Já disse diversas vezes aqui no XboxPlus que sou apaixonado por tecnologia. Adoro, por exemplo, instalar um software, testá-lo, descobrir e utilizar todos os seus recursos, escrever a seu respeito, etc. E o “software da vez” é o Genie Timeline Professional 2.0, da Genie Software Corporation. Trata-se de um fantástico software para backup, que trabalha em tempo real, ou seja, ele funciona, após sua instalação e configuração iniciais, no esquema “deixe tudo por minha conta e fique tranquilo”.

A Genie Software possui duas versõs do Genie Timeline 2.0: a Home e a Professional, e é a  respeito desta última que escreverei, a qual possui alguns recursos a mais bem interessantes. O Genie Timeline Professional 2.0 custa US$ 59,95, e existe inclusive uma demo do aplicativo, para que você possa testá-lo antes da compra, se desejar. Existe também uma versão gratuita do aplicativo (para uso não comercial), com menos recursos, é claro.

A Genie-Soft e seus produtos de altíssima qualidade

Quando se pesquisa pelos termos “Backup Software” no Google, a Genie-Soft aparece logo na primeira posição. Isto nos fornece uma boa idéia a respeito do quão conhecidos são os produtos desenvolvidos pela empresa, fundada em 2001 e sediada nos Estados Unidos. A Genie-Soft, além de desenvolver e manter diversos softwares voltados à segurança de dados, oferece um suporte técnico extremamente gentil e rápido, o que aumenta ainda mais o valor de seus produtos.

Ela também possui outros softwares para backup em seu catálogo, como por exemplo o Genie Backup Manager Professional 8.0. Este último, entretanto, difere do Genie Timeline Professional 2.0 por trabalhar com agendamento, e não em tempo real. Ou seja, a empresa possui duas linhas de softwares para backup, cada uma delas voltada a necessidades específicas, o que não é muito fácil de se encontrar por aí.

Aliás, gostaria de agradecer à Genie-Soft pelo fantástico apoio. 🙂

O Genie Timeline Professional 2.0

O Genie Timeline Professional 2.0 foi lançado em Abril passado, e é um software ao mesmo tempo poderoso, repleto de recursos e extremamente simples de se utilizar. Diferentemente do Genie Backup Manager, o Genie Timeline não permite a criação de diversas tarefas, ou “jobs” (como elas são chamadas dentro do aplicativo), mas possibilita que o usuário, com uma única “tarefa de backup”, consiga efetuar backups em tempo real de qualquer máquina existente em sua rede. E quando digo em tempo real, é porque ele funciona realmente desta forma. Logo após a instalação ele já apresenta ao usuário um wizard muito prático, através do qual é possível definir o que será armazenado e o destino do backup.

Este wizard, após a seleção do drive/local de armazenamento dos dados, apresenta algumas opções “pré-configuradas”. Trata-se da “Smart Selection”, recurso através do qual é possível definir logo de cara se você deseja ou não copiar suas músicas, fotos, e-mails, arquivos existentes em sua área de trabalho, etc, sem a necessidade de selecionar pasta por pasta. É possível desmarcar qualquer uma das opções, e também, é claro, definir manualmente pastas e arquivos a serem copiados.

Você pode efetuar backup do que bem entender em seu computador, e até mesmo utilizar o “Disaster Recovery”, através do qual o Genie Timeline Professional 2.0 irá copiar e manter atualizados todos os arquivos necessários para a restauração de seu sistema em caso de qualquer problema.

Tecnologia e facilildade de uso

A tecnologia utilizada no Genie Timeline Professional 2.0 permite que ele monitore continuamente o seu sistema, detectando qualquer mudança e então tomando as ações necessárias, ou seja, copiando os arquivos novos/modificados para o destino, o qual pode ser uma outra partição em seu HD, um HD externo, etc.

O software inclusive pode detectar a existência de backups antigos e eliminá-los, para poupar espaço. Um dos pontos chaves do Genie Timeline Professional 2.0 é sua extrema facilidade de uso. O programa possui poucas telas de configuração, e o quesito “configure e esqueça” é levado às últimas “consequências”, dando ao usuário a total certeza de que nada será perdido e ao mesmo tempo poupando o seu tempo, deixando que o pouco tempo disponível em nosso dia a dia seja utilizado para outras finalidades.

O Genie Timeline Professional 2.0 trabalha de maneira um pouco similar a um anti-vírus, por exemplo, e reporta constantemente o percentual do “quanto você está protegido”, ou seja, ele funciona continuamente e verifica se existem arquivos novos e/ou modificados que ainda não foram copiados.

O software trabalha de maneira muito silenciosa e consome poucos recursos do sistema. Você nem notará que ele está em funcionamento. É claro que o primeiro backup poderá tomar bastante tempo, dependendo do volume de dados que você possua. Mas,  a partir deste backup inicial, o qual começa logo após a seleção dos dados, sem que você precise sequer iniciá-lo, ele somente irá atualizar a pasta “_Genie Timeline”, a qual é criada automaticamente no drive/local destino e serve para armazenar os backups.

O recurso “Disaster Recovery”, ou “Recuperação de Desastres” (também existente no Genie Backup Manager) é fantástico, e sua utilização pode ser definida já no momento da seleção inicial de dados.

Através do “Disaster Recovery”, é possível iniciar sua máquina e recuperar o Windows quando ocorrer algum problema. Você pode utilizar uma partição virtual, um drive USB ou um CD ou DVD para tanto.

Sendo assim, uma opção para a recuperação do sistema aparecerá antes da inicialização do Windows, e guiará você até a perfeita restauração do seu sistema.

Trata-se de um recurso fantástico, que aumenta ainda mais o valor do software e a segurança do usuário. Esqueça as incômodas formatações e todo o trabalho cansativo e tedioso que vem após elas, utilizando o recurso “Disaster Recovery”. É claro que você deve possuir espaço em disco suficiente, caso utilize a opção “Virtual Partition”. 😉

Recursos que facilitam a vida do usuário

O Genie Timeline Professional 2.0 não possui muitas opções em sua tela de “preferências”. Isto é um ponto positivo, em minha opinião, pois além de não confundir o usuário que deseja apenas manter seus dados seguros de maneira simples, prática e segura, mostra o quanto o software é “inteligente”, digamos, ao fazer quase tudo sozinho.

O aplicativo pode verificar por atualizações automaticamente e inclusive pode se integrar ao menu de contexto do Windows, para que você possa explorar, excluir ou verificar as versões existentes de qualquer arquivo. Sim, ele trabalha com versionamento, o que significa que você pode recuperar uma versão de um arquivo de 2, 3, 5 dias atrás, por exemplo.

Aliás, falando em versionamento, existe um recurso chamado “Timeline Explorer”, o qual tem tudo a ver com o nome do aplicativo. Trata-se de uma “linha do tempo” com um controle deslizante, através da qual você pode verificar e restaurar backups anteriores, visualizando a data e o horário em que os arquivos foram copiados. Isto permite que você “volte no tempo”, digamos, de uma maneira muito prática, e restaure qualquer backup anterior rapidamente.

A restauração de qualquer arquivo no Genie Timeline Professional 2.0 é muito simples. Você pode utilizar o “Timeline Explorer” ou então um recurso chamado “Advanced Restore”, o qual também apresenta o controle deslizante e fornece uma visualização mais completa dos arquivos e pastas.

Opções avançadas em um software extremamente amigável

O Genie Timeline 2.0 possui algumas opções e modos de trabalho avançados muito interessantes e úteis. Você pode limitar o tamanho do backup, e o aplicativo então trabalhará dentro dos limites que lhe foram dados. Você pode também definir a frequência da “proteção”, ou seja, o intervalo de tempo entre cada verificação por mudanças no sistema. O Genie Timeline Professional 2.0 “trabalha”, digamos, com o conceito de “proteção”, o que pode ser entendido como o perfeito e seguro tratamento de seus dados.

Você pode definir um intervalo de tempo para o monitoramento, o qual pode ir de 3 minutos até 1 dia, ou pode utilizar o modo mais recomendável, o IntelliCDP (ou “Intelli Continuous Data Protection”). O IntelliCDP é uma tecnologia desenvolvida pela Genie-Soft que fornece ao usuário um ótimo equilíbrio entre performance e proteção. Através da utilização deste recurso, o Genie Timeline Professional 2.0 irá continuamente realizar os backups, baseando-se no tamanho e no tipo dos arquivos e pastas. O intervalo entre uma verificação e outra será também definido automaticamente conforme a análise executada pelo aplicativo. Esta é, em minha opinião, a maneira mais segura e formidável de se trabalhar com o Genie Timeline.

Turbo mode e Smart Mode

O software de backup da Genie-Soft é muito amigável e leve, e também possui dois modos de backup que podem ser escolhidos pelo usuário. O “Turbo Mode” fará com que o aplicativo trabalhe a todo vapor, com o máximo de velocidade possível, enquanto o “Smart Mode” é um modo “inteligente”, digamos, que fornece ao usuário uma maneira de jamais experimentar lentidão em seu computador devido à utilização do Genie Timelime Professional 2.0.

O “Smart Mode” aumenta ou reduz a velocidade do Genie Timeline automaticamente, dependendo da utilização dos recursos do sistema no momento. Minha recomendação: utilize o “Turbo Mode” para o primeiro backup, e a partir daí mude para o “Smart Mode”.

Outro recurso muito interessante no aplicativo é o “Game/Movie Mode”. Este é voltado para nós, gamers. 🙂 Ativando esta opção, o Genie Timeline 2.0 não trabalhará enquanto você estiver jogando ou assistindo a algum filme em seu PC. Ele detecta automaticamente a inicialização e o encerramento de qualquer game/filme, e toma as medidas necessárias para não prejudicar a performance do computador. Sensacional, não?

Recursos extras que fazem muita diferença

A facilidade de uso e o poder do software são tão grandes que, mesmo existindo um botão para “pausar” ou “reiniciar” o backup/proteção, ele “não se importa” se você desconectar seu dispositivo de armazenamento sem “avisar antecipadadamente”. O Genie Timeline Professional 2.0 reiniciará novamente qualquer cópia que porventura estivesse realizando, tão logo você conecte novamente o dispositivo de armazenamento. Ou seja, “falha zero”, no GTLP 2.0. 🙂

Além disto tudo, é possível receber notificações por e-mail, relativas aos backups, utilizando seu próprio servidor/conta de e-mail ou o “Genie’s Mail Service”, um serviço gratuito oferecido pela Genie-Soft. Você pode iniciar a criação de sua conta no “Genie’s Mail Service” a partir do próprio aplicativo.

É possível utilizar compressão e criptografia 256-bit AES para a proteção de suas informações, e além disso, o software de backup em tempo real da Genie-Soft ainda oferece uma fantástica ferramenta de busca, através da qual você pode buscar e restaurar qualquer arquivo que tenha sido copiado pelo aplicativ0.

A tela de busca é aberta em seu navegador web, através do endereço “http://localhost:5501/timelinesearch.php”, e permite inclusive a busca por períodos, sendo possível até mesmo definir um intervalo de tempo.

Relatório e gráfico

O Genie Timeline Professional 2.0 também disponibiliza um relatório atualizado constantemente, o qual permite que você visualize o espaço em disco disponível, tipos de arquivos, etc, exibindo inclusive um gráfico bem interessante, para que você fique sempre ciente do que está sendo copiado e de como “andam as coisas” em relação aos seus backups.

Além deste relatório/gráfico, ele exibe e atualiza constantemente o espaço disponível em seu drive destino, e o quanto já foi ocupado pelos seus backups.

No-Backup Zone

Na instalação do Genie Timeline Professional 2.0, é criada em seu desktop uma pasta chamada “No-Backup Zone”. Ou seja, o próprio nome já é auto-explicativo: tudo o que estiver dentro desta pasta será ignorado pelo software.

Finalizando

O Genie Timeline Professional 2.0, em minha opinião, é a solução perfeita para quem deseja manter seus dados em segurança sem se preocupar com configurações complicadas, criação e agendamento de tarefas, etc. Ele é muito leve, trabalha continuamente, em tempo real, e ainda lhe informa caso ocorra algum problema.

Seus recursos são fantásticos, e ele funciona na verdade como uma verdadeira solução de segurança pois, afinal, backups também significam segurança. Seus dados valem muito mais do que seu computador, e uma solução como o Genie Timeline Professional 2.0, que trabalha continuamente sem que você sequer note sua existência e realiza os backups sem agendamento e sem a sua interferência, é o que há de melhor no mercado, nesta área.

O software roda no Windows XP, no Vista e no 7, e é muito leve. Trata-se de um verdadeiro “must have” para quem se preocupa com a segurança de seus dados. Você pode baixar a demo do Genie Timeline Professional 2.0 e conferir tudo o que eu disse acima. 🙂

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest