Recebi do programa Blitz1Up uma cópia do game KrissX para o Xbox 360, para escrever este review, e fiquei, digamos, deliciado com o XBLA. O game, desenvolvido pela Regolith Games, está disponível na Xbox Live Arcade por 800 Microsoft Points. Além desta versão para o Xbox 360, o game foi lançado também para PC, estando disponível em alguns sites de distribuição digital, como o Impulse e o GamersGate, por exemplo, pelo mesmo valor: US$ 10,00. Achei bem interessante, também, o fato de uma voz feminina dizer “Kriss Cross”, assim que o game é iniciado.

A Xbox Live Arcade frequentemente apresenta games não muito empolgantes, mas, ultimamente, uma grande leva de bons XBLA’s tem aparecido por lá. Games que, além de possuirem belos gráficos, são também instigantes e fogem bastante, muitas vezes, do padrão de lançamentos ao qual estávamos acostumados até há algum tempo atrás. Digamos que Trials HD e Shadow Complex, por exemplo, funcionaram meio que como divisores de água na Xbox Live.

KrissX é um outro grande exemplo do que eu disse acima. O game foi lançado no início de 2010, e é um título que nos apresenta uma proposta bem interessante: trata-se de um puzzle, no qual você deve rearranjar as letras dispostas na tela de forma totalmente desordenada em colunas e linhas, de forma tal que elas formem palavras. Entretanto, tudo é em inglês, inclusive as palavras/puzzles. Portanto, quem não tem pelo menos um certo conhecimento básico do idioma não conseguirá jogar este game. Se você manja um pouco de inglês, entretanto, vai se encantar pelo título.

Não existe muita história em KrissX. Existe uma simpática corujinha chamada Wordsworth que, digamos, perdeu sua memória. Ela caiu de sua árvore, bateu a cabeça e aí começaram seus problemas. Ela agora parece não se lembrar muito bem de como formar as palavras corretamente. Ela simplesmente não se lembra de muita coisa, e o game deixa bem claro que ela, talvez, nem mesmo saiba que se chama Wordsworth.

Esta é a premissa para o início de um game muito divertido e envolvente. Belos gráficos, e tutoriais que ensinam o básico ao jogador. A jogabilidade de KrissX é simples: com o analógico esquerdo você movimenta um cursor em tela, o qual deve ser posicionado sobre as letras para as devidas trocas de lugar, o botão “A” seleciona as letras, e os botões “Y”, “X” e “B” servem para coletarmos itens que correspondem às cores de tais botões do controle do Xbox 360, os quais caem pela tela em determinados momentos, e podem então nos fornecer “badges”, pequenos emblemas que funcionam como recompensas dentro do game, e também servem algumas vezes para encher seu “medidor de dicas”, dentre outras funcionalidades bem interessantes.

Sim, no canto inferior da tela existe um círculo com uma borda meio que “amadeirada”, dentro da qual existe um ponto de interrogação. Você pode acompanhar o quanto de dicas pode “solicitar ao game” através deste medidor, o qual vai se enchendo ou sendo esvaziado conforme você faz uso das dicas ou resolve mais puzzles.

Pare receber uma dica, pasta pressionar o botão “RB”, e as letras que devem ser movimentadas para a solução de determinada linha ou coluna serão então ressaltadas. As dicas são bem úteis quando você se encontra sem saída, e vale notar, também, que o próprio game oferece dicas de graça, digamos. Ao posicionar o cursor sobre uma coluna ou linha, aparece em tela um balão amarelo com uma dica não direta, uma dica que deve ser interpretada.

Estas dicas gratuitas são apresentadas de maneira tal que você precisa realmente interpretar o que elas querem dizer. Não espere que elas lhe digam diretamente o que deve ser feito: elas fazem parte do puzzle, e servem apenas como uma ajuda “extra”. Por exemplo, ao posicionar seu mouse sobre uma linha com letras embaralhadas onde a palavra que deve ser descoberta é “clock”, as dicas “na faixa” não lhe dirão isto, elas apenas lhe indicarão o caminho, dizendo algo como, por exemplo: “palavraembaralhada: like Big Ben“. E olha que estou sendo bondoso aqui, pois as tais dicas gratuitas são ainda mais misteriosas. 🙂

KrissX possui uma série de modos de jogo, desde o modo principal e inicialmente liberado, o Quest Mode, até modos onde você terá de correr contra o relógio na resolução dos puzzles e quebra-cabeças adicionais, como por exemplo um onde você deve formar nomes de países, enquanto as “dicas gratuitas” vão lhe fornecendo os nomes das suas capitais. Este modo é muito interessante, aliás. É possível também efetuar o download de novos puzzles, assim que você resolver os puzzles necessários para desbloquear esta opção. Existe também um modo de jogo onde o objetivo é relaxar: nada de corridas, relógios, etc: apenas jogue no seu tempo, como desejar, para relaxar.

O game possui 150 puzzles. Muitas vezes aparecem alguns especiais, nos quais, por exemplo, é solicitado que você forme determinada palavra com apenas 2 ou 3 movimentos, ou então posicione as letras de uma coluna ou linha em ordem alfabética com um determinado e pequeno número de movimentos. Em algumas fases, existem letras escondidas, cobertas, e caso você consiga solucionar corretamente a palavra na qual elas estão presentes, uma reação em cadeia será iniciada e diversas outras linhas e colunas serão resolvidas automaticamente para você.

É muito interessante o fato da corujinha ficar sempre na tela, meio que observando o que você faz. Se você fica muito tempo sem executar nenhum movimento, é muito engraçado vê-la ficar preocupada, depois desolada e logo em seguida brava. Demore um pouco mais, e ela dormirá. 🙂

Os gráficos de KrissX não são, digamos, algo que possamos chamar de belíssimos, mas são mais do que adequados à proposta do game. São polidos e o cenário é muito colorido. Existem alguns detalhes que chamam a atenção, também: balões voando ao fundo, folhas caido das árvores e a presença bem engraçada da coruja Wordsworth. A música é bem apropriada ao estilo e à temática simples do game, e os efeitos sonoros são muito legais, acompanhando os efeitos luminosos que cada movimento provoca em cada letra.

KrissX é um game que pode ser jogado tranquilamente por adultos e crianças desde que, é claro, estes possuam algum conhecimento em inglês. É um game que possui jogabilidade super simples, e sua dificuldade se encontra nos puzzles em si. Jogue KrissX por algum tempo, e é possível que você não consiga largá-lo por um bom tempo.

Simples, objetivo, delicioso de se jogar e adequado a todos os públicos: KrissX é um “must have” para quem aprecia puzzles e gosta de quebrar a cabeça posicionando letras na ordem correta, ou até mesmo para quem adora palavras cruzadas.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest