(Review) O Espetacular Homem-Aranha – iOS

O Espetacular Homem-Aranha - iOS - iPad - Review

Confesso que gosto bastante do trabalho da Gameloft. A empresa, além de tudo, dá uma atenção bem bacana ao Brasil: a grande maioria de seus títulos são totalmente traduzidos para o português, e isto faz com que uma grande parcela dos jogadores brasileiros não tenha de, digamos, “jogar no escuro”.

O jogo “O Espetacular Homem-Aranha” (ou, The Amazing Spider-Man) também foi lançado para dispositivos iOS (iPhone, iPad e iPod touch) e para dispositivos Android. Trata-se do jogo oficial do filme deste ano, um jogo que, aliás, já causou muito barulho na App Store. Nele temos o Aracnídeo em ótima forma. Durante a análise deste game utilizei o novo iPad, com sua incrível tela retina, e abaixo vocês podem conferir o que eu achei do “O Espetacular Homem-Aranha”, título desenvolvido com a colaboração da Marvel.

O Espetacular Homem-Aranha - iOS

Logo de início, gostaria de dizer que temos aqui um jogo de mundo aberto. O jogador é livre para explorar Nova Iorque da maneira que bem desejar, correndo em meio aos carros em avenidas, utilizando a famosa teia para saltar de um prédio a outro, e até mesmo pulando de um prédio ao outro ou escalando edifícios os mais diversos.

Durante nossas andanças, podemos até mesmo receber alertas do sentido aranha do alter ego de Peter Park e sermos, então, direcionados a crimes em andamento. Podemos lidar com a situação ou, é claro, fugir. Mas é claro que é sempre muito divertido dar alguns sopapos em alguns bandidos, principalmente devido à possibilidade de realizarmos combos muito bacanas.

No papel do Homem-Aranha, em determinado momento, podemos até mesmo realizar algumas gracinhas para a Gwen Stacy, grande amor do Peter que, como todos sabemos, nos quadrinhos, morreu de maneira bem trágica. No enredo do jogo temos o Dr. Curt Connors e sua transformação no vilão “O Lagarto” (The Lizard).

O Espetacular Homem-Aranha - iOS

É muito bacana a maneira como a Gameloft criou a Nova Iorque de “O Espetacular Homem-Aranha” nas versões iOS e Android. A cidade é enorme, e a liberdade que nos é oferecida é, também, enorme. Podemos caminhar pelas ruas e até mesmo nos depararmos com garotas que adoram o Aracnídeo e manifestam seu entusiasmo. Podemos também trombar com outros cidadãos de Nova Iorque e não sermos, digamos, muito bem vistos.

Do alto de um arranha-céu, lançando a teia e/ou iniciando um salto espetacular, temos a nítida impressão de que o cenário é muito vasto. Temos missões primárias e também missões secundárias, e nosso sucesso e/ou derrota sai sempre no jornal “The Daily Bugle”. O jogo conta com um mapa através do qual podemos nos localizar perfeitamente (também é possível economizar tempo e, através do mapa, nos dirigirmos diretamente ao local de início da missão), e também permite que o personagem seja evoluído.

O Espetacular Homem-Aranha - iOS

Pontos de habilidade ganhos em cada missão podem ser distribuídos em diversos atributos: “combate”, “força e velocidade”, “teia”, “físico” e bônus. Cada item da árvore de habilidades conta com instruções a seu respeito, e em relação à parte de “combates”, podemos até mesmo visualizar imagens que exibem o Homem-Aranha realizando o ataque em questão.

Desafios bem diferentes (e divertidos) ajudam bastante quando o jogador não estiver com vontade de realizar uma missão em específico. Por exemplo, existem desafios que requerem a derrota de um certo número de inimigos, desafios onde temos que realizar manobras, desafios onde devemos alcançar uma determinada altitude, e assim por diante. Existe até mesmo a possibilidade do Peter Parker tirar fotos espetaculares do Aracnídeo, atuando como um fotógrafo, digamos.

O Espetacular Homem-Aranha - iOS

O jogo também conta com uma loja dentro da qual podemos adquirir diversos items com o dinheiro que ganhamos. Tônicos, invencibilidade temporária, aumento na velocidade, uma câmera que nos permite tirar fotos dentro do jogo, e até mesmo o famosíssimo (e belo) uniforme preto.

Controlar o Homem-Aranha pela cidade de Nova Iorque é bem legal. Os controles são simples. Basicamente, você deve utilizar um controle touch com seu polegar esquerdo para movimentar o personagem e dois outros controles localizados no canto direito. Um deles faz com que o personagem pule e lance a teia, e o outro faz com que ele salte rapidamente para pontos específicos e pré-determinados no cenário.

A Gameloft teve também o cuidado de incluir uma opção que nos permite personalizar a interface do jogo: posição do mapa, do botão de salto, etc. Um botão de combate aparece automaticamente, vale lembrar, sempre que necessário. Ou seja, assim que algum inimigo estiver próximo, o tal botão aparecerá e fornecerá acesso ao sistema de combate do jogo, o qual, na verdade, é extremamente simples de ser utilizado.

Durante cada combate, o Homem-Aranha também pode utilizar seu sentido aranha e, de certa forma, prever a movimentação inimiga. Assim, quando em perigo, um botão azul com um ponto de exclamação se acende e, ao tocarmos nele, o protagonista realiza manobras evasivas (muito útil para fugir de tiros) e ainda recebe parabéns do próprio jogo. É muito bacana.

O Espetacular Homem-Aranha - iOS

Inimigos também podem ser presos e atraídos com a muito mais do que útil teia, e na verdade o sistema de combate de “O Espetacular Homem-Aranha” é muito intuitivo. É uma pena, entretanto, que um jogo tão bacana conte com personagens muitas vezes não muito bem modelados, sem contar com o fato de que eles falam mas não abrem a boca. É bem estranho.

Em determinados momentos, também podemos notar uma queda de framerate gritante, sem falar no fato de que o dublador do personagem possui uma voz um tanto quanto irritante e que, em determinados momentos, chega a parecer até mesmo um pouco forçada. Creio que a Gameloft deveria ter tomado um maior cuidado aqui, principalmente levando-se em consideração a grande veia cômica do personagem.

A evolução do personagem também parece não ser considerada em muitos momentos do jogo. Em grande parte dos combates o Aracnídeo chuta, soca e nada mais. Mesmo com a velocidade dos ataques e os efeitos que os acompanham, o jogador pode sentir, muitas vezes, que acabou distribuindo pontos de habilidade à toa.

O Espetacular Homem-Aranha - iOS

Conclusão

“O Espetacular Homem-Aranha” é um jogo muito bacana, que com certeza vai agradar aos fãs do herói e/ou de jogos que permitem liberdade de ação, saltos mirabolantes, muitos combos e que, além disso tudo, ofereçam várias atividades.

Nota

8/10

Ficha Técnica

Título: O Espetacular Homem-Aranha
Gênero: Ação
Desenvolvedora: Gameloft
Publisher: Gameloft
Plataformas: iOS (iPad, iPhone e iPod touch)
Versão analisada: iOS – iPad

Poderá gostar também

8 Comments

  1. Estou na dúvida sobre esse jogo hehehe eu tenho aquele Total Mayhem e achei mais ou menos.

    Reply
    • @Erick,

      Olha, o Total Mayhem, pelo que me lembro, é meio fechadão, né? Esse é de mundo aberto, você tem bastante liberdade. É bacana. :)

      Reply
  2. o jogos e maneiro

    Reply
    • @gabriel,

      Também achei, Gabriel. Mas, o novo do Batman, por exemplo, é melhor ainda. Chegou a testar? :)

      Reply
  3. jogo do espetacular homem aranha eu quero jogar

    Reply
  4. adoro home aranha adoro peter parke e a inteligesia dele

    Reply
  5. o espetacular-homem aranha tem para ps2

    Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Clima de Black Friday: games e mais games a preço de banana - [...] esquecer de jogos para iPhone, iPad, iPod touch e Android, é claro. O Espetacular Homem-Aranha (leia review - iOS) e The Adventures …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>