Quem não conhece o game “Campo-Minado”, ou “Minesweeper”? E que tal este game em uma roupagem mais moderna e com uma história? Pois foi isto o que o Remode Studios fez, de forma bem interessante, ao desenvolver o game Mole Control, distribuído pela Blitz 1UP.

Utilizando a idéia básica do Campo-Minado, o estúdio inglês introduziu história, personagens, uma cidade em caos, e substituiu as minas explosivas por…toupeiras: explosivas. 🙂 Disponível em inglês, francês, espanhol, alemão e italiano, o indie game Mole Control coloca o jogador para caçar toupeiras muito doidas e explosivas, em uma cidade chamada Molar Creek.

História

A história é bem simples, e serve para dar aquele ar “diferente” ao título do Remode Studios. Os cidadãos da cidade se encontram desesperados, pois as tais toupeiras explosivas não dão sossego, e algumas delas, além de tudo, ainda possuem um lado “dedo leve”: adoram roubar utensílios das pessoas.

Você é o assistente de um cientista chamado Dr. Kraft,  o qual desenvolveu um veículo muito interessante para o controle das “pragas”. Este veículo pode se movimentar em qualquer direção, pode voar, e possui uma espécie de perfurador-aspirador que retira as toupeiras do solo.

Jogabilidade

Não pense que a tarefa será fácil. Antes de sair por Molar Creek caçando toupeiras, você deve passar por um tutorial, que lhe ensinará o básico a respeito dos controles, e deve conseguir sua “carteira de motorista”, para poder dirigir pela cidade. Após tudo isto, então, é que você inicia sua caçada aos pequenos mamíferos explosivos.

Utilize o mouse e o botão esquerdo para mover o veículo maluco, a letra “G” para ativar ou desativar o grid em volta do veículo, e o botão direito para escavar e mandar as toupeiras para o ar. Para voar, existe um botão localizado no canto inferior direito da tela: clique no mesmo, escolha uma parte do gramado coberta por lajotas brancas e veja o veículo colocar em funcionamento uma hélice localizada em sua parte traseira e ir voando até o destino. Nada muito complicado, quanto à jogabilidade.

Jogando Mole Control

Como no velho Campo-Minado, conforme você vai andando, tanto no seu veículo quanto nos squares em torno do mesmo, alguns números vão sendo exibidos. Estes números indicam a quantidade de toupeiras escondidas nas proximidades, e você pode então, cuidadosamente, ir andando em torno com todo o cuidado a fim de obter a maior precisão possível, fazendo com que mais números sejam exibidos e, assim, a localização da criaturazinha explosiva seja revelada (ou pelo menos permitindo que você obtenha uma localização aproximada).

Localizado o possível buraco onde a toupeira está escondida, basta clicar com o botão direito do mouse para colocar o dispositivo perfurador-aspirador em ação e remover a praga. Simples assim. Pelo menos na teoria, porque, muitas vezes, dá um trabalho enorme tentar eliminar possíveis locais “inúteis” sem passar por cima de uma mina e ser explodido.

Nestes momentos, você conta com seu repair kit, mas não se esqueça de que você dispõe de apenas dois. E para aumentar ainda mais a dificuldade, se você errar, ou seja, “disparar” seu removedor de toupeiras em um local onde não existe nenhuma, um repair kit será automaticamente gasto. E no caso de não existirem mais kits de reparação, você morrerá. Portanto, todo o cuidado é pouco.

Em Mole Control é possível mover o veículo um quadrado por vez, seja na vertical, na horizontal ou na diagonal. As lajotas brancas são sempre pontos seguros, e sinta-se seguro, também, quando nenhum número estiver sendo exibido nas laterais de seu veículo. Entretanto, ande descuidadamente enquanto números são exibidos ao seu redor e você literalmente será a toupeira. 🙂

Gráficos e trilha sonora

Os gráficos de Mole Control são muito agradáveis. A engenhoca criada pelo Dr. Kraft libera fumaça constantemente, e tudo lembra um game casual. Aliás, é um game casual, um puzzle desenvolvido tendo como objetivo a diversão em primeiro lugar, seguida pela lógica necessária para identificar os esconderijos das toupeiras.

O único “porém”, entretanto, é que o game só “funciona” em duas resoluções: 800 x 600 ou 1024 x 768 pixels. No meu caso, que utilizo uma resolução maior que estas duas, ou utilizo 800 x 600 e jogo em tela inteira perdendo um pouco da qualidade gráfica, ou então utilizo 1024 x 768 e visualizo uma barra escura no canto direito.Não se trata de nada que estrague a diversão. Entretanto, se os desenvolvedores puderem dar uma “mexida” nisto, seria muito legal.

A trilha sonora de Mole Control é muito bonita e relaxante. Totalmente orquestral, com utilização muito frequente de instrumentos de sopro e um certo ar dramático que faz com que ela se adeque perfeitamente à proposta de um game casual como este.

Conclusão

Mole Control custa £4.99, no site da desenvolvedora, £3.99 no site da distribuidora ou US$ 4,99 no Steam. Trata-se de um game casual que, sem ser cansativo, oferece bons momentos de diversão para quando estamos fartos de um Modern Warfare 2 ou de um Gears of War.

Além disso, além do modo “Adventure”, existe o “Time Attack”, onde você participa do concurso anual realizado na cidade de Molar Creek.

Fica aqui somente a dica para o Remode Studios dar uma ajustada na resolução. 🙂

[Editado] Em contato com o Remode Studios, constatei que o problema estava na resolução que utilizo: 1360×768. O game suporta resoluções até maiores do que esta, e faz a detecção automática, mas não oferece, pelo menos por enquanto, 1360 x 768. Portanto, não existe problema algum na questão da resolução. 🙂

Pin It on Pinterest