tornando mais sem sentido ainda. Trata-se de algo, digamos, “sem sentido”, mas que no final das contas fará todo o sentido caso seu HD caia em mãos erradas. 🙂

Por padrão, o DriveScrubber realiza esta operação de sobreposição de dados 7 vezes, quando você roda o aplicativo. Mas isto pode ser incrementado para até 100 vezes. Ou seja: privacidade total quando você vender seu computador usado ou até mesmo jogá-lo fora, dependendo de seu estado.

O DriveScrubber pode realizar esta operação em diversos dispositivos de armazenamento conectados ao seu computador, além do disco rígido. Desde cartões de memória até pendrives: você pode efetuar uma limpeza completa em diversos dispositivos. O DriveScrubber pode realizar o “serviço completo”, através da opção “Wipe all contents of a drive”, eliminando todas as informações de seu HD de forma completa. Cada setor do disco rígido será revisto e sofrerá a ação do software, de forma tal que, finda a operação, você terá em mãos um novo disco, que poderá até mesmo ser oferecido de presente ao seu pior inimigo. 🙂 Você pode inclusive escolher o(s) dispositivo(s) de armazenamento no(s) qual(is) deseja realizar a operação, ou realizar o procedimento de forma individual.

Também é possível rodar o DriveScrubber para eliminar espaço não utilizado em seu HD, através da opção “Wipe free space of a drive”. Ou melhor, aqui estamos falando de espaço utilizado, mas por arquivos que permanecem como “fantasmas” em seu HD. E finalmente existe uma opção no DriveScrubber que permite que você crie um disco de boot, o qual deverá ser utilizado antes que você utilize o recurso “Wipe all contents of a drive”.

Você também pode ativar o “Incinerator”, e ter em sua área de trabalho um “balde negro” para onde você poderá arrastar qualquer arquivo que deseje eliminar de forma definitiva. Isto é muito útil, e o processo é muito rápido. Dependendo, é claro, da quantidade de dados a ser “incinerada”.

Em relação aos dados que o DriveScrubber irá utilizar para sobrescrever as informações que você deseja, de forma tal a torná-las ilegíveis, é possível utilizar o modo usual, que utiliza um padrão que segue as normas do Departamento de Defesa dos Estados Unidos quando o assunto é eliminação de dados, ou então definir seu próprio padrão de caracteres. Minha dica: fique com o modo padrão, pois quando o assunto é segurança, não é legal tentar “inovar”. 🙂

O DriveScrubber é uma ferramenta fantástica, que realiza uma análise antes de qualquer operação, lhe apresenta um relatório completo, incluindo um gráfico auto-explicativo, e permite que, a partir daí, você tome as ações que achar ou não necessárias. O aplicativo custa US$ 19,95, e a licença dá direito a utilizar o software por um ano. Vale ressaltar que a iolo technologies trabalha muito com este conceito de prestação de serviços, e não com a venda de software.

Ela possui um laboratório de pesquisa que constantemente lança novidades e aumenta a segurança e a confiabilidade de seus produtos, e se pensarmmos bem, estes valores anuais seriam pagos de qualquer forma se você comprasse, no ano vindouro, a próxima versão do software.

Conclusão

O DriveScrubber é uma ferramenta fantástica e de fácil utilização, que tem por meta aumentar a sua segurança quando eliminar arquivos desnecessários, principalmente quando você vai se desfazer de um computador e/ou disco rígido.

———————————————

Search and Recover – Busque e recupere arquivos deletados, acidentalmente ou não

O Search and Recover é o aplicativo da iolo technologies que, no caminho inverso, recupera arquivos “apagados” de seu HD ou de outros dispositivos de armazenamento: cartões de memória, pendrives, CD’s, DVD’s, mp3 players, etc. Ele pode inclusive recuperar arquivos de um disco rígido com problemas, particionado ou formatado.

Devido à tecnologia SmartScan™, desenvolvida pela própria iolo, o procedimento de busca e recuperação é extremamente rápido o que, venhamos e convenhamos, é algo extremamente útil quando, por exemplo, sem querer apagamos um arquivo muito importante.

O Search and Recover é capaz de recuperar qualquer tipo de arquivo, também desde que, é claro, este não tenha sido definitivamente eliminado através de uma ferramenta como o DriveScrubber (acima mencionado), por exemplo. Músicas, imagens, documentos do Word, planilhas, e-mails, e muito mais. O Search and Recover pode salvar seu trabalho de meses e meses, muitas vezes.

Também possuindo uma belíssima e extremamente intuitiva interface, a qual fornece acesso simples e rápido à todas as suas funções, este software é um verdadeiro “must have” para quem costuma sofrer com “apagamento indevidos de arquivos” e não conta com nenhum tipo de rotina de backup.

Devido à tecnologia StrongScan®, também desenvolvida pela iolo, o Search and Recover é capaz de recuperar qualquer arquivo, varrendo setor por setor de seu disco rígido, de forma rápida e segura. Até mesmo e-mails, contatos e calendários do Mozilla Thunderbird e do Microsoft Outlook, por exemplo, podem ser rapidamente recuperados. Existe inclusive uma opção dedicada a isto, dentro do programa.

O poder do software de busca e recuperação de arquivos deletados da iolo technologies é tão grande que você pode até mesmo visualizar e/ou ouvir trechos de fotos/imagens e músicas encontrados, antes mesmo da recuperação, para ter total certeza de que irá recuperar os arquivos corretos.

Existem opções dedicadas para os diversos tipos de arquivos que você pode recuperar através do Search and Recover:

  • Recover deleted pictures & movies, para buscar e recuperar única e exclusivamente imagens e filmes;
  • Recover deleted songs & sounds, para buscar e recuperar arquivos de som e músicas;
  • Recover deleted e-mails, para buscar conteúdo relacionado aos seus e-mails.
  • Perform total recovery, para recuperar o conteúdo completo de uma pasta, dispositivo de armazenamento ou do seu disco rígido;
  • Recover deleted files, uma opção “genérica”, que buscará por arquivos deletados independentemente do tipo dos mesmos;

O Search and Recover ainda conta com recursos que vão além da simples busca e recuperação de arquivos apagados, acidentalmente ou não. Ele permite a criação de uma imagem de seu disco rígido, permitindo que você escolha o local onde deseja armazená-la, o nome da imagem, sua descrição e também se deseja protegê-la com senha ou não. Esta função é extremamente útil, pois permite que você, posteriormente, restaure completamente o seu sistema, em caso de desastres.

O Search and Recover também pode buscar (e tentar recuperar) partições perdidas ou com problemas e ainda possui um gerenciador de imagens de disco. Além disso, ele permite que o usuário crie drives virtuais, ou seja, “locais” no seu HD que serão tratados de forma isolada e simularão um drive físico.

A facilidade de uso proporcionada pelo software é tanta que ele já direciona o usuário para o “caminho correto”, dependendo da opção que este escolher. Se você escolher a opção “Recover deleted picture & movies”, o aplicativo já selecionará de imediato a opção “camera” (sua câmera digital deverá, portanto, estar conectada ao seu computador). Entretanto, você pode alterar o caminho e especificar o drive onde deseja realizar a busca.

Ao selecionar a opção “recover deleted songs & sounds”, a opção “music player” já aparece selecionada por padrão, mas da mesma forma, você pode especificar onde deseja realizar a busca. Quando você escolhe a opção “recover deleted e-mails”, o aplicativo permite que você escolha uma das seguintes opções:

  • Microsoft Outlook;
  • Mozilla Thunderbird;
  • Netscape;
  • Qualcomm Eudora;

Uma das opções que pode dar uma melhor idéia do poder do Search and Recover é a “Recover deleted files”. Através da mesma, o aplicativo buscará por arquivos de qualquer tipo, fornecendo a você, então, a opção de escolher os locais onde deseja que o mesmo realize a busca e, a partir daí, permitindo que você recupere os arquivos, os elimine definitivamente e os visualize, caso seja uma imagem ou uma música.

O Search and Recover fornece informações detalhadas a respeito dos arquivos, tais como, por exemplo, tamanho, pasta de origem, “prognóstico” (se o arquivo está em bom estado ou não), e o seu nome, é claro. Ainda é possível refinar a busca, escolhendo os tipos de arquivos a serem exibidos na lista que contém os resultados.

Qualquer arquivo pode ser recuperado para o local que você desejar ou, então, para um CD. É possível, em relação a esta última opção, definir o “label” do CD, a velocidade de gravação e o Search and Recover, então, gravará o CD com o(s) arquivo(s) recuperado(s).

O Search and Recover custa US$ 29,95 anuais, e durante este período, você conta com atualizações periódicas, as quais introduzem melhorias, novas funcionalidades e corrigem quaisquer possíveis bugs no software. Trata-se, ressaltando mais uma vez, da prestação de um serviço. Um serviço de primeiríssima qualidade.

Conclusão

O Search and Recover pode salvar a vida de quem possui “dedos nervosos” (como eu, por exemplo) e costuma apagar arquivos acidentalmente com muita frequência. Simples e poderoso, ao mesmo tempo, conta com recursos que permitem a recuperação de qualquer arquivo apagado acidentalmente e que ainda não tenha sido eliminado definitivamente.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest