Zeno Clash: Ultimate Edition, título desenvolvido pela Ace Team e distribuído pela Atlus, foi lançado exclusivamente para o Xbox 360, na Xbox Live Arcade, no dia 05 de Maio de 2010. Zeno Clash UE é uma versão “turbinada”, digamos, do Zeno Clash lançado originalmente para PC, em Abril de 2009, através do Steam.

Em 2009, a versão para PC de Zeno Clash foi finalista no “Independent Games Festival”, e fez parte da lista “game do mês”, no site IGN, ocasião em que o próprio staff do IGN disse que não havia visto nada como Zeno Clash. E não é para menos. Zeno Clash é realmente impressionante. Vou tratar o game a partir de agora como Zeno Clash: Ultimate Edition, pois é a respeito desta versão, o XBLA, que falarei.

História

Em Zeno Clash: Ultimate Edition o protagonista se chama Ghat, um humano que trai e mata seu pai e sua mãe. Na verdade, se trata de uma única criatura, chamada no game de Father-Mother, a qual é uma espécie de hermafrodita. Sua voz, inclusive, possui tanto traços masculinos quanto femininos.

Ghat conta com a ajuda de uma garota chamada Deandra, após ser expulso de sua cidade, chamada Halstedom. Deandra, na verdade, quebra um galho enorme para o Ghat, tanto durante os combates “armados” quanto quando executa ações as mais diversas, como por exemplo abertura de portões, conversas com o Ghat, etc.

Ela é até meio curiosa, e pergunta por diversas vezes o que realmente aconteceu entre ele e o Father-Mother. Na verdade, tudo isto, o fato do Ghat ter assassinado o Father-Mother e seus irmãos e irmãs estarem, então, em seu encalço, em busca de vingança, tem um porquê. Mas é claro que se eu contar, vai estragar a jogatina de voces. 🙂

A história do game também é apresentada através de muitos “flashbacks jogáveis”, os quais situam o jogador em relação ao momento exato da ocorrência. Por exemplo: “2 horas antes do Father-Mother ser morto”, “X minutos antes da morte do Father-Mother“, etc. Desta forma, é muito simples acompanhar todos os detalhes que compõem a intrincada história de Zeno Clash: Ultimate Edition.

Em suas andanças, Ghat e Deandra se deparam com um cara chamado Golem, o qual representa um papel bem interessante na história toda, além de possuir um cubo mágico.Vale ressaltar, aliás, que o game é totalmente linear. Não que isto seja um defeito, é claro.

Zenozoik: uma terra estranha e repleta de criaturas mais estranhas ainda

Toda a história de Zeno Clash: UE se passa em Zenozoik, uma terra estranha e bonita, ao mesmo tempo. Você se deparará com desertos, florestas, cidades e ambientes bem esquisitos. Você perambulará por Zenozoik de dia e de noite, e tudo é meio que surreal. Trata-se de um mundo repleto de estranhezas que, no entanto, surpreendem. Em alguns momentos você se sentirá na pré-história, e se deparará com animais enormes que lembram perfeitamente os dinossauros.

Existem também os Corwids, criaturas loucas que, além de feias, são os principais inimigos com os quais o Ghat terá de lidar. O Golem, aliás, dirá algo bem interessante a respeito dos Corwids, durante o jogo. Existem Corwids dos mais diversos tipos e aparências, e cada um deles possui uma peculiaridade diferente. Alguns comem pessoas (é o caso de um chamado Gabel), outros bebem sangue, e todos possuem uma coisa em comum: são loucos matar o Ghat. 🙂

É muito engraçado notar que os Corwids não se dão bem nem entre eles próprios. Frequentemente, durante as diversas lutas que você terá de enfrentar, você pode ficar parado e observando, por exemplo, dois deles lutando até a morte. Isto é bem engraçado, e ajuda bastante ao gamer. Alguns dos Corwids (grandalhões), aliás, só podem ser mortos através da utilização de alguma arma pesada: um porrete, um machado, etc. Só os punhos não são suficientes contra estes, e este é o caso do Gabel, que citei acima.

Zenozoik é um mundo estranho, como eu já disse, mas muito bonito. Você se deparará com diversos tipos de locais diferentes, cada um deles com uma beleza estranha e diferente, e apesar da “antiguidade” ou “atraso” que podemos perceber nesta estranha terra, existem armas de fogo disponíveis. Sim, você frequentemente utilizará algumas delas, desde armas que se parecem com revólveres até shotguns e rifles de precisão. A terra de Zenozoik apresenta ao jogador de Zeno Clash: Ultimate Edition uma mescla de beleza, estranheza e antiguidade com algumas pitadas de modernidade que transformam o título em algo realmente único.

Jogabilidade e combate

A jogabilidade em Zeno Clash: Ultimate Edition é um tanto quanto complexa. Aprender todos os controles do game leva um certo tempo. Porém, após dominá-los, o prazer se torna indescritível. O game é uma mistura de ação, aventura e luta, em primeira pessoa. O jogador pode executar diversos movimentos e combinações de ataques diferentes, podendo executar combos que literalmente arrebentam com os inimigos.

Esquive-se dos golpes inimigos, contra-ataque, desvie-se, desfira socos devastadores ou uma sequência de 3 “socos curtos”. Chute seus inimigos, pise nos mesmos enquanto eles estão no chão, execute verdadeiras finalizações nos mesmos, enquanto eles estão de joelhos, bloqueie os ataques e logo em seguida desfira um poderoso soco que jogará os feiosos Corwids longe, e preste bastante atenção no seu medidor de “stamina”, o qual representa a sua energia/vigor.

Conforme você corre, luta, etc, este medidor vai sendo preenchido ou esvaziado. Caso ele atinja níveis muito baixos, seu personagem começa a arfar e sua visão fica inclusive meio enfraquecida, o que pode ser perigoso caso você esteja no meio de um combate, por exemplo. Portanto, preste sempre atenção no seu medidor de stamina e também no seu medidor de sangue/vida. Vale ressaltar que você pode regenerar sua energia vital coletando pequenas flores amarelas espalhadas por toda Zenozoik.

Você conta também com bombas, as quais podem ser lançadas contra seus inimigos e causarem grandes estragos. Entretanto, a inteligência artificial dos inimigos é muito bem desenvolvida, e é muito difícil pegá-los desprevenidos. Eles fogem das bombas com muita frequência, quando você as lança. Estas bombas, vale ressaltar, possuem o formato de crânios: bem de acordo com a ambientação do game. 🙂

Apesar da jogabilidade um pouco complexa, jogar Zeno Clash UE é muito divertido. Aliás, cada combate é um “evento”, dentro do game. Você se sente dentro de um Street Fighter nestes momentos, por exemplo, tamanha a ênfase que é dada às lutas. Tudo pára por um momento, os nomes e os rostos dos combatentes (inclusive o seu) aparecem na tela, e então todos partem para cima de todos. É muito divertido. Este é um dos detalhes mais interessantes e divertidos no game da Ace Team.

Outro ponto interessante no game é a caça. Em determinadas fases, você precisa caçar para que o Ghat e a Deandra se alimentem. Nestes momentos, você deve correr como louco atrás de pequenos animais que se parecem com cervos. Você deve matá-los e carregá-los para o local indicado, a fim de aplacar sua fome. 🙂

Gráficos e trilha sonora

Parece que depois de Shadow Complex a Xbox Live Arcade e os desenvolvedores que vendem seus games através da mesma resolveram aumentar drásticamente a qualidade de seus jogos. Zeno Clash: Ultimate Edition é um exemplo bem claro disto. O game possui gráficos muito bonitos, os quais funcionam muito bem com sua temática que meio que lembra o filme “Mad Max”.

Existem muitos pequenos detalhes em Zeno Clash UE que chamam a atenção. A água, por exemplo, é um deles. Sua aparência é muito bonita e se você dispara um tiro contra um lago, por exemplo, você pode observar o efeito da detonação no líquido, e enxergar as ondas circulares se dispersando. Em determinadas fases, você pode perceber a vegetação se movimentando ao sabor do vento, e a areia, no deserto, chega a assustar, de tão bonita e convincente.

A própria ação de recarregamento das diversas armas que o Ghat utiliza no decorrer do game é muito legal (além de lenta, por isto, tome cuidado), e ao recarregar o arco, por exemplo, você ouve até o barulho da corda sendo esticada. Em determinados momentos, durante uma luta, pode ser que você seja jogado ou caia no chão. A animação nestes momentos é extremamente convincente e bonita. Você “se observa” caindo, enxerga seus inimigos acima de você, enquanto estiver no chão, e se levanta lentamente, com a visão meio embaçada. Até suas mãos se apoiando no chão você pode enxergar. Isto é muito legal, na verdade.

O céu, em Zenozoik/Zeno Clash UE, é algo que me chamou bastante a atenção. De noite, você consegue enxergar um belíssimo céu estrelado, com núvens passando e, inclusive, dependendo da fase na qual você se encontra, um efeito multicolorido que lembra bastante a aurora boreal pode ser observado. Em determinada fase onde você passa por um esgoto, você consegue ter uma noção perfeita dos efeitos de iluminação presentes no game, quando você se afasta ou se aproxima de luminárias suspensas no teto.

Em relação a este fato da luz e das trevas, existe uma fase no game onde isto é muito bem explorado, e você conta com uma espécie de bastão mágico que dispara bolas de energia luminosa. As cidades pelas quais o protagonista passa, as construções e as casas de madeira são também muito bem desenhadas, e a madeira, inclusive, possui um aspecto rústico muito realista.

A trilha sonora de Zeno Clash: Ultimate Edition é algo também fantástico. Ela acompanha toda a ação e as diversas emoções experimentadas pelo protagonista. Durante uma luta, a música possui um ar épico que ajuda bastante na pancadaria. Já em outros momentos do game, a música pode ir do sinistro ao triste. A trilha sonora do título conta com canções que fazem uso de instrumentos de cordas e piano (o qual também é um instrumento de cordas 🙂 ). Em uma certa fase, a combinação entre o piano e os demais instrumentos me fizeram lembrar da trilha sonora do filme “Drácula de Bram Stoker”.

Posso dizer que grande parte da trilha sonora de Zeno Clash: UE é triste. Seja a canção sinistra ou épica, ela não deixa de possuir um som triste, o que está, vale ressaltar, bem de acordo com a história do Ghat.

Outros modos de jogo

O título da Ace Team conta com alguns modos de jogo adicionais, além do modo campanha (Main Adventure). No Zeno Rush, você pode jogar os níveis que já liberou, correndo contra o relógio. Finalize-os o mais rápido que puder. No Tower Challenge, você entra em uma espécie de arena e luta contra diversas hordas de Corwids: é muito bom para treinar suas habilidades. E existe também o modo cooperativo online, o qual também é muito interessante e divertido.

Existe também, dentro da opção “Extras”, o ítem “Character Gallery”, através do qual você pode dar uma olhadinha e obter mais informações a respeito de todos os personagens com os quais já se deparou no game, incluindo o própro Ghat e o Father-Mother.

Finalizando

Zeno Clash: Ultimate Edition custa 1200 Microsoft Points (ou US$ 15,00). É um título muito divertido e bonito. Apesar do modo campanha ser curto, os modos de jogo adicionais e a beleza e diversão proporcionada pelo próprio modo “Main Adventure” podem tranquilamente fazer com que você jogue o game da Ace Tem uma segunda e/ou terceira vez, por exemplo (ou mais).

Trata-se de um XBLA que, em minha opinião, pode proporcionar ótimos momentos de prazer a quem se deixar levar pelo mundo surreal de Zenozoik e todas as suas peculiaridades. Este é um game que eu recomendo a quem aprecia ação, aventura e luta em doses cavalares. Este game, aliás, reserva algumas surpresas, para quem o finalizar.

E, será que poderíamos chamar Zeno Clash: UE de FPF (First Person Fighter)? 🙂

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest