Desenvolvido pela Doctor Entertainment, Puzzle Dimension é um game riquíssimo. Nos detalhes, na variedade de cenários, na quantidade de mecanismos que se pode utilizar e na quantidade de puzzles: 100. 100 belos, instigantes e variados puzzles, todos ambientados em cenários belíssimos e em 3D. Aliás, todos os puzzles são em 3D: você se move em estruturas as mais diversas, podendo girar a câmera, aproximá-la ou afastá-la da ação, etc.

Trata-se de um puzzle divertidíssimo e extremamente desafiador. Quem gosta de quebra-cabeças, de pensar em estratégias para resolver determinadas situações, ou melhor, para delas sair, vai adorar Puzzle Dimension, game que custa apenas US$ 9,99 no Steam. Belos gráficos, enorme variedade de desafios e diversão para todas as idades: tudo isto está presente neste belo título da desenvolvedora sueca.

Jogabilidade

Jogar Puzzle Dimension é muito simples. Ou melhor, sua jogabilidade é simples. A dificuldade fica por conta dos puzzles que você tem que resolver. No game, você controla uma bola que deve coletar girassóis. Para movimentá-la, você utiliza as setas do teclado, e para fazer com que ela pule (você vai pular muito), você usa a barra de espaços.

Através da tecla “C” você aciona a câmera. É como se um pause fosse dado no jogo, e a partir daí você pode observar todo o quebra-cabeças a partir dos mais diversos ângulos e distâncias, controlando a câmera também através das setas. Para retornar ao jogo, pressione novamente a tecla “C”. A utilização da câmera é muito importante, em diversos momentos do jogo, pois devido a este ser um puzzle em 3D onde as leis da gravidade são, digamos, “postas à prova” à todo momento, é extremamente interessante saber o que há em volta. Muitos problemas somente podem ser visualizados através da utilização da câmera, vale ressaltar.

Você também pode utilizar SHIFT + setas esquerda/direita para dar uma olhadinha para os lados ou SHIFT + setas cima/baixo, para olhar para cima ou para baixo, durante o jogo. Trata-se de outro recurso muito útil. Basicamente, tudo o que se pode dizer da jogabilidade de Puzzle Dimension é isto: simplicidade nos controles e dificuldade no gameplay. Simples assim (ou nem tanto 🙂 ).

Jogando Puzzle Dimension

Para quem gosta de puzzles dotados de belos gráficos e com mecânicas inovadoras, este título é um prato cheio. O jogo possui uma relação progresso – alteração gráfica/sonora interessantíssima. A partir da premissa de simplesmente coletar os girassóis o que se vê é algo extremamente interessante.

Blocos “pixelados” assumem texturas muito bonitas tão logo você os toca com sua bola (o personagem do jogo). O mesmo se pode dizer das plantas. Existem diversos tipos de blocos que podem atrapalhar sua vida. Blocos que se quebram dependendo do impacto que sua bola provoca, blocos que fazem com que você deslize e caia no abismo, se não tomar cuidado, sendo que aqui os pulos podem ajudar bastante, muitas vezes, por incrível que pareça, etc.

Tudo vai assumindo um ar magnífico e desafiador conforme você progride no game, e se você não possui muita paciência, é bom começar a exercitá-la antes ou enquanto joga Puzzle Dimension: você cairá no abismo diversas vezes, pelo menos no início da jogatina.

Pule entre espaços vazios formados por blocos faltantes, deslize por sobre blocos que parecem conter sabão, veja o mundo girar, “navegue” por verdadeiras estruturas suspensas em um belo mundo em 3D, e colete todos os girassóis presentes em tais formações, para que então os portais azuis sejam abertos e você seja redirecionado ao próximo quebra-cabeças. É claro que a coisa toda não é tão simples assim, e você deverá, literalmente, quebrar a cabeça até que consiga, digamos, “zerar” o game.

Gráficos e trilha sonora

Os gráficos de Puzzle Dimension são muito bonitos e vão melhorando conforme você progride no game. Aliás, estas “melhoras” vão sendo experimentadas pelo gamer em cada pequeno movimento realizado: é muito bonito observar blocos pixelados apresentarem texturas belíssimas em um passe de mágica, tudo devido ao toque de sua bola. Os ambientes nos quais as “estruturas-puzzle” estão inseridas também são belíssimos, e vão desde espaços gigantescos e estranhos até estranhas porém belíssimas “florestas” (que também passam uma impressão de grandiosidade).

Vale ressaltar que o material de todos os blocos por onde sua bola caminha acompanha a aparência destes “mundos”, e madeira, gelo, rocha, fogo, etc, são alguns dos elementos com os quais você se deparará. É impossível enjoar de Puzzle Dimension, dada a variedade de ítens com os quais você terá de lidar, e também dos puzzles e maneiras de resolvê-los.

A trilha sonora pode variar desde faixas que parecem algo saído de velhos títulos de 8 bits até belas e claríssimas músicas. Tudo acompanha o desenrolar da “campanha”, e não é difícil você passar alguns minutos observando tudo o que o cerca, através da utilização da câmera.

Conclusão

Se você gosta de puzzles, irá adorar Puzzle Dimension. Belo, desafiador, diferente e inovador. Mecânica simples e dificuldade crescente. Baixe o demo e veja por si próprio. Você vai se deliciar. 🙂

Ficha

Título: Puzzle Dimension
Gênero: Puzzle
Desenvolvedora: Doctor Entertainment
Distribuidora: Doctor Entertainment
Data de lançamento: 21 de Junho de 2010
Plataformas: PC

Pin It on Pinterest