Resumão: o que aconteceu com Prey 2?

Prey 2

Você ainda se lembra de Pray 2? Candidato a vaporware da década (depois que Duke Nukem Forever finalmente viu a luz do dia), a continuação de Prey, de 2006, foi anunciada oficialmente em março de 2011. Aliás, antes mesmo do seu antecessor chegar às lojas, os desenvolvedores já haviam comentado que uma continuação estava no forno. Tudo muito lindo e promissor, se não fosse pelo fato de que o jogo foi do céu ao inferno em pouco tempo.

O primeiro título foi desenvolvido pela Human Head Studios (que recentemente trabalhou em conjunto com a Irrational Games no fenomenal BioShock Infinite). A continuação também estaria sob sua responsabilidade. A turbulência, porém, veio depois que o direito de publicação do jogo foi vendido para a ZeniMax Media, dona da Bethesda Softworks. O impressionante trailer divulgado na E3 de 2011 (abaixo) confirmou que o jogo estava saindo do papel. Entretanto, o vídeo foi a último suspiro oficial de Prey 2 antes de cair num mar de rumores e boatos de cancelamento.

Em março de 2012, as primeiras notícias desencontradas acusavam a ZeniMax de ter cancelado o projeto. A publisher Bethesda respondeu, afirmando que o jogo continuava nos planos, mas não seria lançado naquele ano. Segundo a empresa, o desenvolvimento de Prey 2 “não teve um progresso satisfatório e não alcançou um padrão de qualidade”. No começo desse ano, algumas lojas de varejo chegaram a anunciar a pré-venda de Prey 2, com lançamento previsto para 31 de dezembro, mas curiosamente nem a Bethesda, nem a Human Head Studios tinham conhecimento sobre as vendas. Mesmo assim, contra tudo e contra todos, a pré-venda de Prey 2 ainda está rolando na Amazon!

Foi quando o jogo desapareceu dos sites da Bethesda, como se ele jamais tivesse existido, que se considerou seriamente a possibilidade do título ter caído no limbo. Em agosto de 2012, o produtor Pete Hine confirmou que a Bethesda “desligou” o desenvolvimento de Prey 2. “Nós olhamos para Prey 2 e decidimos que no seu estado atual, com todo o dinheiro, tempo e recursos investidos, ele não alcançou nossas expectativas. Logo, decidimos puxar o plugue. Foi uma decisão difícil, mas naquele momento, uma decisão correta”, disse Hine.

Prey 2

Quando todos já estavam deixando Prey 2 descansar em paz, o Kotaku e o fan site Alien Noire trouxeram na última sexta-feira, dia 31, novos e reveladores detalhes que reacenderam essa novela. A Arkane Studios, responsável por Dishonored, aparentemente assumiu o desenvolvimento do moribundo shooter de aliens, e deve lançá-lo em algum momento de 2016 (!). Seria mais um boato de falsas esperanças se não fosse pelo fato de que os dois sites anunciaram a mesma coisa a partir de fontes internas diferentes, o que dá bastante força à essa notícia.

Não só a Arkane entrou na jogada, como também a Obsidian Entertainment (Fallout: New Vegas) e a Rebellion (Sniper Elite V2). A Obsidian teria trabalhado em Prey 2 durante um período não especificado, enquanto a Rebellion recebeu a oportunidade de assumir o desenvolvimento do título, mas acabou recusando.

Um informante ligado a Human Head Studios revelou que o estúdio passou um ano no escuro, sem ser contactado pela Bethesda. Foi nesse meio tempo que os desenvolvedores uniram forças com a Irrational Games para dar os últimos toques em BioShock Infinite. Quando os chefões da Bethesda finalmente fizeram contato, foi para anunciar o cancelamento do título.

Prey 2

A Arkane Studios, ao contrário do que poderia se pensar, não aceitou desenvolver Prey 2 em um primeiro momento. Segundo os detalhes revelados, a Bethesda passou meses tentando convencer os criadores de Dishonored a segurar a batata-quente e assumir o desenvolvimento. Uma vez que o estúdio aceitasse a missão, as ordens eram de destruir tudo o que Human Head Studios já havia feito e começar do zero.

Curiosamente, uma das formas que os produtores usaram para convencer os funcionários da Arkane a encararem o desafio foi pedir para que eles esquecessem de que se tratava de Prey 2 e tratar a produção como se fosse um novo System Shock (o antecessor espiritual da franquia BioShock e uma das principais inspirações de Dishonored).

Voltando em 2012 — quando a Bethesda anunciou ter “desligado” a produção de Prey 2 — alguns boatos acusavam a Human Head Studios de ter produzido nada mais do que um custoso “tech demo“, o que levou prejuízo a Bethesda e, por consequência, ao cancelamento da produção. Jason Blair, ex-escritor e designer de narrativa da desenvolvedora, aproveitou a discussão gerada pela chuva de informações divulgadas recentemente para sair em defesa, no Twitter, do seu antigo estúdio.

 

 

 

 

 

 

Traduzindo: “Esse rumor Prey 2/Arkane está dando vida a um monte de mentiras antigas. Eu estive em silêncio até agora, mas não posso mais continuar assim. Eu trabalhei na Human Head Games por anos, inclusive durante diferentes estágios de desenvolvimento de Prey 2. Eu era designer de narrativa/escritor pelos últimos seis meses de seu desenvolvimento na Human Head. Era bem mais do que um demo. Prey 2 é um jogo completo. E divertido. O time era pequeno mas você não teria como saber disso. O que aconteceu com Prey 2, olhando de onde eu estava, foi político. E mesquinho. E potencialmente litigável. Human Head fez um grande jogo.”
 
“Quanto a Arkane, eu gostei do que joguei em Dishonored. Eles manjam. Se o rumor for verdadeiro, eles se sairão bem com Prey 2. Eu fiquei arrasado quando Prey 2 caiu no limbo. A Human Head merecia ter o jogo lançado. Francamente, eles precisavam disso. Mas eu lamento que Prey 2 não vá mais pertencer a Human Head. Eu lamento que meus amigos não serão reconhecidos pelo que eles fizeram. Enquanto isso, eles voltam com as velhas acusações de “Prey 2 nunca foi um jogo” e “Era só um demo”. Vergonhoso. E completamente mentiroso.”

Apesar de nem confirmar, nem negar que Prey 2 estaria mesmo nas mãos da Arkane Studios, Blair defendeu com unhas e dentes o trabalho seu e de seus colegas no shooter, enquanto ele esteve sob comando da Human Head Studios. De acordo com suas palavras, Prey 2 era muito mais do que um simples demo quando foi cancelado. Era um jogo completo que estaria iniciando sua fase de polimento e preparação para ser lançado.

Prey 2

Como a Bethesda sumiu com todos os registros oficiais do jogo, é improvável que teremos um anúncio dentro das próximas semanas. Talvez, ainda demore um bom tempo para ouvirmos falar de Prey 2 outra vez. Novos boatos, porém, devem continuar pipocando até que tenhamos alguma confirmação.

Vamos torcer e aguardar.

Artur Carsten

Catarinense, amante da música eletrônica, estudante de medicina e jogador nas inexistentes horas vagas. Ocasionalmente, escreve artigos e coloca em dia a pilha interminável de jogos comprados em promoção no Steam. Já passou pelo Campo Minado, Continue, Guia do PC, Gemind e Oxygen e-Sports.

Twitter  

Poderá gostar também

3 Comments

  1. Ótimo artigo!

    Sou muito fã do primeiro game e estava empolgadíssimo para a sequência assim que ela foi anunciada.

    Muito triste ver que a Human Head Studios teve todo seu trabalho jogado no lixo, esse tipo de politicagem ainda machuca muito a indústria dos games, estou cansado de tantas picuinhas!

    E quanto ao fato da Arkane possivelmente pegar o projeto, não sei bem se fico feliz já que acho que fui uma das únicas pessoas que não gostou de Dishonored.

    Definitivamente estou desapontado por eles começarem tudo do zero novamente visto que achei muito bacana todo o material que rolou logo que eles anunciaram a sequência em 2011.

    Reply
    • Fico feliz que tenha gostado do texto, obrigado! 😀

      Olha, eu joguei muito pouco o Prey 1 (na época, meu PC não rodava ele direito) e só muito tempo depois foi ver o impacto que esse jogo causou. Só aí pude entender melhor o porquê da continuação ser extremamente aguardada.

      Realmente, pelas imagens e pelos vídeos (e até pelo depoimento do escritor, Jason Blair), dava pra ver que o Prey 2 já estava num estágio bem avançado de desenvolvimento. Tanto pelos rumores quanto pelas palavras ensaiadas da Bethesda, dá pra notar que o que o rolou aí foi briguinha política mesmo. Provavelmente, a Bethesda e a Human Head não se entenderam depois que os direitos de publicação foram vendidos e a Bethesda preferiu cortar o orçamento pro projeto, deixando a Human Head agonizar no escuro.

      Pena que a 3D Realms, antiga detentora dos direitos de publicação, não tem mais o cacife pra poder recuperá-los.

      Eu confio na Arkane Studios, pelo trabalho impressionante que eles fizeram no Dishonored. Porém, mesmo com toda essa experiência, eles não quiseram pegar o projeto logo de cara. A Bethesda meio que “enfiou goela abaixo” o Prey 2 neles. Isso aí que me preocupa hehe

      E poxa, por que você não gostou de Dishonored? 😛

      Reply
  2. triste isso, aguardei anos atoa(espero que não)

    Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest