Não costumo, aliás, não gosto muito de publicar a respeito de rumores. Mas alguns deles são tão interessantes, estranhos e [insira aqui seu adjetivo preferido] que acabo não resistindo. Segundo o mais recente rumor a respeito do próximo Xbox, ele será lançado até o final de 2013. Tal rumor também menciona um novo Xbox 6 vezes mais poderoso que o atual Xbox 360.

Ao contrário do que se espera, entretanto, fontes do site IGN afirmam que o novo console virá equipado com uma placa de vídeo pertencente à série 6000 da AMD. Mais precisamente, algo equivalente à Radeon HD 6670, lançada em 2011. Ou seja, se tudo isto for mesmo verdade, teremos no final de 2013 um novo Xbox que utilizará uma placa de vídeo lançada em meados do ano passado. Um console da próxima geração com uma GPU com mais de 2 anos de idade.

A Radeon HD 6670, aliás, é uma placa cuja interface de memória é de 128 bits. Hoje podemos encontrar placas de 256 bits, por exemplo, por cerca de 250 dólares, como é o caso, por exemplo, da NVIDIA GTX 460 1GB. Vale lembrar que a Radeon HD 6670 pode ser encontrada por menos de 100 dólares, mas não consigo acreditar que a escolha, aqui, se deva à questão “menor preço”, lembrando sempre que estamos lidando com suposições.

A HD 6670 conta com suporte a DirectX 11, é claro, e possui versões com 512 MB e 1 GB de memória RAM. As diferenças entre estas duas placas, aliás (NVIDIA e ATI/AMD), é bem grande, e não consigo realmente crer que a Microsoft iria lançar um novo console com uma placa de vídeo que em 2013, principalmente, já estará um tanto quanto ultrapassada, pelo menos no que diz respeito ao mundo dos jogos eletrônicos e em relação à eterna “briga” entre fabricantes de consoles.

O próximo Xbox, aliás, teria um desempenho cerca de 20% superior ao do Nintendo Wii U, e aqui é que as coisas complicam mais um pouco. Será que a Microsoft seria tão infantil, no mínimo, ao ponto de manter tão pouca distância de sua concorrente japonesa no tocante ao poder gráfico de seu novo Xbox? Obviamente não foi oferecendo gráficos de ponta que o Nintendo Wii vendeu horrores, mas tanto a Sony quanto a Microsoft criaram suas bases de usuários com base na capacidade gráfica de seus consoles, dentre outros motivos. Ainda é mencionado que desenvolvedores poderiam começar a receber kits de desenvolvimento para a nova máquina já a partir de Agosto deste ano.

Tudo isto me parece um tanto quanto estranho. O site Fudzilla, aliás, menciona que o System on a Chip (SoC) do tal novo Xbox (Xbox 720 sempre me pareceu um nome horrível) começou a ser produzido em Dezembro de 2011, e que algumas fontes (fontes anônimas, sempre elas) mencionaram que seu codename seria Oban. As empresas responsáveis pelo desenvolvimento do novo chipset seriam a IBM e a Global Foundries.

Acho mesmo é que nada disto pode ser aceito como verdade, principalmente agora. Ainda falta um certo tempo até o tal hipotético lançamento do próximo Xbox, e seria um tanto quanto triste se ele fosse mesmo lançado com uma GPU como a HD 6670. A placa não é ruim, pelo menos não agora. Mas neste exato momento já existem placas melhores no mercado, inclusive da própria AMD, como é o caso, por exemplo, da nova série 7000 (Southern Islands).

Continuo aguardando por informações mais concretas a respeito dos outros componentes do próximo Xbox. Aliás, continuo aguardando por informações mais concretas também a respeito de sua GPU.

(Via: Edge Online)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest