Existem inúmeros softwares para otimização e manutenção de PC’s. Desenvolvidos por empresas que utilizam as mais diversas formas de abordagem, focando, por exemplo, no usuário avançado ou no usuário que possui poucos conhecimentos a respeito de como funciona o sistema operacional e seu PC como um todo.

Todas estas suítes tem, é claro, o seu público alvo e muitas delas possuem uma verdadeira legião de fãs. Existem suítes pagas, suítes gratuitas e também softwares que são gratuitos e, mediante o pagamento de uma taxa de licenciamento ou de uma assinatura anual, liberam recursos extras. O System Mechanic, desenvolvido pela iolo technologies, aplicativo que se encontra atualmente na versão 9.5, é um exemplo de software para otimização, manutenção e correção de problemas em PC’s rodando o Windows que é vendido através do modelo de “assinatura anual”.

O System Mechanic 9.5 é uma completa e poderosa ferramenta, que pode ser utilizada tanto por usuários avançados quanto por usuários com pouca experiência. Ele pode ser utilizado de forma pró-ativa ou manual, onde o usuário rodará as ferramentas que desejar, no momento em que quiser, sob demanda.

O System Mechanic 9.5 trabalha de maneira muito silenciosa. Uma dos fatores que mais me surpreendeu no software está justamente relacionado a isto. O software não consome recursos do sistema quando não for necessário, e suas ferramentas pró-ativas, caso tenham sido ativadas pelo usuário, são controladas por  serviços no Windows. Você pode abrir o gerenciador de tarefas do Windows e não verá nenhum processo em execução relacionado à iolo technologies, apenas os serviços “ioloFileInfoList” e “ioloSystemService”.

A iolo technologies desenvolveu uma tecnologia chamada ActiveCare, a qual detecta automaticamente quando o computador está ocioso para então realizar todas as tarefas de manutenção e otimização pré-configuradas pelo usuário. Além disso, o software é “removido” da memória quando não em utilização, através do recurso ZeroRAM, também parte do ActiveCare, o que certamente é uma vantagem quando se deseja estabilidade e performance.

Não existe agendamento de tarefas no System Mechanic, devido à tecnologia ActiveCare. O software executa toda a manutenção automaticamente, mas apenas quando o computador está ocioso, ou seja, seu trabalho jamais será interrompido por nenhuma mensagem, alerta ou popup do aplicativo da iolo technologies.

Existe também o PC Health Status Gadget, um gadget muito bonito e útil que, sempre presente na sua área de trabalho, exibe em tempo real o estado de seu computador, as últimas tarefas executadas pelo System Mechanic 9.5 e também permite que sejam visualizados quaisquer eventuais problemas e/ou avisos, sendo possível a partir do próprio gadget, então, iniciar a correção dos problemas ou uma nova análise do sistema.

Vale ressaltar que logo após a instalação o System Mechanic executa uma análise de seu sistema e exibe um relatório a respeito do status do mesmo, sendo possível, então, executar as tarefas sugeridas pelo aplicativo para restaurar a saúde de seu PC. O System Mechanic 9.5 está dividido em 7 categorias principais, sem contar com a dashboard, onde você pode conferir dicas, informações a respeito de sua licença e o estado do seu PC, e também visualizar quaisquer eventuais problemas que precisem de sua atenção.

O software conta com uma “caixa de ferramentas” que contém mais de 30 ferramentas que podem ser utilizadas sob demanda, divididas em 8 categorias. Aqui, é possível encontrarmos desde ferramentas para desfragmentação de memória até monitoramento do HD, passando por utilitários para backup do registro, limpeza de disco, apagamento permanente de arquivos, desinstalador, diagnósticos, etc.

Existe também o PC TotalCare, uma ferramenta que executa uma completa verificação no seu sistema, seguida pelos ajustes necessários, visando à melhoria da performance, correção de problemas, eliminação de arquivos desnecessários e eliminação de falhas de segurança.

O System Mechanic sempre fornece diversas opções ao usuário, seja antes da execução das tarefas individuais, sob demanda, ou antes da execução do PC TotalCare. O usuário pode escolher entre análises rápidas e não muito profundas, ou optar por diagnósticos mais profundos (e mais demorados). Antes da execução de cada ação, aliás, você pode obter maiores detalhes a respeito do que será feito, bem como marcar ou desmarcar as opções indesejadas/desejadas.

Tune-up Definitions

O System Mechanic trabalha com definições de problemas e suas respectivas soluções. Tudo isto se dá através do iolo LABS, um centro de pesquisa da iolo technologies que está constantemente pesquisando, investigando e descobrindo soluções para os mais diversos tipos de problemas que podem causar problemas a um computador rodando Windows, desde falhas de segurança até o comportamento e possíveis conflitos de drivers e softwares. O iolo LABS inclusive desenvolve PC’s e configurações para reproduzir determinadas situações que podem atrapalhar os usuários de computadores.

Tudo isto, então, é utilizado no Tune-up Definitions, recurso através do qual o System Mechanic é periódicamente atualizado, o que permite que o software trabalhe de maneira similar a um anti-vírus, e esteja sempre “ciente” das últimas descobertas do iolo LABS, o que  resulta em um aplicativo com um enorme poder pró-ativo e com grande eficácia na resolução de problemas.

Monitoramento pró-ativo com o Active Care

O ActiveCare é sempre inicializado quando o computador está inativo, de maneira a não atrapalhar o usuário. O ActiveCare possui 12 itens que podem ser ativados ou não. Ative todos, não ative nenhum e utilize o System Mechanic somente sob demanda, ou ative os itens que desejar. As extremamente úteis tarefas que podem ser configuradas para serem executadas automaticamente são:

  • Eliminação de arquivos desnecessários;
  • Correção de problemas no registro do Windows, com a respectiva eliminação de entradas inválidas;
  • Aceleração da inicialização do Windows, através da remoção de softwares e serviços desnecessários que iniciam junto com o sistema operacional;
  • Correção de erros no HD;
  • Verificação e correção de problemas relativos a falhas de segurança;
  • Ajustes visando aumento na velocidade da internet, adequando todas as configurações à velocidade de sua conexão;
  • Desfragmentação de disco;
  • Desfragmentação da memória RAM;
  • Eliminação de atalhos quebrados;
  • Realização de backups do registro, a cada 14 dias;
  • Desfragmentação do registro do Windows;
  • Download automático das atualizações do Tune-up Definitions;

Após a seleção das tarefas que você deseja que sejam realizadas automaticamente, o ActiveCare entra em funcionamento de forma totalmente silenciosa e leve, de maneira tal que você nem sentirá a presença do aplicativo em seu sistema, a não ser que inicie o System Mechanic manualmente, visualize ou utilize o gadget localizado na barra lateral do Windows ou fique observando por algum tempo, sem mexer em sua máquina, até que o ActiveCare comece a trabalhar.

É interessante observarmos também que o System Mechanic respeita as decisões do usuário. Por exemplo, qualquer problema detectado é exibido na dashboard do aplicativo, e este problema pode, então, ser corrigido ou escondido. Você decide o que fazer e como fazer, aqui.

Através dos cinco grupos de categorias (dashboard, ActiveCare, Internet Security, Toolbox e Reports), o usuário obtém acesso à enorme gama de recursos do software, e pode visualizar o status de seu computador, verificar e corrigir quaisquer problemas, ativar ou desativar as tarefas que serão executadas automaticamente, conferir o status de seu anti-vírus e de seu firewall, executar o PC TotalCare ou as inúmeras ferramentas individuais e visualizar relatórios a respeito do HD, da memória, de processos em execução (sendo que o System Mechanic separa todos em diversas abas: perigosos, necessários, sistema, opcionais e desconhecidos) e também verificar a velocidade de sua conexão à internet.

Através da categoria “Reports”, o usuário também pode consultar um histórico que contém tudo o que já foi feito pelo System Mechanic, desde sua instalação. É possível, também, acessar o “SafetyNet”, que é, na verdade, uma central que guarda relatórios de todas as otimizações e correções de problemas executadas pelo aplicativo, as quais podem, então, ser desfeitas ou eliminadas da lista.

Isto fornece uma segurança adicional ao usuário, pois no caso de qualquer eventual problema causado por alguma ação executada pelo software da iolo technologies, por qualquer motivo que seja, este poderá ser rapida e facilmente corrigido. Tudo isto, aliado à bela e organizada interface do System Mechanic, faz com que usuários de todos os níveis de conhecimento possam explorar o software ao máximo ou conforme seu nível de conhecimento e necessidades.

Total Registry Revitalizer

O registro do Windows é na verdade uma base de dados muito sensível, a qual armazena, dentre outras coisas, diversas configurações e ajustes, tanto a respeito do sistema operacional em si quanto a respeito dos drivers, serviços e aplicativos. Infelizmente, é uma área esquecida pelos desenvolvedores de softwares, ou melhor, esquecida somente pelos desinstaladores dos softwares que os programadores desenvolvem.

Entradas não mais utilizadas são deixadas no registro, o qual então vai se tornando “inchado”, fragmentado e repleto de informações inúteis, que vão tornando o Windows cada vez mais lento. O Total Registry Revitalizer, ferramenta inclusa no System Mechanic, realiza uma revitalização total no registro, realizando 3 procedimentos:

  • Backup de segurança do registro;
  • Correção de problemas, eliminando entradas inválidas e/ou desnecessárias do registro;
  • Desfragmentação e compactação do registro;

É extremamente interessante rodar o Total Registry Revitalizer de tempos em tempos, principalmente se você instala/desinstala aplicativos com frequência.

IntelliStatus – Relatórios completos a respeito do seu sistema

Através do IntelliStatus, acessível através da categoria “Reports”, além de obter infomações e relatórios, conforme mencionei acima, você também pode a partir daí mesmo executar as ações necessárias. Observe o percentual de espaço livre e espaço utilizado e clique em “Clean Up” para iniciar um Wizard que o guiará durante um procedimento de “limpeza” no seu HD.

Verifique o status da memória RAM de seu sistema e clique em “Optimize” para verificar um gráfico através do qual é possível observar de forma mais clara a utilização da memória e, a partir daí, iniciar um processo de desfragmentação. Ao final, um relatório exibindo o resultado é exibido, e você pode conferir inclusive quantos MB de memória foram liberados.

Em “Startup Programs”, além do overview, você pode clicar no botão “Configure”, para então verificar com uma enorme riqueza de detalhes e opções todos os processos e aplicativos que iniciam juntamente com o Windows. Pare, apague ou inicie processos, gere e salve relatórios, execute uma busca no Google pelo nome do processo, a partir da própria interface do System Mechanic, utilize inúmeros filtros para encontrar aquilo que precisa, salve ou carregue perfis e navegue até a pasta do item em questão, dentre inúmeras opções extremamente úteis.

Tarefas executadas durante a inicialização

O System Mechanic pode executar algumas funções durante a inicialização do sistema operacional, como por exemplo desfragmentação do registro e HD. Isto ajuda a manter o computador sempre otimizado, antes de cada utilização. Entretanto, tais ações tomam um certo tempo, e pode ocorrer de você não desejar executá-las em determinados períodos do dia, caso precise reiniciar o computador. Por este motivo, é possível definir um intervalo de tempo dentro do qual o System Mechanic não executará as Boot-Time actions.

É possível também configurar para que o System Mechanic desfragmente automaticamente a MFT, o arquivo de paginação e quaisquer outros ítens específicos que você desejar. Tudo isto, como sempre, repleto de opções adicionais e auto-explicativas.

A iolo technologies também não se esqueceu dos gamers

Através das definições fornecidas pelo iolo LABS e o Tune-up Definitions, o Energy Booster libera memória RAM e “desliga” temporáriamente serviços e processos desnecessários durante um game ou enquanto você estiver assistindo a um filme, por exemplo. Isto fornece ao computador uma “energia extra” para rodar aquele game pesado, por exemplo.

Ligue o Energy Booster antes de rodar um game e sinta a diferença. Além disso, é possível criar-se inúmeros perfis dentro do Energy Booster, e utilizá-los a qualquer momento. Cada perfil pode ser totalmente configurado, e conter os processos que você definir. Ou, então, deixe no modo “default” e o System Mechanic fará a seleção automática para você.

Informações adicionais

O nível de proteção e cuidado fornecidos pelo System Mechanic e pela tecnologia desenvolvida pela iolo technologies é tanto que você pode especificar um endereço de e-mail para que o aplicativo envie, de tempos em tempos, um relatório a respeito das ações automáticas executadas através do ActiveCare.

O System Mechanic é repleto de funções, ferramentas e permanece, além disso, quase que invisível em seu sistema. Todos os seus recursos possuem opções adicionais, e você é guiado por wizards extremamente auto-explicativos, os quais fornecem toda a segurança necessária durante a execução das mais diversas tarefas, esteja você otimizando ou corrigindo problemas no PC.

Recursos que você muitas vezes encontra somente se instalar mais de um aplicativo em seu computador estão reunidos no System Mechanic de forma muito acessível e prática. Blinde seu sistema contra aplicativos maliciosos, crie discos de recuperação para iniciar o Windows caso ocorra qualquer problema que impeça sua inicialização (defina até a velocidade de gravação do disco), previna instabilidades em seu sistema, delete arquivos de forma definitiva através do “Incinerator”, modifique a aparência e o comportamento de mais de 100 áreas do Windows, etc.

Desinstale softwares, obtenha informações precisas e detalhadas a respeito de seu hardware, como por exemplo marca e modelo da placa mãe, processador, quantidade de memória, barramentos, etc, sendo possível inclusive exportar um arquivo .XML com todas estas informações, e crie “snapshots” de seu sistema, para poder comparar o status do mesmo “antes” e “após” a instalação de aplicativos, execução de tarefas de manutenção, etc.

É possível também testar a velocidade de sua conexão à internet de uma maneira muito prática, sendo possível inclusive definir o tamanho do hipotético arquivo para download ou então definir uma URL real, para o teste.

Conclusão

Dentre todas as inúmeras suítes para otimização e correção de problemas existentes no mercado, o System Mechanic 9.5 está entre as melhores. Belíssima interface, inúmeras e fantásticas ferramentas e opções, possibilidade de reversão de qualquer alteração realizada e as Tune-up Definitions fornecidas pelo iolo LABS fazem do software da iolo technologies um aplicativo extremamente útil, ágil e poderoso.

O System Mechanic pode ser utilizado tanto por usuários avançados quanto por quem não possui muita intimidade com computadores: ele se adequa perfeitamente aos dois perfis. O sofware custa US$ 39,95 por ano, o que permite que o usuário o instale em até 3 computadores, e o usuário também pode utilizar o suporte técnico e uma ampla base de conhecimento.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest