Euro Truck Simulator 2

Dentre a enorme quantidade de simuladores existentes no mercado, talvez um dos subgêneros menos conhecidos no Brasil seja o de simuladores de caminhões. Eu disse “talvez” porque não tenho muitas informações a este respeito. Entretanto, durante uma conversa com Pavel Sebor, CEO da SCS Software, ele me disse que um dos títulos de sua empresa, Scania Truck Driving Simulator, é, sim, muito vendido por aqui.

Isto talvez possa ser explicado em partes pelo papel importantíssimo que os caminhões (e os caminhoneiros, é claro) possuem em nosso país, onde grande parte das cargas são através deles transportadas. O fato é que simuladores de caminhões, ou truck simulators, são capazes de nos entreter por muito, muito tempo. E a SCS Software é uma empresa especializada nesta área, utilizando caminhões licenciados e recriados com um nível incrível de detalhes.

Euro Truck Simulator 2

Seu último lançamento, Euro Truck Simulator 2, é simplesmente fantástico. Um simulador que pode agradar a uma enorme quantidade de jogadores. Desde o jogador mais exigente e experiente, que possui grande afinidade com caminhões (virtuais ou reais), passando pelo jogador com grande experiência em simuladores porém não muito contato com caminhões, até o jogador com pouca ou nenhuma experiência em simuladores e/ou caminhões.

Euro Truck Simulator 2 está totalmente traduzido para o português do Brasil (o que também demonstra o interesse da SCS Software em nosso país), e conta também com tradução para diversos outros idiomas, como por exemplo inglês, alemão, espanhol, francês, italiano e diversos outros. Quando digo que o jogo é extremamente acessível, não estou brincando. E uma das grandes sacadas do novo jogo da SCS Software é justamente a mistura entre simulação e gerenciamento de recursos que ele nos apresenta, além de algumas doses de estratégia.

Euro Truck Simulator 2

Assim que iniciamos o jogo, temos de criar uma empresa e escolher uma garagem, com os poucos recursos que nos são fornecidos a princípio. Até mesmo o nome da referida empresa pode ser por nós escolhido. Começamos a “jogar”, entretanto, como empregados de outras empresas. Podemos consultar uma lista com diversas ofertas de emprego, escolher uma delas e, então, utilizar um caminhão de terceiros para a realização do trabalho.

Claro, até aqui nossos rendimentos serão poucos. O trabalho também não será muito, mas por outro lado, não teremos de nos preocupar com nenhum tipo de gasto. Combustível, manutenção, pedágio, etc: tudo isto será pago por nosso empregador (sem falar nos necessários períodos de descanso). Se por um lado ser dono do próprio nariz tem suas vantagens (enormes), não podemos deixar de notar que o trabalho de um empregado também não é de todo ruim.

Euro Truck Simulator 2

Além disso, depois que sua empresa “decola” e você adquire seu primeiro caminhão, ainda é possível realizar trabalhos para outras empresas: uma maneira de, digamos, ganhar um dinheiro rápido e sem correr nenhum risco nem tampouco ter de gastar o suado dinheiro que se encontra em seus cofres com algum incidente.

Euro Truck Simulator 2

Euro Truck Simulator 2 é um simulador espetacular. “Perder” algumas horas dirigindo, lidando com sua empresa, transportando cargas de uma cidade a outra, etc, é sempre muito legal, principalmente porque paisagens fantásticas e gráficos muito bonitos nos são também oferecidos como recompensa. O mapa do jogo é gigantesco, e o jogador vai descobrindo diversas cidades da Europa aos poucos. Mais de 60 cidades da Europa podem ser visitadas, e os caminhões são um show à parte.

Euro Truck Simulator 2

Nosso personagem, nosso caminhoneiro, também pode ser evoluído, durante o gameplay. Conforme vamos viajando e trabalhando, vamos recebendo pontos de experiência, além de dinheiro. Tais pontos podem ser aplicados em habilidades que ao mesmo tempo liberam o acesso a novos trabalhos, a novos tipos de carga, e ao mesmo tempo adicionam percentuais adicionais em nossos ganhos.

Tudo isto funciona como uma espécie de especialização, e diversas categorias e níveis estão disponíveis: transporte de cargas perigosas, entregas a longas distâncias, cargas frágeis, cargas de alto valor, Eco-Direção (economia de combustível, dentre alguns outros fatores, será aqui “premiada”), etc. O jogo meio que nos obriga a criar uma empresa de transportes e a fazê-la evoluir.  Após algum tempo como freelancer, utilizando caminhões de outras empresas (e ganhando menos), o banco começará a lhe oferecer dinheiro.

Euro Truck Simulator 2

Não pense duas vezes, mas lembre-se de que as parcelas serão debitadas diariamente, e você também terá de pagar juros ao banco. Ou seja, será necessário trabalhar bastante de maneira tal a ganhar mais e não entrar no “cheque especial” (sim, o banco fornece um limite ao jogador, mas também não deixa de enviar constantes e-mails lembrando do pagamento). De qualquer forma, pelo menos o primeiro empréstimo é altamente recomendável: você poderá comprar seu primeiro caminhão e, após algum tempo, expandir sua garagem e contratar motoristas para trabalharem para você.

Existem diversas agências de emprego espalhadas pelo mapa, e você sempre vai descobrindo mais. Cada motorista também possui um determinado nível de habilidade, pode ser posteriormente demitido, realocado e também pode ser posto para trabalhar com o tipo de carga que você especificar, visando melhores resultados. É importante lembrar que a partir do momento em que você possui seus próprios caminhões, todos os gastos correm por sua conta.

Agências de emprego cobram taxas, e cada motorista cobra uma taxa diferente por entrega, a qual é acrescida de um valor por quilômetro rodado, e todos estes gastos saem dos cofres de sua empresa. Despesas com manutenção e combustível (além de pedágio) oriundas dos caminhões utilizados por seus funcionários também fazem parte dos gastos com os quais você terá de lidar, e não é difícil algum motorista rodar, rodar, não conseguir nenhum trabalho e retornar à garagem. Neste caso, você terá apenas gastos.

Euro Truck Simulator 2

O realismo presente em Euro Truck Simulator 2 é enorme. Você deve descansar de tempos em tempos, sob pena de perceber sua visão escurecendo e até mesmo cochilar (durante estes momentos, o motorista boceja, por falar nisso). É também necessário cuidar do caminhão. Com enorme cuidado. Batidas e acidentes os mais diversos vão causando danos ao motor, ao chassi, à transmissão, aos pneus, etc.

Conforme o nível de danos vai aumentando (o prático assistente sempre presente em tela – o qual também funciona como um GPS – sempre avisa a respeito), a máquina vai falhando com mais frequência. Não visite uma oficina ou troque de caminhão e você correrá um grande risco. O caminhão começará a falhar constantemente até o ponto em que “morrerá” totalmente: quando isto ocorrer, prepare-se para gastar alguns milhares de Euros depois de chamar o socorro.

Espelhos retrovisores são algo imprescindível em Euro Truck Simulator 2, dado o realismo do jogo. Você pode ajustá-los como bem desejar, e também pode comprar diversos acessórios para seu caminhão. Vale lembrar que os caminhões e os acessórios passíveis de compra variam conforme o seu nível, portanto, nem adianta tentar adquirir aquele modelo belíssimo, potente e tentador logo de início. É preciso ir com calma.

Euro Truck Simulator 2

É fundamental acompanhar o desempenho de sua empresa e tentar fazer com que o lucro médio diário fique sempre “no positivo”. Aos poucos você pode contratar novos motoristas e, assim, começar a ganhar mais dinheiro. Mas tudo isto requer um enorme planejamento: novas garagens, upgrades nas existentes, compra de novos caminhões (afinal, de nada adianta ter 10 motoristas e apenas 2 caminhões), etc. Um histórico completo de cada um de seus caminhões pode também ser consultado a qualquer momento, e melhorias nos mesmos são sempre possíveis; itens/modificações cosméticos também estão sempre à disposição (mudanças na pintura, por exemplo).

A partir do quinto caminhão você pode adquirir novos de forma online. Claro: definir o GPS para a concessionária desejada mais próxima é sempre muito mais gratificante e divertido. Seu “velho” Valiant F16H, por exemplo (assim como qualquer outro), pode também ser oferecido como parte do pagamento, o que ajuda bastante – claro, depende de seu planejamento e de quando e como você pretende evoluir sua empresa.

Dirigir “a esmo” em Euro Truck Simulator 2 também é muito bacana. O jogo, por falar nisso, alterna entre o dia e a noite de forma dinâmica. Dependendo do percurso, você irá iniciar o trabalho durante o dia e terminar durante a noite (ou vice-versa). Podemos perceber facilmente o dia lentamente se transformar em noite, assim como a noite escura pouco a pouco dar lugar à madrugada. E, dentro de algum tempo, somos então agraciados com um belo dia ensolarado. Chove com muita frequência, também, e dirigir sob uma chuva torrencial é sensacional.

Euro Truck Simulator 2

Ligue o limpador de pára-brisa, nestes momentos, pois estamos falando a respeito de um simulador extremamente realista, e é praticamente impossível dirigir sob chuva sem este “acessório” ligado. O novo simulador da SCS Software também exige que respeitemos as leis de trânsito, e isto é fantástico. Claro, multas de 400, 500 euros ou mais não são nada agradáveis. Mas podemos ser multados, por exemplo, por excesso de velocidade e por colisões, assim como também temos de pagar pedágio em diversos trechos.

Dizem que o mapa de ETS2 é o mais completo, complexo e rico já criado pela SCS Software, e eu acredito nisto piamente. Cada viagem nos apresenta cenários belíssimos. Fazendas, áreas industriais, estradas que parecem não ter fim, empresas enormes, prédios residenciais, viadutos, túneis, casas dos mais diversos tipos, florestas, etc. Um mundo vívido também faz parte de ETS2: carros, caminhões de diversos tipos e vans dividem a estrada conosco, e muitas vezes nos causam problemas.

Já passei pela situação de aguardar cerca de 5 minutos em um farol, parado, simplesmente porque um caminhão à frente não saía do lugar. Suas luzes de alerta piscavam sem parar, portanto, resolvi realizar uma manobra arriscada para sair dali. Consegui sair, mas levei uma “multinha” por andar na contra-mão.

Euro Truck Simulator 2

Veículos também respondem a você, caso você utilize o farol alto. Eles saem meio que em disparada e, em alguns trechos, como cruzamentos, por exemplo, podem até mesmo te dar passagem. Meu único “problema” com o jogo está relacionado aos sons: é muito difícil perceber alguma diferença entre o som de um caminhão e o de outro.

Entre o barulho de um Scania e o de um Valiant. Nada que prejudique a diversão e a simulação, porém. Mas seria muito bacana se tivéssemos caminhões com uma identidade sonora própria, até mesmo porque vários outros elementos sonoros sofrem mudanças entre uma máquina e outra (buzinas, pisca-alerta, etc).

Conclusão

Euro Truck Simulator 2 é um simulador com S maiúsculo. Belíssimos gráficos, possibilidade de dirigirmos diversos caminhões e também gerenciarmos uma empresa de transportes, mapa gigantesco e uma enorme quantidade de cargas à disposição: tudo isto, aliado ao fato de estarmos falando de um jogo extremamente acessível, que pode ser jogado por experts ou novatos, ajuda a fazer do novo simulador da SCS Software algo verdadeiramente único no mercado. Não deixe de baixar a demo do jogo, aliás.

Nota

10/10

(Sinceramente, pelo menos com meu nível de conhecimento a respeito deste tipo de simulador, não vi motivos para dar uma nota diferente a Euro Truck Simulator 2)

Ficha Técnica

Título: Euro Truck Simulator 2
Gênero: simulador
Desenvolvedora: SCS Software
Publisher: Excalibur Publishing
Data de lançamento: 26 de Outubro de 2012
Plataformas: PC
Versão analisada: PC

Abaixo segue um vídeo de gameplay contendo a finalização de meu último trabalho no jogo – viagem de Linz, na Áustria, a Turim, na Itália. Deixei o combustível acabar de propósito, para mostrar como o jogo lida com isto, e também ignorei os avisos de cansaço, para mostrar a vocês como isto é tratado por ETS2:

Link direto para o vídeo em 720p:

http://www.youtube.com/watch?v=uhme2m5WuZs&hd=1

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest