Muita gente deve se lembrar do brinquedo Genius, bastante comum no Brasil durante os anos 80. Conhecido também como Simon, o aparelho era uma espécie de jogo da memória “turbinado”. Um fantástico divertimento, aliás, que inclusive continha modos de jogo diferentes. A brasileira Digital4You lançou recentemente um aplicativo muito interessante para dispositivos iOS e Android, chamado Freakbop, o qual é uma espécie de Genius para smartphones e tablets.

O Freakbop, aliás, inicia a série de apps do Universo Freak, série esta que contará com jogos e aplicativos educativos. O Freakbop custa apenas US$ 0,99, e pode ser adquirido na App Store e no Android Market. A Digital4You inseriu inclusive uma pequena história no jogo, a qual serve como premissa para o posterior manuseio do computador Freakbop. Uma nave mineradora chamada Netunia passou por alguns problemas e está em rota de colisão com um asteroide. O jogador, então, deve desativar o piloto automático, meio que combatendo o computador, o qual não se convence da rota errada.

A forma de resolver estes problemas, é claro, é jogando Freakbop. Temos, então, uma experiência extremamente semelhante à que tínhamos com nossos velhos e saudosos Genius. Quatro cores são exibidas em um disco: vermelho, azul, amarelo e verde. Cada uma delas, aliás, possui um som diferente. O trabalho do jogador será repetir as sequências exibidas por Freakbop, e os sons também podem ajudar na memorização de cada sequência.

O título conta com uma trilha sonora bem bacana, mas caso você precise, é possível reduzir seu volume e até mesmo eliminá-la por completo. As sequências, da mesma forma que no Simon, vão se tornando cada vez maiores, e o game conta inclusive com suporte à plataforma social OpenFeint, sendo que achievements também podem ser liberados pelo jogador durante o gameplay.

Além de versões em diversos idiomas, incluindo o português do Brasil, o Freakbop também conta com uma versão em Élfico, para a alegria dos fãs da obra de J.R.R.  Tolkien. O game também conta com dois modos de jogo: o “Humano”, que oferece níveis de dificuldade e experiência muito semelhantes às proporcionadas pelo Genius lançado pela Estrela, durante a década de 80, e o modo “Freak”, para quem busca por uma experiência mais difícil.

Neste modo de jogo, o disco irá girar, alterando o posicionamento de cada uma das cores, e em determinados momentos as luzes serão acesas mas os sons correspondentes não serão ouvidos, por exemplo. Isto torna o jogo mais desafiador, além de fornecer uma experiência bem diferente e interessante.

Para mim, que até hoje mantenho meu Genius guardado, jogar Freakbop no iPhone é uma experiência muito bacana. É claro que o jogo acaba cansando um pouco, conforme jogamos por muito tempo sem parar, devido justamente à repetição, mas trata-se de um título extremamente barato e cativante, que testará seu raciocínio e sua memória de maneira muito bacana. Vale lembrar que também está à disposição na App Store o Freakbop Lite, totalmente gratuito.

Este jogo que inicia a série Freak, da Digital4You, é muito interessante. Aliás, algumas palavras da empresa a respeito do universo que está criando também são bem interessantes:

No inicio havia Freak, um poder que aglutina, metafísico e onipresente…

Então, em uma explosão cósmica de cores, sons e toques, surge o Freakverse. Um lugar mágico, onde as idéais mais imprevisíveis tomam forma de aplicativos sencacionais, que proporcionam experiências de uso únicas e estimulantes.

O primeiro desses aplicativos é Freakbop, uma releitura de um classico dos anos 80.”

Vamos aguardar pelos próximos aplicativos da empresa, mas enquanto isso não deixe de dar uma olhada no jogo, nem que seja em sua versão Lite. Se você possuiu um Genius, então, vai gostar muito do game, o qual é altamente recomendável também para crianças.

Ficha Técnica

Título: Freakbop
Gênero: puzzle
Desenvolvedora:  Digital4You
Publisher:  Digital4You
MSRP: US$ 0,99
Plataformas: iOS / Android
Versão analisada: iOS (iPhone)

Assista abaixo ao trailer do aplicativo:

Link para o vídeo em 720p:

http://www.youtube.com/watch?v=q036tTOXHL8&hd=1

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest