Recebi da Controle.net uma placa de captura de vídeo da AverMedia, a GameCapture HD (confira unboxing), para testes. Já gravei inclusive um vídeo de gameplay com o equipamento, e posso dizer que trata-se de um produto fantástico. Obviamente uma placa como esta pode suprir perfeitamente as necessidades de diversos tipos de profissionais que lidam com videogames em seu dia a dia. Mas ela também pode ser utilizada sem problemas por jogadores que simplesmente desejam capturar vídeos de seus jogos pura e simplesmente por prazer e/ou para mostrar aos amigos.

A AverMedia GameCapture HD foi lançada recentemente no Brasil, e impressiona o usuário desde o momento em que este a adquire. Sua caixa é extremamente bonita, e todos os acessórios se encontram muito bem embalados. Uma das grandes vantagens desta placa de captura é o fato de que ela dispensa totalmente um computador no momento da gravação. Trata-se de uma placa de captura externa que armazena os vídeos e screenshots capturados em qualquer tipo de dispositivo de armazenamento USB, como um HD externo ou um pendrive, por exemplo. Também é possível encaixar um HD de notebook na parte inferior da GameCapture HD e armazenar o conteúdo aí.

Trata-se de um equipamento extremamente user friendly. Menus OSD (on screen display) facilitam bastante a configuração e até mesmo o gerenciamento dos vídeos e imagens capturados. O controle remoto que acompanha a placa de captura é pequeno e fornece acesso a todos os recursos da mesma. É possível até visualizar o que você acabou de gravar na tela da própria televisão: botões de pause, stop, fast forward e slow motion (com várias opções de velocidade) estão presentes no controle remoto, e meio que ajudam a transformar a AverMedia GameCapture HD em uma espécie de player, também.

Através dos menus exibidos em tela, o usuário também pode gerenciar os arquivos de vídeo e imagem capturados e configurar a placa. O sistema da GameCapture HD está disponível em diversos idiomas, como por exemplo inglês, italiano, alemão e, é claro, português do Brasil. A data e a hora podem ser configuradas facilmente através do controle remoto, assim como a qualidade das gravações.

O início e o término de cada sessão de gravação contam com avisos em tela, os quais informam ao usuário até mesmo a duração máxima de cada vídeo, levando em consideração o tamanho do dispositivo de armazenamento utilizado e a qualidade do vídeo. Terminada uma sessão de gravação, o equipamento também informa quantos minutos de vídeo ainda podem ser gravados no HD externo ou pendrive em utilização.

Captura de gameplays pode ser muitas vezes um assunto “espinhoso” para muitas pessoas, mas a GameCapture HD descomplica totalmente este procedimento. O produto vem acompanhado de um cabo fantástico que conta com conectores para o Xbox 360, para o Playstation 3 e para o nintendo Wii. Trata-se de um único cabo. Um cabo vídeo componente universal. Uma de suas pontas deve ser conectada às entradas vídeo componente da placa e a outra deve ser conectada ao console.

Juntamente com a placa também é fornecido o cabo vídeo componente para a devida ligação da mesma à televisão, bem como o necessário cabo de áudio RCA. Todos os vídeos gerados por esta placa de captura da AverMedia utilizam o padrão de compressão H.264. Um arquivo .AVI é armazenado no pendrive ou HD externo do usuário. Tal arquivo pode então ser utilizado de diversas maneiras: ele pode ser importado em qualquer software de edição de vídeo, por exemplo, para edições.

A placa também captura screenshots: basta pressionar um botão no controle remoto e imediatamente uma “foto de tela” é capturada e armazenada: o arquivo gerado é um .JPG. O produto é extremamente prático, e sua utilização e configuração são tão simples que o manual que o acompanha chega até mesmo a ser desnecessário.

A fonte da AverMedia GameCapture HD, aliás, é bi-volt automático, o que contribui bastante para evitar problemas, principalmente se o usuário/jogador morar em uma região onde a voltagem seja 220v, ou quando ele se encontra em viagem e não tem nenhuma informação a respeito da rede elétrica do local. Claro: a placa é totalmente adequada para viagens, passeios, etc. Uma sessão de jogatina na casa de um amigo pode representar uma ocasião muito bacana para utilizá-la e gravar aquelas partidas divertidíssimas de FIFA 12, por exemplo.

As resoluções suportadas são as seguintes: 480i, 480p, 576i, 576p, 720p e 1080i. Pesando menos de 1 Kg e possuindo um design extremamente compacto, a AverMedia GameCapture HD pode ser transportada para qualquer lugar sem qualquer problema. O fato de se tratar de um equipamento que permite a captura de vídeos de gameplay de 3 consoles diferentes (PS3, Xbox 360 e Wii) aumenta ainda mais sua versatilidade e público alvo.

Profissionais ou jogadores que apenas desejam capturar os melhores momentos de seus jogos certamente podem se beneficiar dos fantásticos recursos oferecidos por esta placa de captura externa que anda causando muito barulho (e com razão) na mídia. Trata-se de um equipamento de altíssima qualidade, dotado de recursos que ultrapassam a “simples” captura de vídeo e que, além de tudo, não exige a presença de um expert para operá-lo.

É incrível como um equipamento tão pequeno e aparentemente simples como a AverMedia GameCapture HD pode ser tão sensacional, prático e simples de se utilizar. Proprietários dos consoles de mesa da Microsoft, da Sony e da Nintendo certamente irão adorá-la.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest