(Atualizado) Problemas com o vídeo comentado resolvidos. 🙂

3D Infinity é um indie game para Xbox 360 desenvolvido pela japonesa Smile Boom que, literalmente, pode provocar tontura em algumas pessoas. O jogo, disponível na Xbox Live Indie Games, custa 400 Microsoft Points (US$ 5,00), e é um dos melhores exemplos da altíssima qualidade que podemos encontrar em alguns dos indie games para Xbox 360. A Smile Boom também possui um outro game lançado na Xbox Live, aliás, chamado Space Milkman.

3D Infinity é um “game de nave” onde você voa de forma alucinante. A câmera muda constantemente de ângulo, e o próprio caminho que você deve seguir sofre constantes mudanças de direção. A nave acelera e freia de forma totalmente enlouquecida, e muitas vezes todos estes fatores fazem com que o gamer perca o sentido de direção.

Em alguns momentos você está dentro de uma espécie de “duto”. A câmera então começa a girar, você entra em uma curva fechada e logo tudo “se abre”: você é jogado em uma imensidão aberta por alguns instantes para logo após visualizar uma pequena entrada, em algum lugar, através da qual deve entrar com tudo.

Sua nave é equipada com dois tipos de arma: rajadas ilimitadas de energia, disparadas através do gatilho “RT” ou do botão “B”, e mísseis, disparáveis através do botão “A”. Os inimigos vem em sua direção e atiram constantemente, e o que você deve fazer é destruí-los e/ou fugir dos que conseguem passar incólumes por seus tiros. As naves inimigas em alguns momentos também surgem da mesma direção que você, portanto, todo o cuidado é pouco.

Em todas as fases de 3D Infinity você percorre tanto caminhos, digamos, “apertados”, quanto espaços abertos de tirar o fôlego, e tem de desviar-se rapidamente de diversos obstáculos que aparecem pelo caminho. Barras de metal que aparecem na horizontal ou na vertical, objetos metálicos que giram constantemente, e portas que só se abrem no último instante, dando uma clara e ao mesmo tempo falsa impressão de que você vai se chocar contra elas de forma inevitável.

A câmera em 3D infinity é muito dinâmica. Você consegue, desta forma, enxergar a ação sob diversos ângulos diferentes, e muitas vezes isto chega até a dificultar as coisas, pois em um momento você se encontra pilotando “em linha reta” e no segundo seguinte é jogado em um grande espaço onde deve se dirigir para uma abertura localizada na parte inferior da tela, sendo que a câmera vai acompanhando toda a ação de forma totalmente louca.

Os botões “RB” e “LB” do controle do Xbox 360 servem para que a nave execute rápidos giros para a direita e para a esquerda, respectivamente. Os gráficos de 3D Infinity são muito bonitos. As texturas são muito bem feitas: quando nos “dutos”, você sente realmente que está dentro de estruturas metálicas, e quando pilota por entre uma espécie de canyon, por exemplo, a impressão que você tem é a de estar realmente voando entre paredes rochosas.

A ação é tão rápida e frenética que você muitas vezes sai de uma curva e já dá de cara com algo no seu caminho. Nestes momentos, é preciso muita habilidade e reflexos rápidos, a fim de desviar sua nave dos obstáculos. A câmera, muitas vezes, realiza giros em 360 graus, e se você sofre de labirintite, correrá o sério risco de passar mal. 🙂

Muitas vezes, durante o vôo, objetos são lançados contra você, sem que você saiba de onde eles partiram. Isto é um tanto quanto complicado, pois é super difícil se desviar dos mesmos, uma vez que o lançamento se dá de forma muito abrupta, e você é quase sempre atingido sem sequer saber de onde partiu o bólido. 🙂

3D Infinity não possui uma grande variação de inimigos e, aliás, acho que isto nem faz muita diferença no game. Seu objetivo, em minha opinião, é fazer com que o jogador perca o fôlego, perca o senso de direção, sinta-se empolgado com a velocidade da nave, e sinta a verdadeira sensação de estar jogando um game de nave de altíssima qualidade, com jogabilidade simples, super fácil de se aprender, e muita, mas muita adrenalina correndo solta.

A trilha sonora de 3D Infinity é, digamos, adequada, apenas isso. O mesmo pode-se dizer dos efeitos sonoros. Mas sua parte gráfica é o que realmente impressiona. A movimentação da câmera, a velocidade da nave, que foge ao controle do gamer, os giros, o fato da nave “mergulhar” em um abismo ou voar totalmente na vertical para depois ser lançada em um espaço aberto onde se pode ver o céu azul e as núvens, etc: toda esta variedade de movimentos e velocidade são detalhes que fazem do game da Smile Boom um verdadeiro achado para quem aprecia shooters.

Suporte a 3D

3D Infinity possui suporte a 3D, o que significa que se você possuir a TV adequada e/ou jogar utilizando aqueles óculos vermelhos e azuis, poderá ver as naves e tiros inimigos “saltando” da tela e vindo em sua direção. A Smile Boom inclusive disponibiliza um arquivo .PDF que contém instruções para a montagem dos tais óculos.

Finalizando

Jogar 3D Infinity é muito divertido. O game possui gráficos muito bonitos, a câmera deixa o gamer maluco, a velocidade atingida pela nave frequentemente é assustadora e a diversão é garantida. Trata-se de mais um belo trabalho lançado na Xbox Live Indie Games, outro fantástico expoente do canal indie da Xbox Live. Se puder, não deixe de comprar. Se desejar testar o game antes, a demo está disponível. 🙂

Abaixo segue um vídeo comentado a respeito de 3D infinity. Perdoem a minha falha por, no início, ter dito “vídeo 3D Infinity” ao invés de “game 3D Infinity”: 🙂

Link direto para o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=-CT6o0s2AtM

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest