O XboxPlus é um blog sobre games. Entretanto, isto não impede que nossos horizontes sejam, digamos, expandidos, e que escrevamos a respeito de assuntos não ligados diretamente a games. Adoro tecnologia em geral, e adoro escrever reviews, seja sobre games, seja sobre softwares. Pois bem, qualquer gamer que jogue no PC, por exemplo, precisa de uma máquina poderosa, dependendo dos games que jogue, e precisa também que a mesma esteja sempre otimizada, visando uma melhor utilização dos recursos.

Existem diversos softwares voltados a esta finalidade no mercado, e o TuneUp Utilities 2010, desenvolvido e mantido pela TuneUp, empresa localizada em Darmstadt, na Alemanha, é um dos mais poderosos existentes no mercado. A TuneUp criou e vem aprimorando o software há mais de 10 anos, e sua última versão, lançada neste ano, é, além de amigável, repleta de recursos que tornarão o seu computador muito mais rápido e permitirão que você obtenha sempre o melhor desempenho possível e elimine de forma muito simples quaisquer problemas que porventura ocorram.

Recebi uma cópia do TuneUp Utilities 2010 para escrever este review, e acredito que vocês apreciarão bastante o software. O TuneUp Utilities 2010 permanece sempre ativo, na bandeja do sistema. O software é muito leve, e quando ocioso, não chega a ocupar 3 MB na memória de seu sistema. Ele possui um sistema de atualizaçao automático que verifica por novas versões de tempos em tempos. Isto é muito importante, pois ajuda a eliminar possíveis bugs e também sempre acrescenta melhorias à suíte.

O TuneUp Utilities 2010 é dividido em quatro categorias principais, cada uma delas contando com diversas ferramentas, conforme abaixo:

  • Maintain system (ferramentas para manutenção no sistema);
  • Increase performance (ferramentas para melhorar a performance do sistema);
  • Fix Problems (ferramentas para correção de problemas no Windows);
  • Customize Windows (ferramentas para modificar a aparência do Windows);

Manutenção do sistema

Dentro da categoria “Maintain system”, encontramos uma opção para agilizar a inicialização e o desligamento do sistema (Optimize system startup and shutdown). Após uma meticulosa análise de seu PC, o TuneUp Utilities 2010, mediante a utilização desta opção, irá efetuar sugestões, as quais podem envolver a desativação de processos desnecessários iniciados automaticamente, por exemplo, tudo visando uma inicialização e um desligamento mais rápidos.

Existe também um poderoso desfragmentador de disco, o qual permite inclusive a escolha de qual ação deve ser tomada após a análise de seu disco rígido. Você pode também remover “atalhos quebrados” através da utilização da ferramenta “Remove broken shortcuts”. O TuneUp examina, então, diversas áreas do Windows, como por exemplo o menu “Iniciar”, a área de trabalho, etc, a fim de encontrar e remover qualquer atalho quebrado e/ou não utilizado.

Ainda dentro da categoria “manutenção do sistema”, existem duas ferramentas fantásticas para a manutenção do registro do Windows: um desfragmentador (defragment registry) e um limpador (clean registry). O desfragmentador do registro corrigirá erros e qualquer outros tipos de problemas no registro de seu Windows, ajudando assim a aumentar a velocidade de sua máquina pois, como se sabe, quando o registro do Windows contém problemas e/ou entradas inválidas, com o decorrer do tempo sua máquina vai ficando cada vez mais lenta.

O limpador de registro remove entradas inválidas e/ou não mais utilizadas no registro. Entradas muitas vezes deixadas por algum programa que você desinstalou, as quais não são mais necessárias e estão ali somente ocupando espaço. Esta ferramenta permite uma análise completa antes da limpeza, e você também pode definir quais áreas do registro serão analisadas.

Melhore o desempenho do seu sistema

Através do grupo de opções “Increase performance”, você obtem acesso a ferramentas que tem por objetivo aumentar o desempenho de sua máquina. Através da ferramenta “Gain disk space”, o TuneUp Utilities 2010 fará uma varredura em seu sistema, e após o término da mesma, exibirá um relatório contendo o que pode ser eliminado de seu computador sem problemas, incluindo arquivos desnecessários, pontos de restauração antigos, etc.

Em relação à eliminação dos pontos de restauração antigos, o TuneUp é tão seguro e tão inteligente, digamos, que guarda sempre o ponto de restauração mais atual, a fim de evitar problemas caso você precise efetuar alguma restauração. Existe também, dentro da categoria “Increase performance”, um desinstalador (display and uninstall programs), através do qual é possível utilizar diversos filtros (todos os programas, programas instalados recentemente, programas não utilizados por muito tempo e programas raramente utilizados). Trata-se de uma excelente alternativa ao pobre “adicionar e remover programas” (ou “programas e recursos”) do Windows.

Ainda dentro desta categoria que tem por objetivo tornar o seu PC mais rápido, temos um link para a ativação do Turbo Mode (a respeito do qual falarei mais abaixo) e também um outro link para a configuração da “otimização em tempo real/ao vivo” (a respeito da qual também falarei mais abaixo).

Corrija problemas em seu Windows

O grupo de opções “Fix problems” oferece 4 ferramentas muito úteis para a manutenção de seu computador. Através da ferramenta “Fix commom problems”, você pode encontrar respostas e soluções para problemas corriqueiros do Windows, como por exemplo o sumiço da barra de tarefas e da barra de início rápido.

É possível também resolver problemas relativos à ausência dos ícones de sistema no desktop, problemas com o Windows Update e com o Windows Installer, e mais uma série de outros problemas.

Utilizando a opção “Restore deleted files”, o TuneUp Utilities 2010 executará uma varredura em seu HD e encontrará todos os arquivos que você apagou, acidentalmente ou não. Como se sabe, mesmo apagando um arquivo da lixeira ele permanece em seu HD, e o TuneUp consegue recuperá-lo perfeitamente.

Existe também, dentro do grupo de opções “Fix problems”, uma opção fantástica que permite a busca por erros no disco rígido e no sistema de arquivos. O TuneUp Utilities analisa o disco e, caso detecte algum problema, tentará corrigí-lo, a fim de evitar que você perca algum dado importante no futuro. Prevenir é melhor do que remediar, não é? 🙂

Existe também a opção “Manage running programs”, a qual, através de uma tela muito auto-explicativa, lista todos os processos e arquivos em utilização no momento, e permite que você obtenha detalhes a respeito de cada um deles e até mesmo os encerre.

Personalize seu Windows

O último dos quatro principais grupos de opções do TuneUp Utilities 2010 é um item, digamos, cosmético, porém bem interessante. Através do grupo de opções “Customize Windows”, você pode modificar a aparência da tela de boot de seu Windows, pode modificar o tema do sistema operacional, a aparência do menu “Iniciar” e da barra de tarefas, e também pode configurar uma série de efeitos especiais e animações.

E cada um destes itens é repleto de opções e sub-opções. Modifique logos e ícones, utilize efeitos como “fade”, por exemplo, e o melhor de tudo: a TuneUp disponibiliza uma central através da qual os clientes/usuários podem baixar ítens decorativos, temas, ícones adicionais, etc, de forma gratuita e com toda a segurança.

Baixe e instale novos temas e ícones em seu Windows, por exemplo, e saia daquela mesmice de sempre. 🙂

Esta possibilidade de personalizar o visual do Windows é algo não muito comum em softwares deste gênero, e durante meus testes com o TuneUp Utilities 2010, baixei e utilizei os mais diversos itens disponibilizados pela TuneUp e tudo transcorreu tranquilamente, sem problemas.

Integração e backups

O TuneUp Utilities 2010 possui integração com o menu de contexto do Windows, e você pode apagar, através da opção “TuneUp Shredder”, um arquivo de forma totalmente definitiva. É possível também, por outro lado, utilizar o TuneUp Undelete na lixeira do Windows, através do menu de contexto. O TuneUp Utilities 2010 também realiza backups antes de qualquer tarefa, e os armazena pelo período que você especificar.

Funções adicionais

Como se já não bastassem tantas ferramentas e opções em uma única suíte, o TuneUp Utilities 2010 ainda conta com algumas funcionalidades muito interessantes e úteis. Você pode, por exemplo, visualizar um relatório contendo todas as ações tomadas pelo software, sendo possível visualizar dados dos últimos 7 dias, dos últimos 30 dias ou até mesmo tudo o que já foi executado desde a instalação do software.

É possível também desfazer qualquer alteração no sistema realizada pelo TuneUp Utilities 2010, além de ser possível utilizar o TuneUp System Information para exibir informações completas a respeito de seu hardware e software. Placa mãe, processador, memória, drives, etc: informações completas a respeito de todos estes itens podem ser visualizadas de forma simples e rápida através do TuneUp System Information, eliminando a necessidade de utilização de softwares similares ao Everest, por exemplo. O TuneUp Utilities também oferece um editor para que você edite o registro do Windows, caso necessário, com toda a segurança.

Manutenção automática

O TuneUp Utilities 2010 trabalha constantemente, em tempo real, e possui um recurso chamado “automatic maintenance” (ou manutenção automática), o qual pode ser totalmente configurado e entra em ação quando o computador está ocioso e/ou de acordo com um agendamento prévio. No meu caso, deixo sempre no automático, e ele trabalha numa boa, perfeitamente.

Dentre as tarefas que o software pode realizar automaticamente conforme expliquei acima, estão:

  • Limpeza do registro do Windows;
  • Desfragmentação do registro do Windows;
  • Remoção de atalhos quebrados;
  • Limpeza de disco;
  • Otimização da inicialização e do encerramento do Windows;
  • Desfragmentação do disco rígido, com 3 opções configuráveis;

Você pode inclusive configurar o programa para exibir um pequeno balão contendo um resumo da manutenção automática realizada. Algo muito interessante no TuneUp Utilities 2010 é o acompanhamento e a definição de prioridades que ele exerce em relação aos programas em seu computador, conforme você os vai utilizando. Ele verifica constantemente quais programas estão sendo mais utilizados e detecta quais são mais utilizados e quais são menos utilizados, alocando então mais recursos para os aplicativos mais utilizados.

1-Click Maintenance

O nome já diz tudo: manutenção em um clique. Através desta fantástica ferramenta, você não perde tempo acessando, digamos, cada ferramenta de forma individual. O software cria um atalho para este recurso durante sua instalação, e ao clicar no mesmo, uma análise completa de seu sistema é realizada, e terminada esta análise, um relatório muito detalhado é exibido, onde você pode então visualizar os possíveis problemas e resolvê-los de forma bem simples. Você pode especificar o que deseja executar quando utilizar a 1-Click Maintenance, aliás.

Turbo Mode

O Modo Turbo é uma grande ajuda caso você precise de mais recursos, mais velocidade, mais desempenho.

Ele desativa processos desnecessários no momento, altera o tema do Windows para o tema default (bem mais leve), desliga a função de indexação da busca do Windows e os famigerados relatórios de erros, e mais uma série de outras modificações, visando reduzir a carga, digamos, em seu sistema, e torná-lo mais rápido.

Tudo isto é temporário, é claro, e você pode ligar ou desligar o Turbo Mode quando bem desejar. Após a configuração inicial, tudo fica ainda mais simples, pois você pode inclusive escolher o que vai ser desabilitado ou não.

Informações adicionais

O TuneUp Utilities 2010 é um software leve e com uma interface muito agradável e bonita. Tudo está ali, à mão, e é impossível se perder ao utilizar o software. Todas as ferramentas possuem opções adicionais, e o aplicativo não executa nenhuma tarefa de manutenção sem a sua autorização (a não ser a manutenção automática, a qual você configura préviamente, da forma que desejar).

Detalhes completos são sempre exibidos, em qualquer uma das ferramentas do aplicativo, e todas as telas são repletas de informações que tem por objetivo manter o usuário completamente por dentro dos problemas e das soluções. Sua tela inicial, digamos, o “TuneUp Start Center”, exibe recomendações e possíveis problemas encontrados, fornecendo ao usuário uma maneira muito prática de ficar sempre ligado em tudo o que o software detecta em seu sistema.

O software acompanha um help completíssimo, e a TuneUp oferece suporte técnico aos usuários. Mas o TuneUp Utilities 2010 é tão fácil de se utilizar, tão amigável, e possui uma interface tão bonita e organizada, que você dificilmente entrará em contato com o suporte técnico. Estou utilizando o software em minha máquina de trabalho, diariamente, muitos dias por mais de 15 horas seguidas, há mais ou menos um mês, e pude comprovar sua eficácia e seu fantástico desempenho.

Gamers, como nós, principalmente, podem ser muito beneficiados pela utilização desta fantástica suíte, um fantástico pacote que reúne ferramentas muitas vezes encontradas em softwares “stand alone”. O TuneUp Utilities 2010 custa US$ 49,95, e a licença permite sua utilização em até três computadores.

Fica aqui a dica. 🙂

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest