A ZEN Studio desenvolve verdadeiras obras primas quando se trata de jogos estilo pinball para o Xbox 360 ou para o Playstation 3. Suas séries Marvel Pinball e Pinball FX2, por exemplo, permitem que obtenhamos uma experiência quase idêntica à de jogarmos em uma verdadeira máquina pinball. Cada mesa conta com elementos únicos e que, além de aumentarem o encanto visual, também ajudam bastante na diversão, proporcionando um gameplay verdadeiramente fantástico.

A última table lançada pela ZEN Studios foi a Marvel Pinball Captain America, disponível tanto na Xbox Live quanto na PSN, para Marvel Pinball e Pinball FX2, respectivamente. A Marvel Pinball Captain America custa 240 Microsoft Points (3 dólares) e proporciona muita diversão e momentos muito bonitos aos jogadores. Como todas as mesas que possuem personagens da Marvel como protagonistas, Captain America também é um verdadeiro “must have”. Os personagens interativos em 3D são belíssimos. Alguns deles chegam a entrar em combate corpo a corpo. O Capitão América posicionado ao fundo da mesa é muito bem modelado, e o Caveira Vermelha logo ao seu lado representa um grande contraste, além de também ser um personagem muito bonito (no jogo, é claro).

O Barão Zemo permanece sempre ao lado dos flippers, e deles se aproxima a cada lançamento de bola. Determinados eventos especiais permitem que você escolha a ação dos inimigos, por exemplo. Raio da Morte? Você manda, infelizmente. 🙂 . A Marvel Pinball Captain America possui toda uma ambientação ligada à segunda guerra mundial, e os detalhes são tão impressionantes que pode-se observar até mesmo a presença de arame farpado na borda inferior da mesa, próximo aos flippers. Um jipe também está ali posicionado, vale destacar.

A física da mesa também é muito apurada, como em todas as outras tables da ZEN Studios. É possível perceber-se claramente a aceleração ou a desaceleração da bola conforme ela desce ou sobe as “rampas”, incluindo seu retorno extremamente realista quando não existe impulso suficiente para a subida. E quando em alta velocidade, um efeito de “motion blur” fantástico torna tudo melhor ainda. A bola, além de possuir um aspecto metálico muito bonito e realista, ainda conta com todos estes elementos “extras” extremamente agradáveis.

A Marvel Pinball Captain America conta com um enredo bem interessante. É claro que este até nem seria necessário em um game deste gênero, mas é interessante saber o que causa determinados acontecimentos e reações dentro da mesa e por parte de seus personagens. O Capitão América, juntamente com o Bucky e o Comando Selvagem devem atravessar as linhas inimigas até chegarem ao castelo do Barão Zemo, onde devem derrotá-lo, é claro. Eles também suspeitam de uma aliança entre o Zemo e o Caveira Vermelha, o qual supõe-se estar em posse do Cubo Cósmico. Cada membro do Comando Selvagem, aliás, terá uma participação especial em determinados eventos da mesa. O próprio cubo cósmico permite o desencadeamento de eventos especiais muito interessantes e bonitos durante o gameplay.

O Capitão América, o Caveira Vermelha e o Barão Zemo também falam, e você poderá ouvir, por exemplo, o Capitão dizendo “I need to get some strength before Zemo fires that gun again!” É muito bacana. As frases “You will never win, Amerikaner!” ou “Now this will crush you!” também podem ser ouvidas durante o gameplay, proferidas pelo Caveira. Aliás, tudo isto é muito conhecido por quem já leu os gibis do Capitão América alguma vez, e tornará a mesa ainda mais atrativa para estes jogadores.

O Cubo Cósmico está suspenso sobre barreiras que devem ser derrubadas pela bola, ou seja, é seu trabalho também. Precisão no manejo dos flippers, na mira, etc. Ele está posicionado entre o Caveira e o Capitão, e quando você finalmente elimina os obstáculos e o atinge, uma conquista é desbloqueada. A presença sinistra do Zemo também está sempre observando cada lançamento da bola, fazendo com que o jogador se sinta pressionado, de certa forma. Claro: um pinball não permite nenhum tipo de sentimento profundo ou imersão, mas a presença do Zemo logo ali, perto dos flippers, é bem significativa. E muito legal.

Sendo a Marvel Pinball Captain America ambientada na segunda guerra, é natural que explosões ocorram durante o gameplay. E estas são fantásticas, gráfica e sonoramente falando. Barulhos de tiros e de aviões sobrevoando o “campo de batalha” também são uma constante, e através da utilização das diversas opções de câmera oferecidas por Marvel Pinball Captain America, o jogador consegue sempre encontrar um nível de zoom/posicionamento de visão adequado às suas necessidades, em diversos momentos do gameplay.

A inspiração para o gameplay começa logo de início, com uma grande imagem do Capitão estampada na mesa, próxima aos flippers. Fãs da Marvel ou do personagem irão adorar. Achei, entretanto, que faltaram mais elementos relacionados com a segunda guerra mundial, além daqueles já presentes em tela. Eventos que levam o jogador para o subsolo, por exemplo, como na mesa do Iron Man, também teriam tudo a ver com a temática da table Captain America. Trincheiras, por exemplo, seriam muito bem vindas.

Conclusão

Marvel Pinball Captain America é um “must have” para os amantes de pinball. A mesa é extremamente bela e desafiadora, e conta com personagens em 3D que também participam da ação. Além de “tomar emprestado” um dos personagens mais conhecidos dos quadrinhos da Marvel, a table possui eventos interessantes e que fazem com que o jogador não descanse enquanto não realizar o que for necessário para visualizá-los.

Nota

9.5/10

Ficha Técnica

Título: Marvel Pinball Captain America
Gênero: Pinball
Desenvolvedora: ZEN Studios
Distribuidora: ZEN Studios / Marvel Entertainment
Data de lançamento: 28/29 de Junho de 2011
Plataformas: Xbox 360 / Playstation 3
Versão analisada: Xbox 360

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest