Confesso que desde pequeno sempre fui meio que fissurado por games estilo pinball. Gastava fichas e mais fichas nas antigas máquinas, e era daquele tipo de jogador que, vez ou outra, provocava TILT nas máquinas. Adorava, e ainda adoro, jogar pinballs. Quando encontro algum fliperama aberto (cada vez mais difíceis de se achar), não deixo de dar uma jogadinha.

Nos PC’s e nos consoles que tive até hoje, sempre busquei por jogos deste estilo, mas nunca encontrei nenhum que me provocasse tanta diversão e que fosse tão bonito quanto os títulos da série Pinball FX e Pinball FX 2, da desenvolvedora húngara ZEN Studios. Aliás, ontem à noite, joguei creio que durante umas três horas seguidas algumas mesas destes dois XBLA’s. Pinball FX foi lançado na Xbox Live em 2007. Já Pinball FX2 foi lançado no final de 2010. Uma série de tables, ou mesas, já foram lançadas para esta sensacional série, tais como, por exemplo, “Earth Defense”, “Excalibur”, “Nightmare Mansion” e “Street Fighter”.

Existem alguns DLC’s sensacionais para Pinball FX2, e neste review, gostaria também de comentar a respeito de MARVEL Pinball e Mars. É a respeito destes dois pacotes de expansão, bem como a respeito dos games principais Pinball FX e Pinball FX2 e suas respectivas mesas originais que comentarei neste review. Vale ressaltar que Pinball FX2 possui retrocompatibilidade com PinballFX, ou seja, todas as tables que você possuir para o jogo anterior da franquia funcionam sem problemas em Pinball FX2.

Vale lembrar também que os gráficos de todas as mesas são fantásticos, principalmente em Pinball FX2. Extremamente coloridos, contam com personagens interativos em 3D que proporcionam muitos belos momentos durante o gameplay, e a bola passa realmente uma impressão metálica fantástica, e cada lançador, dependendo da mesa, é um show à parte.

Mesas que possuem “dois andares” podem, de repente, contarem com flippers na parte elevada, o que torna a experiência ainda mais parecida com a de um “pinball de verdade”. A jogabilidade é extremamente simples e intuitiva: através dos dois gatilhos do controle do Xbox 360 você aciona os flippers esquerdo e direito. O botão “X” permite que você ative 6 tipos diferentes de câmera, inclusive uma que permite que você “ande” à vontade pela mesa.

O analógico esquerdo balança a mesa, e é aqui que você pode provocar os TILTS. O analógico direito serve para lançar a bola, permitindo inclusive que você defina o nível da força a ser aplicada, e com a bola na mesa, a diversão e o show começam. A física da série como um todo é muito bacana, e você consegue observar o efeito da mesma diretamente sobre a bola, influenciando, por exemplo, no aumento ou na redução da velocidade conforme a bola “sobe” determinadas rampas na mesa (ou as desce), ou conforme ela é rebatida, ou até mesmo quando algum dos mais diversos elementos da mesa executam alguma determinada ação com a bola.

Pinball FX

Pinball FX vem originariamente com 4 tables: Speed Machine, Extreme, Agents e a Buccaneer. Speed Machine é uma mesa cujo foco são carrões e o mundo das corridas de automóveis. A mesa conta com velocímetros, sinais de trânsito como indicadores, sonoridade toda característica e lembrando carros, como buzinas, por exemplo, e nas laterais da mesa existem ítens relacionados a automobilismo, como motores, por exemplo.

Extreme é uma mesa que tem a ver com esportes. Skate, patins, e coisas deste tipo. Até cestas de basquete estão presentes na mesa, vale ressaltar. Agents é uma mesa voltada para o mundo da espionagem e agentes secretos. Armas, instalações secretas, bombas, munições brilhando na mesa, etc. Vale ressaltar que aqueles “rebatedores” laterais sempre próximos aos flippers, em Agents são duas pistolas. Muito bacana.

Já Buccaneer é a mais bonita e divertida das mesas originais de Pinball FX. O foco aqui são piratas, é claro. Bússolas, caveiras, navios e demais ítens relacionados são facilmente detectáveis na mesa. Esqueletos também se fazem presentes, e o lançador da bola é, nada mais nada menos que um canhão. Uma bandeira pirata também pode ser visualizada, ao fundo, e também se trata de uma “mesa de dois andares”, vale ressaltar.

Pinball FX2

Pinball FX 2 vem também originariamente com 4 mesas: Biolab, Pasha, Rome e Secrets of the Deep. Biolab é “ambientada” em um laboratório genético onde criaturas malucas dão as caras. A mesa é muito bonita e possui uma seção onde, caso a bola caia, ela ficará girando até cair em um buraco localizado no centro.

Pasha é uma mesa repleta de elementos da mitologia persa. Trilha sonora característica e com um toque moderníssimo, construções de época, sultões, bazares, lâmpadas mágicas e mais uma série de ítens dão um charme todo especial a esta mesa. O personagem de turbante e a serpente animados, em 3D, aliás, são sensacionais.

Até um mini game muito interessante existe nesta mesa, caso você acerte o objetivo necessário. Uma área central na table se abre e você deve então, “no subterrâneo”, participar de um joguinho muito bacana onde é necessário rebater a bola com seus flippers e derrubar pequenas figuras que ficam passando lateralmente.

Rome é uma mesa belíssima e muito interessante. Inspirada no antigo império romano, é claro, Rome conta com um enorme soldado romano em 3D, aquedutos por onde é possível observar-se a água circulando, bandeiras com a palavra “SPOR”, estátuas de deuses e mais uma série de belíssimos ítens.

O lançador da bola em Rome, aliás, é uma espécie de mecanismo que utiliza cordas e que, dependendo do ponto de vista, pode possuir muita semelhança com as construções bélicas dos antigos romanos. Secrets of the Deep é uma mesa cuja ambientação tem a ver com as profundezas do oceano.

Personagens usando escafandros, veículos de exploração, e o próprio lançador que possui uma espécie de medidor de pressão dão um charme fantástico à mesa. Criaturas abissais e uma enorme lula também podem ser visualizadas, e a mesa é uma verdadeira delícia de se jogar. A água e as transparências nesta mesa representam elementos verdadeiramente surpreendentes.

Pinball FX 2 – MARVEL Pinball

Marvel Pinball é um pacote de expansão para Pinball FX2 lançado em Dezembro de 2010. O DLC contém 4 mesas, possuindo diversos personagens da Marvel como elementos “atuantes” ou “figurativos”, digamos. As mesas são: Wolverine, Spider-Man, Iron Man e Blade.

A primeira delas, Wolverine, é muito bacana. A presença do Dentes-de-Sabre é fantástica, nesta mesa, bem como a dos Sentinelas. Existe também um Wolverine em 3D na parte inferior da mesa. Muito bonito e animadíssimo, por sinal. Fazer com que a bola suba as rampas e ataque os “rebatedores sentinelas”, ao fundo, é muito divertido. O grandão não gosta nem um pouco, aliás. Belíssima mesa, e as garras do Logan estão presentes até no centro da mesa.

Spider-Man é uma mesa fantástica. Conta com dois personagens enormes, interativos e também em 3D: o Doutor Octopus e o sinistro Duende Verde, causador de muitos problemas na vida do aracnídeo, como sabemos. A mesa também conta com muitas aranhas, é claro.

Em Iron Man temos o famoso homem de ferro e alguns super vilões que podem entrar em combate com o mesmo. Basta que você faça a bola atingir o “mission role”, localizado na parte superior da mesa. A partir daí o Tony Stark enverga sua armadura e passa a combater os inimigos. É sensacional.

Blade nos apresenta o famoso vampiro e… muitos vampiros. A mesa é muito bonita, conta com castelos e um vampiro enorme e verde pode surgir em sua parte superior. O Blade também é outro personagem animado da mesa, e quando o tal vampiro surge, a mesa toma um ar bem lúgubre, com parte das luzes apagadas. Aliás, o lançador da bola é uma motocicleta. 🙂

Pinball FX 2 – Mars

Mars é uma table para Pinball FX2 lançada em 20 de Abril de 2011. Sua “ambientação” é o planeta vermelho, é claro. O cenário avermelhado de Marte está presente nesta mesa, e vale ressaltar que a mesma está posicionada frente a uma espécie de janela através da qual podemos observar o espaço e asteróides passando bem devagar.

Ao concretizar determinado objetivo em Mars, uma belíssima espaçonave chega sobrevoando a mesa e pousa em sua parte superior. Mars conta com diversos elementos futuristas e belíssimos. Trata-se de outra mesa muito bonita.

Alguns comentários

É realmente fantástica a evolução entre Pinball FX e Pinball FX 2. Os gráficos de Pinball FX2 são maravilhosos. Reflexos e iluminação belíssimos, efeitos extremamente realistas, sonorização incrível, desafios na medida certa, elementos interativos, lançadores diferentes conforme a mesa e seguindo a temática da mesma e muito brilho e luzes piscantes. A própria bola é sensacional, principalmente quando sua velocidade aumenta. Podemos enxergar inclusive o “rastro” deixado pela mesma.

Os sons característicos e extremamente bem feitos, muito similares aos de um pinball de verdade, fazem com que sintamos uma experiência bem próxima da de jogar em uma máquina verdadeira, e Pinball FX 2 ainda suporta partidas multiplayer online ou locais, em tela dividida, e também permite a constante comparação de seu score com o de seus amigos.

Um dos recursos mais bacanas em Pinball FX2 é o “Superscore”. Trata-se de uma espécie de ranking especial que vai sendo aumentado conforme o desempenho do jogador, e que também serve para acirrar as competições entre os amigos. Vale ressaltar também que, todos os elementos que, em uma mesa de verdade, seriam feitos de metal, em Pinball FX 2 e até mesmo em Pinball FX são reproduzidos de forma extremamente bela. Rampas, loops, flippers, etc: todos estes ítens são muito bonitos e bem feitos.

Diversas mesas possuem um recurso muito bacana: independentemente da câmera que você está usando, quando a bola vai para o fundo, é bem possível que você a perca de vista. Nestes momentos, o jogo exibe tudo o que está rolando lá atrás, através de uma janela exibida no canto superior direito. É muito legal e ajuda bastante.

Todas as mesas são, de certa forma, temáticas. As mesas da Marvel e seus vilões e heróis, por exemplo, são fantásticas, principalmente devido ao fato dos mesmos reagirem conforme o gameplay. Tudo isto faz de Pinball FX2 um verdadeiro “must have” para quem gosta de pinballs e possui um Xbox 360.

Conclusão

A série Pinball FX, incluindo o título mais recente, Pinball FX2, possui mesas belíssimas e que certamente proporcionarão uma experiência muito similar à que teríamos ao jogarmos em máquinas de pinball reais. A série e seus DLC’s oferecem efeitos especiais de tirar o fôlego, muita diversão e realismo. Se você aprecia pinballs e possui um Xbox 360, Pinball FX2 deve ser ítem obrigatório no HD de seu console.

Ficha Técnica

Título: Pinball FX – Pinball FX 2 – Mars – MARVEL Pinball
Gênero: Pinball
Desenvolvedora: ZEN Studios
Distribuidora: ZEN Studios / Marvel Entertainment
Plataformas: Xbox 360
Versão analisada: Xbox 360

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest