Burn Zombie Burn! é um game de combate em arenas. Nele, você encarna um personagem muito engraçado, chamado Bruce. O Bruce possui um certo cuidado com o seu topete, e faz de tudo para manter sua namorada, Daisy, longe dos zumbis. Trata-se de um game que, apesar de possuir zumbis em sua temática, não é assustador. Muito pelo contrário: ele é muito divertido. Engraçado mesmo.

O game conta com diversos tipos de zumbis, inclusive alguns vestidos com roupas de bailarinas. Existe também o “super zumbi”, vale ressaltar. Desenvolvido pela doublesix e distribuído pela P2 Games, Burn Zombie Burn! prima pela diversão e pelo lado cômico, transformando personagens utilizados de forma assustadora em muitos games em algo muito engraçado. Até mesmo combos provocam risadas, neste game.

História

Digamos que não existe um enredo em Burn Zombie Burn! O negócio aqui é se manter vivo, sobrevivendo a horda após horda de zumbis e, dependendo do modo de jogo que você escolher, salvar a Daisy dos mortos-vivos que, diga-se de passagem, são muito “insistentes”, digamos. Digamos que eles atrapalham bastante o seu trabalho, e as hordas seriam verdadeiramente assustadoras caso o game não fosse cômico.

Jogabilidade

Simples. Jogar Burn Zombie Burn!, ou melhor, controlar o personagem, é simples. A dificuldade fica por conta dos zumbis, ou melhor, de seu “trabalho para eliminá-los”. W, A, S, D para movimentar o personagem, e o mouse para mirar. Através do botão esquerdo você dispara sua arma primária, a qual pode ser desde um bastão de Baseball até uma metralhadora Uzi. Moto-serras, revólveres e shotguns também fazem parte do seu “arsenal”. Através do botão direito, você utiliza sua arma secundária, a qual pode ser… uma tocha (isto mesmo, uma tocha, para atear fogo nos mortos-vivos).

Pressionando “F” você lança explosivos (após coletá-los), e a tecla “C” serve para “chutar” os mesmos. Digamos que você pode chutar explosivos na direção dos zumbis. Lance, veja onde existe uma concentração maior de zumbis feiosos e chute nesta direção. O resultado é “lindo”. 🙂

Jogando Burn Zombie Burn!

O game é muito divertido. Como eu disse no início do review, mesmo tendo zumbis como coadjuvantes, digamos. A doublesix soube transformar elementos a princípio assustadores em motivo de risadas. Existem até mesmo fatores que aumentam ou diminuem sua pontuação.

Você pode, por exemplo, atear fogo nos zumbis. Eles morrem de medo do fogo, é claro. Assim fazendo, eles saem como loucos, e podem até mesmo vir pra cima de você, e neste caso, o fogo pode causar danos a você também. Você pode atirar contra eles enquanto eles estão pegando fogo, mas neste caso, sua pontuação diminui. Digamos que o game entende como uma “trapaça”, vai saber, pois o legal mesmo é meter bala na “zombaiada”. 🙂

Existem combos em Burn Zombie Burn!, também. Você os alcança após matar determinado número de zumbis por um certo tempo utilizando apenas uma arma. Fazendo isto, você pode observar que um medidor com a imagem da arma aparece no canto esquerdo, e ele vai se enchendo conforme você vai matando os zumbis com aquela mesma arma.

Assim que ele se enche, uma luz vermelha se acende logo acima de um botão vermelho “estratégicamente” posicionado em tela. Você deve realizar o procedimento 3 vezes, pois existem 3 luzes vermelhas. Acesas todas as três, o botão vermelho se acende, e basta então que você passe por cima do mesmo para dar início aos “eventos”. Estes variam bastante. Você pode, por exemplo, observar os zumbis dançando ou até mesmo uma chuva torrencial pode cair.

Vale ressaltar que os medidores de combo não se esvaziam, ou seja, você pode alternar entre as diversas armas que pode coletar pelo caminho, sem problemas, e todas as mortes que provocar com cada uma delas vão sendo adicionadas aos seus respectivos medidores. Não se preocupe.

Vale destacar a utilização dos explosivos. Você conta com explosivos normais, os quais quando lançados explodem dentro de determinado tempo, como uma granada. Existem também explosivos que podem ser detonados remotamente e explosivos que detonam automaticamente quando os zumbis deles se aproximam. Quando você lança um explosivo, dois círculos vermelhos são exibidos ao redor do mesmo, os quais indicam o raio de ação e a intensidade da explosão. Quanto mais próximo você estiver, mais danos sofrerá. Portanto, lance e corra. Ou, lance e chute. É muito divertido, aliás, chutar explosivos contra um aglomerado de zumbis.

Burn Zombie Burn! é um game de combate em arenas. Independentemente do modo de jogo que você escolher, o que você terá de fazer, para obter “sucesso”, é matar zumbis sem parar. Um dos problemas que percebi, entretanto, é que a mira, muitas vezes, é problemática. Muitas vezes é difícil mirar com precisão, e você precisa disparar por diversas vezes até que atinja um zumbi que estava ali, “na sua cara”. Digamos que não existe muita precisão no modo como a câmera e a mira trabalham, principalmente nos momentos de maior tensão.

O tamanho dos personagens também é um fator problemático, e faz com que você experimente alguns problemas quando no meio de uma horda enorme de zumbis. Muitas vezes você some em meio aos zumbis. Mas, em suma, o game é muito divertido.

Gráficos e trilha sonora

Os gráficos de Burn Zombie Burn! são muito agradáveis. Bonitos, mesmo, seguindo um estilo cartoon muito interessante. Acredito que este seja um dos fatores que a desenvolvedora teve em mente ao desenvolver um “game com zumbis não assustador”. Gráficos estilo cartoon sempre reduzem bastante o impacto negativo que qualquer tipo de violência pode causar em um game, dependendo, é claro, de sua temática, da maneira como o enredo é tratado e de como é o gameplay.

E neste ponto a doublesix acertou em cheio. Burn Zombie Burn! não dá medo, não choca, possui sangue (muito, aliás), mas mesmo assim não provoca nenhum tipo de susto e/ou asco, pois tudo é tratado de forma caricata. Os zumbis vestidos de bailarinas são grande prova disso (é, adorei estes mortos-vivos 🙂 ).

A trilha sonora é muito adequada. Guitarras e um “quê” de mistério fornecido por um elemento eletrônico que tenta dar um ar assustador ao jogo, o qual se alia à adrenalina provocada pelo som das cordas do instrumento no qual Steve Vai mostra que é um Super Homem, fazem da trilha sonora algo muito interessante e até mesmo necessário neste game. Músicas muito bem escolhidas.

Os efeitos sonoros são muito competentes, também. O som dos tiros, dos zumbis morrendo e/ou sendo queimados também é muito bem feito, e não fazem feio em momento algum.

Modos de jogo adicionais

Burn Zombie Burn! é exclusivamente singleplayer. Ele conta com dois modos de jogo, na verdade. O “Arcade” e o “Challenges”. No Arcade, existem alguns “sub-modos”, os quais são:

  • Freeplay: enfrente uma horda após outra de zumbis, e obtenha medalhas para passar de uma fase à outra. Cada medalha é obtida assim que você atinge determinada pontuação, e esta varia conforme a fase. Aqui não existe limite de tempo;
  • Timed: similar ao freeplay, porém com o fator “tempo” incluso;
  • Defend Daisy: aqui o negócio é defender a Daisy, a qual permanece sentada folgadamente em seu carro, mascando chicletes, enquanto os zumbis tentam matá-la. Mas não se preocupe, eles também querem te matar. Neste modo, existem dois medidores de energia vital: o seu e o da Daisy. Portanto, trabalho em dobro.
  • Survival: bom, o próprio nome já diz tudo. Extremamente difícil, e você lidará com hordas enormes e violentíssimas de zumbis, neste modo de jogo.

Existe também o modo “Challenges”, no qual determinados desafios lhe são apresentados. Aqui você deve aliar estratégia com sangue frio e precisão. É muito divertido, porém mais desafiador que o modo “Arcade”.

Conclusão

Burn Zombie Burn! oferece diversão descompromissada, desafios enormes e dificuldade grande já nos primeiros níveis. Se você procura por um game com estes requisitos, pode jogar sem medo.

Ficha

Título: Burn Zombie Burn!
Gênero: Ação
Desenvolvedora: doublesix
Distribuidora: P2 Games
Data de lançamento: 12 de Agosto de 2010
Plataformas: PC

Pin It on Pinterest