É, a Rovio não pára, mesmo. Após o lançamento de Angry Birds Space, no último dia 22, jogo que inclusive contou com a colaboração da NASA em seu desenvolvimento e já foi baixado milhões e milhões de vezes na App Store (estão disponíveis versões para iOS, Android, PC e Mac), a empresa adquiriu a também finlandesa Futuremark Games Studio.

O anúncio foi feito hoje, e vale lembrar que a Futuremark Games Studio é um braço da Futuremark Corporation, empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos para benchmarking, como por exemplo o 3DMark. A Futuremark Games Studio é responsável pelos jogos Shattered Horizon, Hungribles e Unstoppable Gorg.

Estive conversando hoje cedo com James Gallagher, planejador de marketing da empresa, e uma notícia me deixou bem triste. Há algum tempo atrás foi divulgado um teaser que mostrava pela primeira vez cenas de 3 novos jogos em desenvolvimento pela Futuremark. 2 deles já foram lançados: Hungribles e Unstoppable Gorg. O terceiro, entretanto, aquele cujas cenas de combate espacial são extremamente entusiasmadoras, dificilmente será lançado, segundo Gallagher. Também foi informado que a Futuremark Games Studio não mais existirá: toda a sua equipe, a partir de agora, faz parte da Rovio.

Bem, mas o que está feito está feito. A Rovio está agora curtindo o grande sucesso de Angry Birds Space, jogo que ficou em primeiro lugar nas vendas em 104 países, na App Store, já no dia de seu lançamento. A Futuremark Games Studio, aliás, não é o primeiro estúdio que a criadora da série Angry Birds adquire. Ela adquiriu a Kombo Animation Studio, também finlandesa, durante o ano passado.

Eles são uma equipe incrivelmente talentosa e experiente, e estamos animados por tê-los a bordo. O sucesso da Rovio é fundamentado na excelência de nossa equipe, e a Futuremark Games Studio será uma ótima aquisição“, disse Mikael Hed, CEO da Rovio Entertainment.

Jukka Mäkinen, CEO da Futuremark, disse o seguinte:

Estou orgulhoso por ver o potencial de nossa talentosa equipe de games reconhecido pela Rovio. A Futuremark irá agora se focar no suporte aos jogadores e à indústria com o 3DMark, nossa ferramenta para benchmarking profissional que, em uma nova versão que será lançada no final deste ano, permitirá a comparação de desempenho unificado de jogos através de sistemas operacionais e ‘form factors’ pela primeira vez“.

A Rovio está crescendo muito rápido, e não posso negar que Angry Birds Space foi o primeiro título da série que me interessou realmente. A empresa menciona que continuará em busca de novos talentos. Empresas e profissionais que se juntarão aos cerca de 300 funcionários que ela possui atualmente, espalhados em seus escritórios na Finlândia e na China. Fiquei um tanto quanto sentido pelo fato da Futuremark Games Studio desaparecer.

Hoje pela manhã, trocando alguns e-mails com James Gallagher, ele me disse inclusive que todos os planos para novos games, DLCs, sequências, etc, estão em suspenso. Uma pena, pois o estúdio já lançou títulos muito interessantes e inclusive vários DLCs gratuitos para Shattered Horizon. Mas este é o mundo dos negócios, não? Que o talento desse pessoal todo continue sendo bem utilizado na Rovio.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest