(Review) Pro Cycling Manager 2012

Pro Cycling Manager 2012 - Review

Gostaria de deixar bem claro que, apesar de gostar bastante de simuladores, Pro Cycling Manager 2012 foi o primeiro simulador de ciclismo com o qual tive contato de forma bem próxima. Portanto, esta análise pode até mesmo ser vista como as impressões de um “novato na área”. De qualquer forma, gostaria de dizer que estou gostando bastante do jogo, e é verdadeiramente uma pena que este gênero não seja muito conhecido/jogado no Brasil.

O simulador da Cyanide Studios coloca o jogador no papel de treinador, empresário e grande responsável pela liderança de uma equipe de ciclistas, sendo que o objetivo final, é claro, é vencer corridas, obter prêmios e levantar cada vez mais a moral dos membros de sua equipe (o que acaba sendo revertido em benefícios para o jogador/treinador, é claro). Corridas extremamente famosas, como “Tour de France” e “La Vuelta”, aliás, fazem parte do jogo.

Logo no início do modo carreira temos de definir nossa nacionalidade, nosso nome, escolher uma fotografia, inserir a data de nascimento e até mesmo a orientação da equipe, caso criemos uma totalmente personalizada. Isto implicará em um orçamento maior ou menor, e vale lembrar que ao escolher mais dinheiro em caixa você acabará recebendo menos informações a respeito de possíveis novos talentos que podem ser descobertos.

Pro Cycling Manager 2012

A velocidade de evolução dos atletas também pode ser pré-definida no início da carreira, e é preciso tomar muito cuidado aqui para não correr o risco de criar algo totalmente desbalanceado. A aparição de corredores com grande potencial também pode ser controlada: você pode deixar que isto seja algo totalmente aleatório ou então tornar tudo mais previsível, com ótimos profissionais aparecendo de maneira constante e fixa em cada carreira.

Claro, todos os ajustes acima são opcionais, e o jogador pode simplesmente ignorá-los e utilizar as opções padrão. Pro Cycling Manager 2012 é um jogo no qual podemos lidar com todas as complexidades envolvidas no gerenciamento de uma equipe de ciclistas, desde a contratação de atletas, até contratos com patrocinadores, gerenciamento de equipamentos e treinamentos, passando pelo acompanhamento do desempenho de equipes rivais, contato com organizadores de eventos e pelas próprias corridas, em 3D, durante as quais também é possível mantermos o controle sobre os ciclistas.

Existe até mesmo um sistema, dentro do jogo, que simula um cliente de correio eletrônico. É através dele que recebemos convites, resultados, avisos de datas limite para inscrição nas corridas, notícias a respeito dos atletas que se encontram em campos de treinamento e até mesmo alertas sobre corredores machucados ou recuperados. É tudo muito realista, e temos a impressão de que estamos lidando com e-mails reais, muitos deles enviados a partir do endereço cyanews [arroba] cyanide-studio [ponto] com.

Pro Cycling Manager 2012

Cada e-mail pode inclusive conter links os mais diversos, os quais podem abrir, por exemplo, janelas exibindo detalhes de atletas, detalhes a respeito de diversos eventos, etc. A interface do jogo é extremamente elegante e prática. Através da agenda, podemos verificar os eventos que irão ocorrer, o percurso, a duração do mesmo, detalhes a respeito de diversos de seus trechos, incluindo observações a respeito de partes mais fáceis e partes mais difíceis, etc. Tudo isto, é claro, separado por estágios, os quais podem ser inclusive visualizados em um prático gráfico que também exibe a topografia das pistas.

Manter a confiança dos patrocinadores em sua equipe é também extremamente importante, pois isto, além de tudo, significa que o dinheiro continuará entrando. Os resultados que o jogador atinge sempre são comparados com os objetivos, e isto define, portanto, o quão bem visto será o treinador.

Pro Cycling Manager 2012

Cada atleta também possui sua própria ficha, e possui peculiaridades distintas. Cada um deles pode ser especialista, digamos, em um determinado tipo de abordagem. Alguns são ótimos para subidas, outros possuem boas arrancadas, outros são verdadeiros lutadores, ótimos durante brigas por posições, e assim por diante. Cada um deles também possui seus respectivos níveis de fitness (que pode ser deteriorado ou melhorado com os treinamentos) e moral, além de durações diferentes de contrato.

Em relação aos treinamentos, o jogador pode alugar diversos hotéis espalhados por diversos locais da Europa: Bélgica, França, Itália, Grécia, Espanha e Portugal. Cada um deles possui um padrão de qualidade diferente, o que pode significar diárias mais caras ou mais baratas (valendo lembrar que o custo total dependerá do tempo de permanência e da quantidade de ciclistas enviados).

A qualidade dos centros de treinamento (luxuosos, modestos, etc) também pode influenciar a moral dos atletas, sendo que as “estrelas” serão as mais “prejudicadas”; vale lembrar também que a moral dos ciclistas é um fator muito importante durante cada corrida, portanto, uma olhada na tela de gerenciamento de finanças e um gerenciamento consciente de todos os recursos é sempre muito bom antes de qualquer decisão.

Pro Cycling Manager 2012

Existem 81 equipes diferentes em Pro Cycling Manager 2012, e o realismo do jogo é altíssimo. Seus gráficos são muito bonitos (verdadeiramente surpreendentes, durante as corridas), e conforme o jogador vai registrando seu grupo de ciclistas em diversas competições, uma verdadeira avalanche de informações, estatísticas, e-mails e gráficos sensacionais vai aos poucos surgindo.

O simples fato de sermos capazes de treinar a equipe antes de cada temporada é algo fantástico: desta forma, podemos, além de bicicletas, corridas, público e cenários belíssimos, lidar também com diversos detalhes que farão toda a diferença do mundo quando os pneus estiverem em movimento, em qualquer uma das 180 competições disponíveis.

Podemos observar toda a elegância e beleza de Pro Cycling Manager 2012 (e nos divertirmos bastante, deixando algumas tecnicidades de lado) durante cada corrida. Antes de cada uma delas, podemos realizar simulações simples ou detalhadas (e obter o desempenho de cada um dos corredores, aliás), e até mesmo realizar a corrida sem sequer tocar no modo 3D, “nas corridas de verdade”. Claro: isto não tem graça alguma. Também podemos definir o posicionamento de cada um dos atletas, e até mesmo alterar diversos detalhes das bicicletas, como por exemplo quadro, pneu frontal, pneu traseiro, capacete, etc.

Deve-se prestar bastante atenção à parte estratégica, entretanto, tanto antes quanto durante as corridas. Cada corrida, ponto culminante de um processo, quem sabe, longo, que envolveu treinamento, gastos, perdas, ganhos, stress, etc, é ao mesmo tempo um espetáculo e um novo cenário para que o jogador exercite suas táticas.

Pro Cycling Manager 2012

Os gráficos são belíssimos. Os cenários são deslumbrantes, e os modelos dos ciclistas são muito detalhados. O início de uma corrida é uma verdadeira loucura, com bicicletas brigando por melhores posições naqueles primeiros e tumultuados momentos onde cada segundo vale muito. Aos poucos toda a “bagunça” vai sendo resolvida, bicicletas vão tomando distância umas das outras e podemos então gerenciar a equipe na pista com mais calma, além de observar os belos gráficos do jogo.

Painéis laterais nos fornecem informações e botões de controle relativos a cada um dos ciclistas. Podemos acompanhar seus batimentos cardíacos, suas posições e até mesmo com eles interagir, é claro. Podemos forçar um corredor a, por exemplo, sair em disparada, podemos fazer com que ele mantenha sua posição, e podemos também definir o ritmo de suas pedaladas. O narrador do evento chega inclusive a mencionar quando algo de interessante acontece, e/ou quando algum corredor se destaca, toma a dianteira, etc.

Pro Cycling Manager 2012

Obviamente, também aqui, “com a mão na massa”, temos de tomar cuidado e não forçar demais os atletas. Não espere fazer com que um ciclista mantenha a dianteira para sempre forçando-o de maneira desmedida e sem estratégia alguma, pois Pro Cycling Manager 2012 cobrará um preço bem alto, neste caso, e este tal ciclista poderá até mesmo chegar em último lugar, totalmente exausto. Bom senso e muita, muita atenção às estatísticas, detalhes de cada corredor e informações obtidas antes e durante a corrida são fatores importantíssimos.

Diversas opções de câmera estão disponíveis, desde uma em que você pode permanecer bem no meio dos atletas até uma posicionada em um helicóptero (até mesmo o barulho da aeronave pode ser ouvido). A inteligência artificial do jogo também é extremamente refinada, e você perceberá claramente quando os oponentes adotarem diferentes estratégias, as quais poderão inclusive variar conforme o estágio da corrida em que você se encontra.

Cada corrida, por falar nisso, é algo único, e todas as informações prévias que o jogador obtiver sobre ela serão extremamente valiosas, a fim de que todos os preparativos sejam totalmente personalizados. Vale lembrar que, fora das corridas, Pro Cycling Manager 2012 é um jogo no qual os dias passam. O jogador pode avançar o processo, e cada novo dia pode representar a abertura de uma nova inscrição, a notícia de que algum atleta se machucou, o recebimento de uma série de diferentes e-mails e até mesmo o início de uma corrida.

As corridas podem ser aceleradas (pois muitas delas duram vários e vários minutos). Existem diversos níveis de velocidade diferentes. Entretanto, em minha opinião, isto é algo que deve ser esquecido pelo jogador de Pro Cycling Manager 2012, pois colocar as corridas em fast forward elimina grande parte da emoção e da beleza do jogo.

Agora comentarei a respeito de algo que, talvez, para os acostumados com este tipo de simulador, ou até mesmo para jogadores dos títulos anteriores da franquia, seja desnecessário. Mas senti uma falta enorme de um tutorial, neste game. Um tutorial extenso, completo mesmo, explicando diversos detalhes e macetes do jogo, passo a passo.

Pro Cycling Manager 2012

Quando abrimos o jogo pela primeira vez, somos lançados em um ambiente um tanto quanto inóspito, e é preciso grande atenção, muita leitura e muitos testes até que cheguemos a entender como as coisas funcionam, pelo menos em parte. Creio que a presença de um tutorial em PCM 2012 seria algo fantástico, algo que poderia até mesmo ser ignorado pelos veteranos, mas que, por outro lado, facilitaria bastante a vida de quem está iniciando na série.

Os cenários de cada corrida, apesar de sua extrema beleza e de contarem com diversos e diferentes estágios, poderiam também contar com maiores variações: algumas corridas parecem ocorrer em locais muito parecidos com os de outras, e dado o porte do jogo e seu estilo, tenho certeza de que este elemento poderia ter sido melhor trabalhado pela desenvolvedora. De qualquer forma, porém, este é um grande jogo. Um ótimo simulador.

Este último título da franquia de simuladores de ciclismo da Cyanide também conta com suporte a partidas multiplayer. O novo modo “Armada” conta com partidas “rankeadas” ou amigáveis, e aqui cada ciclista é uma carta, digamos. O jogador pode comprar novas cartas, é claro, mas o jogo fornece um pacote inicial com diferentes atletas, que permanecerão ligados à equipe por um certo período de tempo. Novas cartas podem ser adquiridas com dinheiro ganho no jogo ou então com dinheiro real. Também existe o modo multiplayer normal, bem mais simples, e onde pode-se ir direto ao ponto, digamos. Mas o verdadeiro charme do jogo está em seu modo carreira, é claro.

Conclusão

Pro Cycling Manager 2012 é um simulador que oferece uma experiência única, permitindo que o jogador lide com diversos e profundos aspectos técnicos e também participe de emocionantes corridas em cenários dotados de enorme beleza. O título não poupa o jogador quando se trata de detalhes, mas também o gratifica fantasticamente durante cada uma das corridas, as quais ao mesmo tempo são espetáculo e oportunidade para mais experimentação e testes.

Nota

9.0/10

Título: Pro Cycling Manager 2012
Gênero: Simulação
Desenvolvedora: Cyanide Studios
Publisher: Focus Home Interactive
Data de lançamento: 22 de Junho de 2012
Plataformas: PC / Xbox 360 / Playstation 3
Versão analisada: PC

Poderá gostar também

Trackbacks/Pingbacks

  1. Novas e belas imagens do grandalhão de "Of Orcs and Men" - [...] em ”Of Orcs and Men“, jogo em desenvolvimento pela Cyanide Studio (Game of Thrones, Pro Cycling Manager 2012, Blood Bowl, Dungeonbowl) e pela …
  2. Gigante é destaque em trailer de lançamento de Of Orcs and Men - [...] pela Cyanide Studio (Blood Bowl, Pro Cycling Manager) em parceria com a Spiders, Of Orcs and Men além de parecer muito promissor, também …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>